• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda na recuperação de instalação

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Boa tarde

Deparei-me com a seguinte instalação de uns 18 anos num prédio (não conheço todos os pormenores, apenas o que pude ver e me disseram), Prato de 1,2m (mais ou menos), dois satélites (2 lnbs de duas saídas (astra e hotbird, parece) já destruídos, o mesmo acontece para os suportes dos mesmos um dos lnbs já estava no telhado) e o multiswitch nas águas furtadas da imagem que anexo a seguir.
Pelo que me disseram dali seguia diretamente para cada um dos 6 apartamentos, que por sua vez, teem tomadas (sat ficha f, tdt e rádio) em todas as divisões (ainda não foi possível ver como é feita esta distribuição).
A minha questão para já é o multiswitch. Pelo que li aqui no fórum, deveria vir um cabo do lnb para as V e outro para as H, mas este multi apenas tem lnb e não V e H separadas.
1 - Estou a pensar bem?
2 - Ou este já permite um lnb "normal" como se mete sem multi?
3 - O multi estava ligado a uma fonte que estava desligada, pois está desativo já há uns anos.
4 - Sendo eu um curioso e havendo uma grande probabilidade de me mudar para este prédio, gostaria de saber qual a forma mais fácil e menos dispendiosa de por tudo a rolar.

Obrigado desde já pelas opiniões.

Cumps


614.jpg
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Nesse multiswitch as entradas de LNB A,B,C e D correspondem a:
- LNB A: VL ou vertical banda baixa (13V/0kHz)
- LNB B: HL ou Horizontal banda baixa (18V/0kHz)
- LNB C: VH ou vertical banda alta (13V/22kHz)
- LNB D: HH ou horizontal banda alta (18V/22kHz)

Esse multiswitch só tem entrada para 1 LNB, portanto se a antena tinha 2 LNB's, isso quer dizer que ou um deles não estava ligado, ou o prédio estava a usar apenas uma parte de cada LNB. Para poder usar os dois LNB's teriam que comprar um multiswitch 9x8.

DX2
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Nesse multiswitch as entradas de LNB A,B,C e D correspondem a:
- LNB A: VL ou vertical banda baixa (13V/0kHz)
- LNB B: HL ou Horizontal banda baixa (18V/0kHz)
- LNB C: VH ou vertical banda alta (13V/22kHz)
- LNB D: HH ou horizontal banda alta (18V/22kHz)

Esse multiswitch só tem entrada para 1 LNB, portanto se a antena tinha 2 LNB's, isso quer dizer que ou um deles não estava ligado, ou o prédio estava a usar apenas uma parte de cada LNB. Para poder usar os dois LNB's teriam que comprar um multiswitch 9x8.

DX2

Obrigado pelo esclarecimento. Se realmente, mudar para lá, depois com certeza colocarei outras questões para achar a melhor forma e mais económica para por aquilo a rolar.

Cumps
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Boa tarde

Sempre se confirma que dentro de alguns dias, vou mudar para o prédio acima referido. Gostaria de aproveitar o prato grande sem suportes de lnb (mais ou menos 1,2 com dezoito anos) para o astra e hotbird (qualquer suporte para o segundo lnb dará?) ainda não orientei nenhuma desta dimensão e instalar um para o hispasat...
Depois como a casa tem tomadas de sat ficha f e tdt nas principais divisões, gostaria de por tudo a funcionar... Aquando do tdt, naquele prédio foi um salve-se quem puder e cada um desenrascou-se, o artista que foi chamado áquele apartamento, pendurou uma antena na chaminé e meteu um cabo direto à sala, desapertou a tomada e fez uma ligação direta ao lcd deixando a tomada desapertada.
Agora eu queria que tanto sat como tdt ficasse disponível nas tomadas todas existentes. Qual seria a forma mais fácil e económica de o fazer? Não deu para perceber como seria a distribuição do sinal para as outras divisões.
Será necessário um amplificador de sinal tanto para o tdt como satélite tipo este Manata tvf 912?

Agradecia ajuda


Cumps
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas o prédio tem antenas de TDT individuais?

DX2
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Por incrivel que pareça, foi o que passou a haver aquando do tdt. E até tem administração de condominio.....
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Trabalha-se tão mal neste país... :/
Antenas terestres individuais num prédio com antena colectiva é ilegal e a administração sabe disso. Por esse motivo não te aconselho a utilizar a antena parabólica colectiva, porque é um bem comum, mesmo que não esteja a ser usada. E cuidado se fores instalar parabólicas só para ti sem dares conhecimento à administração. É que eles podem estar-se borrifando para o facto de cada um ter a sua antena de TDT mas podem vir a chatear-te por teres instalado parabólicas individuais.
Em relação às tomadas, confirma se serão mesmo apropriadas para satélite. É que há tomadas de cabo também com ficha F.
Se resolveres avançar para a mistura do sinal de satélite e terestre a partir da "tua" antena, convém saber onde está a entrada do sinal que vem da colectiva e desligá-la, para não estares a injectar o sinal e a corrente do LNB da tua instalação no prédio todo.

DX2
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Trabalha-se tão mal neste país... :/
Antenas terestres individuais num prédio com antena colectiva é ilegal e a administração sabe disso. Por esse motivo não te aconselho a utilizar a antena parabólica colectiva, porque é um bem comum, mesmo que não esteja a ser usada. E cuidado se fores instalar parabólicas só para ti sem dares conhecimento à administração. É que eles podem estar-se borrifando para o facto de cada um ter a sua antena de TDT mas podem vir a chatear-te por teres instalado parabólicas individuais.
Em relação às tomadas, confirma se serão mesmo apropriadas para satélite. É que há tomadas de cabo também com ficha F.
Se resolveres avançar para a mistura do sinal de satélite e terestre a partir da "tua" antena, convém saber onde está a entrada do sinal que vem da colectiva e desligá-la, para não estares a injectar o sinal e a corrente do LNB da tua instalação no prédio todo.

DX2

Pelo que me foi dito, ninguém liga nenhuma. Cada um faz o que quer....Já lá há pratos pendurados para o hispasat (até já pensei aproveitar um, falando com o vizinho em causa e trocar o lnb single por um quad e era menos um prato no telhado)..... a administração só serve para chular vinte e tal euros sem nada fazer....(Vou ter a primeira reunião de condominio no inicio do mês)
Em relação à ficha F deve ser para satélite (até pelo que me foi dito por quem lá mora desde o inicio, que funcionava a parabolica) pois ao lado tem também ligação para antena terrestre
Em relação à entrada do sinal que vem da colectiva, estando o multiswitch desligado, ainda há a possibilidade de injectar o sinal e a corrente na instalação no prédio?
Pensava que poderia, descobrindo qual o cabo que iria para o meu apartamento, apenas ligar os lnbs (disecq) e tdt a um amplificador (para compensar as perdas pois não sei como será feita a distribuição dentro do apartamento) e o sinal iria estar disponível no apartamento todo.
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Em teoria, se o cabo do teu apartamento estiver ligado ao multiswitch e injectares corrente nele, esta passará para as outras saídas e arriscas a ter um curto-circuito na alimentação do LNB mas provavelmente o tal tipo terá ligado a esse cabo a antena da TDT que ele instalou, visto o multiswitch só ter 2 cabos ligados a ele. Se assim for podes instalar um sistema tipo TVF 912 mas tens de saber onde é que o cabo que vem do multiswitch vai ter dentro do teu apartamento, porque ele terá que sair para fora da tomada para ir ligar à fonte de alimentação. O resto das ligações penso que já saberás como fazer.

DX2
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Obrigado desde já pela ajuda.

Vamos ver se esta semana terei tempo (não será fácil) para tentar perceber melhor a instalação existente.

Já agora, este suporte: h**ps://pt.aliexpress.com/item/KU-LNB-Bracket-LNB-holder-hold-up-to-4-ku-band-LNB-4-satellite-LNB-in/849426300.html?spm=a2g0s.13010208.99999999.260.91463c00UxXDSP , dará na parabólica do

prédio? Os suportes já foram todos destruídos pelo tempo
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Sem conhecer a antena ou o tipo de braço que ela tem, é impossível dizer se esse suporte dará ou não.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Esse link não funciona.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se a antena é dessas com um trípode a segurar o suporte do LNB, aquele suporte só dará se o tubo de baixo for rectangular. Mesmo que seja, ainda assim eu não arriscaria comprar aquele suporte e a razão é simples: os LNBs secundários não podem ficar todos paralelos. Cada suporte de LNB tem de permitir uma ligeira rotação Este-Oeste e aqueles parecem-se só permitir elevação Norte-Sul.
Se pudesses tirar uma foto da antena ajudava bastante.

DX2
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Só para a semana em principio. Tenho que subir ao telhado, da rua não está visivel
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Sem tempo de subir às águas furtadas e telhado, hoje consegui descobrir a única caixa com cabos de antena dentro do apartamento e corrige-me se estiver enganado DX2, mas parece que o pendurador de antena tdt cortou um cabo que não sei para onde vai nesta caixa e ligou a antena ao cabo que ía para a sala.
IMG_20180904_181837.jpg
Na tomada da sala fez isto, eu tirei a tomada, porque ele deixou a tomada meia pendurada.
IMG_20180904_181936.jpg

As tomadas são estas:
IMG_20180904_182100.jpgIMG_20180904_182137.jpg

Para fazer aqui as ligações, basta ligar o cabo que vem de cima do lado esquerdo e o que sai para baixo no lado direito?


Pelos vistos o instalador da parabólica (o mesmo do tdt recentemente) chulou 1000 contos há 18 anos e nunca funcionou:naodigas:
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Hoje lá consegui subir ao telhado e o panorama é este:
IMG_20180905_141407.jpgIMG_20180905_141417.jpgIMG_20180905_141450.jpgIMG_20180905_141528.jpgIMG_20180905_141704.jpgIMG_20180905_141710.jpgIMG_20180905_141730.jpgIMG_20180905_141820.jpgIMG_20180905_141849.jpg

O suporte falado está fora de questão, mas o que lá tem está em bom estado, tirando o suporte do lnb para o hotbird que seria só trocar desde que os parafusos desapertem....
Em relação à afinação não sei estará muito bem, mas o do Astra parece-me bastante orientado para a extremidade da antena. A ver vamos...
Já descobri o cabo das águas furtadas que vai para o meu apartamento, não foi dificil, pois não vi nenhum alimentador nem em casa nem nas águas furtadas e como antena sem amplificador só há uma.... o sinal na sala está mesmo no minimo.
 
Última edição:

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Hoje lá arranjei um tempo e deitei mãos à obra. Comecei por tirar os cabos todos da parabólica para as águas furtadas, para poder passar à vontade os cabos necessários. Inicialmente, tinha pensado passar os cabos dos tres lnbs ( na grande apenas troquei um suporte de lnb e troquei os lnb para ver se tinha a sorte de ainda estar bem orientada) para as águas furtadas e aí ligar o disecq, depois decidi (por ser mais rápido e fácil) ligar o disecq ( pus o hisp na porta 1, hot na 2 e astra na 3) no telhado, à parabólica grande e levar um cabo do lnb do Hispasat até à grande. Nas águas furtadas, liguei o amplificador (sat e tdt). Ao cabo que entrava no apartamento na cozinha, liguei o alimentador (a muito custo pois os fios estão à justa )da televes 5495. Fui à sala liguei a tomada (encontrava-se no chão como referido anteriormente e a muito custo, pois estão curtos) e conectei um chicote para tdt e outro na F para satélite. Ligo a tv e na sala ( nas outras não tive tempo de testar) só tenho sinal no tdt. Levo a tv e box até às águas furtadas e ligo directamente o cabo que vem do telhado à box e como seria de esperar só tinha sinal no hispasat (a sorte não quis nada comigo nos outros dois).
Pus cabo novo no satélite até às águas furtadas ((sensivelmente 20 metros do disecq ao amplificador) no tdt, como não tem muitos anos deixei estar, vou por fotos do material usado).
Qual ou quais as razões para isto acontecer?
1- Só à posteriori é que reparei na voltagem do amplificador e na do alimentador. Terá alguma coisa a ver? Poderá estragar alguma coisa? (Pelo menos tdt havia e nas águas furtadas havia sinal na porta 1 do disecq)
2- A instalação da casa (não me admiraria nada)?

IMG_20180907_145800.jpgIMG_20180907_145829.jpgIMG_20180907_153216.jpgIMG_20180907_154712.jpgIMG_20180907_154739.jpgIMG_20180907_154953.jpg
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Espero que a ausência do pessoal tenha sido por uma boas e sempre necessárias férias...

Cumps
 
Topo