• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda na recuperação de instalação

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Espero que a ausência do pessoal tenha sido por uma boas e sempre necessárias férias...

Cumps
Não foi, tenho é andado muito ocupado e quase nem tenho tido tempo de vir ao fórum.


Hoje lá arranjei um tempo e deitei mãos à obra. Comecei por tirar os cabos todos da parabólica para as águas furtadas, para poder passar à vontade os cabos necessários. Inicialmente, tinha pensado passar os cabos dos tres lnbs ( na grande apenas troquei um suporte de lnb e troquei os lnb para ver se tinha a sorte de ainda estar bem orientada) para as águas furtadas e aí ligar o disecq, depois decidi (por ser mais rápido e fácil) ligar o disecq ( pus o hisp na porta 1, hot na 2 e astra na 3) no telhado, à parabólica grande e levar um cabo do lnb do Hispasat até à grande. Nas águas furtadas, liguei o amplificador (sat e tdt). Ao cabo que entrava no apartamento na cozinha, liguei o alimentador (a muito custo pois os fios estão à justa )da televes 5495. Fui à sala liguei a tomada (encontrava-se no chão como referido anteriormente e a muito custo, pois estão curtos) e conectei um chicote para tdt e outro na F para satélite. Ligo a tv e na sala ( nas outras não tive tempo de testar) só tenho sinal no tdt. Levo a tv e box até às águas furtadas e ligo directamente o cabo que vem do telhado à box e como seria de esperar só tinha sinal no hispasat (a sorte não quis nada comigo nos outros dois).
Pus cabo novo no satélite até às águas furtadas ((sensivelmente 20 metros do disecq ao amplificador) no tdt, como não tem muitos anos deixei estar, vou por fotos do material usado).
Qual ou quais as razões para isto acontecer?
1- Só à posteriori é que reparei na voltagem do amplificador e na do alimentador. Terá alguma coisa a ver? Poderá estragar alguma coisa? (Pelo menos tdt havia e nas águas furtadas havia sinal na porta 1 do disecq)
2- A instalação da casa (não me admiraria nada)?

Ver anexo 155198Ver anexo 155199Ver anexo 155200Ver anexo 155201Ver anexo 155202Ver anexo 155203
Em princípio não é da instalação da casa. Os TVF da série 910 só funcionam com o alimentador deles, porque para além de alimentarem o amplificador, deixam passar os 13-18V, o controlo DiSEqC e os 22kHz proveniente do receptor. Esse alimentador da Televés parece-me ser um alimentador normal de 24V, por isso só tinhas sinal na TDT.
Em relação à parabólica, se não dá nenhum dos satélites pode ser desregulação do prato. O LNB do Astra também parece-me demasiado afastado, tendo em conta que o do Hotbird não está ao centro.

DX2
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Não foi, tenho é andado muito ocupado e quase nem tenho tido tempo de vir ao fórum.



Em princípio não é da instalação da casa. Os TVF da série 910 só funcionam com o alimentador deles, porque para além de alimentarem o amplificador, deixam passar os 13-18V, o controlo DiSEqC e os 22kHz proveniente do receptor. Esse alimentador da Televés parece-me ser um alimentador normal de 24V, por isso só tinhas sinal na TDT.
Em relação à parabólica, se não dá nenhum dos satélites pode ser desregulação do prato. O LNB do Astra também parece-me demasiado afastado, tendo em conta que o do Hotbird não está ao centro.

DX2

Menos mal, se fosse doença seria pior....

Sim o alimentador é de 24 v da televes. Que alimentador então devo comprar? Qual destes dará?
1- h**ps://www.castroelectronica.pt/product/alimentador-2-sadas-manata-24v;
2- h**ps://www.castroelectronica.pt/product/alimentador-al-13vfi-c-repartidor-ter-e-sat;

Se for o segundo teria que voltar a misturar com um misturador?



Em relação ao lnb, não me parece que seja o suporte adequado. Tenho este encostado, será que dá?
h**ps://www.castroelectronica.pt/product/suporte-2-lnb-universal
 
Última edição:

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Menos mal, se fosse doença seria pior....

Sim o alimentador é de 24 v da televes. Que alimentador então devo comprar? Qual destes dará?
1- h**ps://www.castroelectronica.pt/product/alimentador-2-sadas-manata-24v;
2- h**ps://www.castroelectronica.pt/product/alimentador-al-13vfi-c-repartidor-ter-e-sat;

Se for o segundo teria que voltar a misturar com um misturador?

Poderia passar o alimentador para as águas furtadas, seguido de um misturador e a seguir por um repartidor de tres saídas (duas para onde está agora o alimentador) e uma outra para uma alteração que fiz à ultima hora para a disposição da sala e na parede onde irá ficar a tv não tem tomada tv e para não andar a passar fios e calhas no rodapé e visto morar no ultimo andar, furar a placa e trazer um chicote até à tv usando depois um misturador invertido para separar o sinal ? Ou seria melhor para esta alteração por outro disecq trazer o fio até às águas furtadas , misturar o tdt e enviar para a sala onde seria separado sinal?
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Ou ainda, falando com um vizinho que tem antena tdt com amplificador de mastro e por um repartidor de duas saídas com passagem de corrente nas águas furtadas (uma para o vizinho em causa e outra para a minha sala), seguido de um alimentador (por exemplo o da foto da televes) e levar um chicote para um misturador que também receberia outro cabo de um segundo disecq adicionado à instalação no telhado (trocando claro os lnbs da grande a do hispasat já tem um quad) e depois iria até à sala onde seria separado com um misturador invertido. Conforme os esquemas:
IMG_20180913_234336.jpg

IMG_20180913_234405.jpg
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Menos mal, se fosse doença seria pior....

Sim o alimentador é de 24 v da televes. Que alimentador então devo comprar? Qual destes dará?
1- h**ps://www.castroelectronica.pt/product/alimentador-2-sadas-manata-24v;
2- h**ps://www.castroelectronica.pt/product/alimentador-al-13vfi-c-repartidor-ter-e-sat;

Se for o segundo teria que voltar a misturar com um misturador?



Em relação ao lnb, não me parece que seja o suporte adequado. Tenho este encostado, será que dá?
h**ps://www.castroelectronica.pt/product/suporte-2-lnb-universal
O alimentador adequado ao TVF-912 é o AL-13V FI, que já faz de misturador sat/ter.

O suporte que está na antena e os suportes dos LNBs só podem ser aqueles. A antena ou os suportes individuais é que podem não estar afinados.


Ou ainda, falando com um vizinho que tem antena tdt com amplificador de mastro e por um repartidor de duas saídas com passagem de corrente nas águas furtadas (uma para o vizinho em causa e outra para a minha sala), seguido de um alimentador (por exemplo o da foto da televes) e levar um chicote para um misturador que também receberia outro cabo de um segundo disecq adicionado à instalação no telhado (trocando claro os lnbs da grande a do hispasat já tem um quad) e depois iria até à sala onde seria separado com um misturador invertido. Conforme os esquemas:
Ver anexo 155261

Ver anexo 155262
Como não é muito aconselhável meter splitters entre os dois misturadores, o 2º esquema seria a melhor opção, sendo que a outra saída do alimentador teria que ser ligada ao resto da distribuição, como é óbvio.

DX2
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
O alimentador adequado ao TVF-912 é o AL-13V FI, que já faz de misturador sat/ter.

O alimentador não vai separar o sinal? Pelo que vejo tem saída sat e uhf?
 

Anexos

  • IMG_20180914_110544.jpg
    IMG_20180914_110544.jpg
    53.1 KB · Visualizações: 8

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
E se fizesse a alteração no primeiro esquema que coloquei em baixo para ter tudo na instalação da casa e mantivesse o segundo para levar tudo para a sala?

Como não é muito aconselhável meter splitters entre os dois misturadores, o 2º esquema seria a melhor opção, sendo que a outra saída do alimentador teria que ser ligada ao resto da distribuição, como é óbvio.

Assim só teria que por um repartidor onde tenho actualmente o alimentador da televes (na cozinha) , mas por outro lado não teria o sat injectado na instalação da casa.
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O alimentador adequado ao TVF-912 é o AL-13V FI, que já faz de misturador sat/ter.

O alimentador não vai separar o sinal? Pelo que vejo tem saída sat e uhf?
Sim, é isso. É que para mim eles chamam-se combinadores sat-terrestre mas como estou a tentar usar os mesmos termos que tu, baralho-me. :)

DX2
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
E se fizesse a alteração no primeiro esquema que coloquei em baixo para ter tudo na instalação da casa e mantivesse o segundo para levar tudo para a sala?

Como não é muito aconselhável meter splitters entre os dois misturadores, o 2º esquema seria a melhor opção, sendo que a outra saída do alimentador teria que ser ligada ao resto da distribuição, como é óbvio.

Assim só teria que por um repartidor onde tenho actualmente o alimentador da televes (na cozinha) , mas por outro lado não teria o sat injectado na instalação da casa.
O 2º esquema para levar tudo para a sala está correcto mas como é que vais fazer o 1º esquema alterado se só tens um comutador?

DX2
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
O 2º esquema para levar tudo para a sala está correcto mas como é que vais fazer o 1º esquema alterado se só tens um comutador?

DX2

Como falei anteriormente, pondo outro no telhado. Não coloquei essa informação nos esquemas.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Como falei anteriormente, pondo outro no telhado. Não coloquei essa informação nos esquemas.
Ah, ok. Nesse caso também podes fazer como está no esquema alterado, tendo sempre em conta que o splitter tem de ter passagem de corrente e que não podes usar mais do que um receptor.
Outra coisa a teres em conta, a julgar pela tomada da sala e por só haver dois ramais na caixa de distribuição, é que estás a lidar com tomadas de passagem. Para uma distribuição em FI como o prédio tinha inicialmente não fazia diferença porque era só sinal mas agora também vais ter voltagem a circular na rede e alguma atenuação no sinal de satélite, que anteriormente era compensado pelo multiswitch.

DX2
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Ah, ok. Nesse caso também podes fazer como está no esquema alterado, tendo sempre em conta que o splitter tem de ter passagem de corrente e que não podes usar mais do que um receptor.
Outra coisa a teres em conta, a julgar pela tomada da sala e por só haver dois ramais na caixa de distribuição, é que estás a lidar com tomadas de passagem. Para uma distribuição em FI como o prédio tinha inicialmente não fazia diferença porque era só sinal mas agora também vais ter voltagem a circular na rede e alguma atenuação no sinal de satélite, que anteriormente era compensado pelo multiswitch.

DX2

Ok. Então se usar os dois esquemas em simultaneo já posso usar um receptor na sala e os que quizer no resto da casa desde que haja sinal suficiente no sat ou estou limitado na mesma a um?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ok. Então se usar os dois esquemas em simultaneo já posso usar um receptor na sala e os que quizer no resto da casa desde que haja sinal suficiente no sat ou estou limitado na mesma a um?
Peço desculpa, relendo o que escrevi percebi que não fui muito claro. Quando escrevi que não podias usar mais do que um receptor estava a referir-me à distribuição do resto da casa. O princípio é simples: um comutador DiSEqc por cada receptor, portanto se tiveres 2 comutadores só poderás ligar 2 receptores. O da sala terá sempre uma ligação exclusiva e o outro poderá ser ligado em qualquer das outras tomadas e funcionará independente do da sala.
Não se pode ligar mais do que um receptor a um DiSEqC por causa dos conflitos de polaridades, bandas e comutação de portas.

DX2
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Peço desculpa, relendo o que escrevi percebi que não fui muito claro. Quando escrevi que não podias usar mais do que um receptor estava a referir-me à distribuição do resto da casa. O princípio é simples: um comutador DiSEqc por cada receptor, portanto se tiveres 2 comutadores só poderás ligar 2 receptores. O da sala terá sempre uma ligação exclusiva e o outro poderá ser ligado em qualquer das outras tomadas e funcionará independente do da sala.
Não se pode ligar mais do que um receptor a um DiSEqC por causa dos conflitos de polaridades, bandas e comutação de portas.

DX2
Sem desculpas.
Obrigado. Vou mandar vir o material em falta e deitar mãos à obra
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Hoje, com o material necessário na minha posse, deitei mãos à obra. Subi ao telhado, meti outro diseqc, troquei os lnbs e passei o cabo até às águas furtadas. Aí liguei tudo segundo os dois esquemas. Para sintonizar o Hotbird e Astra pus uma união em vez do misturador nas águas furtadas e passei o cabo até à sala onde o liguei uma box. O hotbird foi só dar um toque na antena na horizontal (o mastro rodava uns milimetros, pois tinha o cimento estalado) e tinha sinal a meio (tendo em conta as barras da box) o complicado foi desapertar as porcas 18 para dar uma afinadela na vertical. Após muito custo, algumas esfoladelas e bolhas foi conseguido e com mais um pequeno toque, sinal ao máximo. De seguida passei para o Astra e aí é que a porca torceu o rabo, tentei n posições no suporte e passado uma hora já cansado e sem mais tempo, desisti. Ainda tirei o chicote para ver as fichas e estava tudo bem. Ao final do dia, quando subi novamente ao telhado para tentar resolver o problema da antena se mexer, levei outro diseqc novo ( o anterior já não era novo) e troquei. Amanhã, espero que corra melhor e sintonize de vez. Tirando a minha primeira vez (lnb novo avariado), nunca tinha demorado tanto tempo a sintonizar o Astra. Não tive mais tempo para testar a instalação do resto da casa, nem o tdt da sala.
Vou colocar fotos, com o lnb do Astra numa das posições tentadas.
IMG_20180920_154709.jpgIMG_20180920_154653.jpgIMG_20180920_154713.jpgIMG_20180920_154716.jpg
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Boa noite
Mais uma tentativa e nada. Parece que é bruxedo... Ainda não foi desta que apanhei o Astra. Cansado de tentar e passado quase duas horas desisti.... De tarde, trago um prato da Meo que tenho encostado e ponho-o no mastro da antiga antena terrestre do prédio e já está, acabaram-se as dores de cabeça o cansaço de andar a tirar e por telhas, andar em cima de telhado..... isto pensava eu... mas nem assim... cheguei ao ponto de ligar direto sem diseqc, trocar lnbs, ver as fichas e nada... já não sei mais o que fazer.... parece bruxedo....
Há pouco, fui testar a instalação dos dois esquemas. A ligação direta para a sala está tudo a funcionar. O esquema que vai ligar à instalação da casa, experimentei na tomada da sala e o tdt funciona bem, o mesmo para o sat, apesar de perdas consideráveis principalmente no hispasat. Só experimentei num quarto ao lado da sala (parti do principio por ser ao lado da sala que a tomada seguinte seria esta) e aí o tdt remediava, no satélite no hispasat poucas frequencias a ter sinal fraco e hotbird remediava. Não tive tempo de experimentar nas tres divisões restantes com tomadas.
Como não vou usar a tomada da sala, se a trocar por uma união F as perdas serão menores?
O mesmo acontecendo no quarto referido, se trocar a tomada por um misturador de sinal invertido, ganharei alguma coisa?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Boa noite
Mais uma tentativa e nada. Parece que é bruxedo... Ainda não foi desta que apanhei o Astra. Cansado de tentar e passado quase duas horas desisti.... De tarde, trago um prato da Meo que tenho encostado e ponho-o no mastro da antiga antena terrestre do prédio e já está, acabaram-se as dores de cabeça o cansaço de andar a tirar e por telhas, andar em cima de telhado..... isto pensava eu... mas nem assim... cheguei ao ponto de ligar direto sem diseqc, trocar lnbs, ver as fichas e nada... já não sei mais o que fazer.... parece bruxedo....
Orientar uma antena de 1,20m não é a mesma coisa que orientar uma de 60cm, é preciso muito mais precisão e movimentos muito mais curtos. Para além disso, essa antena tem um suporte de duplo LNB muito específico e como não tem um suporte de LNB fixo ao centro, é preciso saber afiná-la. Se calhar a antena até estava bem orientada, os LNB's é que deveriam ter sido afinados. Por aquilo que vejo nas fotos, o LNB do Hotbird está ligeiramente para a direita (visto de trás), o que faz com que fique mais baixo do que devia, daí teres tido necessidade de mexer na afinação Este-Oeste e Norte-Sul do prato. Esta "mexidela" pode ter sido o suficiente para o Astra não se conseguir captar porque o suporte do seu LNB não tem afinação em altura e, devido à "desafinação" do prato, o plano onde o suporte do LNB corre está abaixo ou acima do foco. Tenta pôr o suporte do Hotbird o mais ao centro possível, re-orienta o prato até captares o Hotbird em condições e depois vê se assim já consegues captar o Astra.

Há pouco, fui testar a instalação dos dois esquemas. A ligação direta para a sala está tudo a funcionar. O esquema que vai ligar à instalação da casa, experimentei na tomada da sala e o tdt funciona bem, o mesmo para o sat, apesar de perdas consideráveis principalmente no hispasat. Só experimentei num quarto ao lado da sala (parti do principio por ser ao lado da sala que a tomada seguinte seria esta) e aí o tdt remediava, no satélite no hispasat poucas frequencias a ter sinal fraco e hotbird remediava. Não tive tempo de experimentar nas tres divisões restantes com tomadas.
Como não vou usar a tomada da sala, se a trocar por uma união F as perdas serão menores?
O mesmo acontecendo no quarto referido, se trocar a tomada por um misturador de sinal invertido, ganharei alguma coisa?
Se a tomada da sala que não vais usar é mesmo a que está antes da do quarto, sim uma união terá muito menos perdas do que a tomada. As tomadas sat-terrestre de passagem têm muitas perdas e nunca deveriam ser utilizadas numa instalação de satélite normal mas como o prédio tinha uma instalação colectiva, esse problema já não se punha porque regra geral o multiswitch compensa essas perdas.
No quarto, se a tomada for de terminal, a diferença entre ela e o combinador será pouca mas não custa nada experimentar. Lembra-te que também tens um splitter antes das tomadas, não são só elas que perdem sinal.

DX2
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Orientar uma antena de 1,20m não é a mesma coisa que orientar uma de 60cm, é preciso muito mais precisão e movimentos muito mais curtos. Para além disso, essa antena tem um suporte de duplo LNB muito específico e como não tem um suporte de LNB fixo ao centro, é preciso saber afiná-la. Se calhar a antena até estava bem orientada, os LNB's é que deveriam ter sido afinados. Por aquilo que vejo nas fotos, o LNB do Hotbird está ligeiramente para a direita (visto de trás), o que faz com que fique mais baixo do que devia, daí teres tido necessidade de mexer na afinação Este-Oeste e Norte-Sul do prato. Esta "mexidela" pode ter sido o suficiente para o Astra não se conseguir captar porque o suporte do seu LNB não tem afinação em altura e, devido à "desafinação" do prato, o plano onde o suporte do LNB corre está abaixo ou acima do foco. Tenta pôr o suporte do Hotbird o mais ao centro possível, re-orienta o prato até captares o Hotbird em condições e depois vê se assim já consegues captar o Astra.




Se a tomada da sala que não vais usar é mesmo a que está antes da do quarto, sim uma união terá muito menos perdas do que a tomada. As tomadas sat-terrestre de passagem têm muitas perdas e nunca deveriam ser utilizadas numa instalação de satélite normal mas como o prédio tinha uma instalação colectiva, esse problema já não se punha porque regra geral o multiswitch compensa essas perdas.
No quarto, se a tomada for de terminal, a diferença entre ela e o combinador será pouca mas não custa nada experimentar. Lembra-te que também tens um splitter antes das tomadas, não são só elas que perdem sinal.

DX2

O problema foi também não conseguir apanhar o Astra com um prato da Meo. Isso é que achei estranho... Na grande (com este suporte nunca tinha orientado nenhuma, com apenas o braço do lnb e de 1 metro já tinha sem dificuldades para os dois em questão) e como disse, na horizontal, apenas me limitei a rodá-la uns milimetros (cimento partido e o mastro roda ligeiramente) fazendo a troca de lnb para captar o hotbird, depois só tive que dar um ajuste na vertical, para ficar com o sinal no máximo.
Cheguei a tirar o lnb do suporte e andar com ele na mão sem qualquer sucesso, logo a tua teoria faz todo o sentido. O lnb do hotbird está o mais ao centro possível... O problema é não ter equipamento adequado e estar dependente da disponibilidade de alguém para estar em frente da tv....

No quarto acho que é tomada de passagem também.... Na compra do amplificador, pensava que também teria ganho no sat, mas pelos vistos enganei-me.....
E se trocar o spliter por outra união, também já ganho mais alguma coisa? Se for como desconfio um dos cabos para a cozinha, ignoro-o...
 
Última edição:

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
IMG_20180923_104020.jpg

Depois de andar a ver as tomadas tomadas, parece-me e até fiz um esquema para se perceber melhor que um cabo que sai da cozinha, passa na sala (dois cabos na tomada), quarto1 (dois cabos na tomada) e termina no quarto2 (apenas um cabo).
O outro entra na cozinha (dois cabos) e termina no quarto3 (um cabo).
Testar o sinal só ainda o fiz na tomada da sala e no quarto1. Após substituição da tomada da sala e do splitter da cozinha por uma união F notaram-se melhorias no quarto1, mas mesmo assim, ainda tenho TPs com sinal fraco e outros sem sinal no hispasat, mesmo no hotbird também tenho TPs sem sinal. Se conseguisse enfiar um cabo novo sem cortes pois ignoraria a ligação cozinha/quarto3, desde as águas furtadas até ao quarto1, estes problemas ficariam resolvidos?
Vou postar fotos do sinal de alguns Tps.
IMG_20180922_185404.jpgIMG_20180922_185435.jpgIMG_20180922_185435.jpgIMG_20180922_185502.jpgIMG_20180922_185707.jpgIMG_20180922_185753.jpg
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O problema foi também não conseguir apanhar o Astra com um prato da Meo. Isso é que achei estranho...
Fizeste a experiência com o mesmo LNB que está na de 1,20m? Se calhar o problema é do LNB.


No quarto acho que é tomada de passagem também.... Na compra do amplificador, pensava que também teria ganho no sat, mas pelos vistos enganei-me.....
E se trocar o spliter por outra união, também já ganho mais alguma coisa? Se for como desconfio um dos cabos para a cozinha, ignoro-o...
Esses amplificadores são "transparentes" ao sinal de satélite para não aumentar o nível de ruído. Nos multiswitch é diferente porque recebem as bandas e as polaridades todas separadas.
Como tinha dito, instalações de satélite com tomadas de passagem são sempre problemáticas e no teu caso, com os anos que a instalação tem, há que ter em conta a qualidade (ou a falta dela) dos cabos e tomadas.

DX2
 
Topo