• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Dúvida com as cores dos fios de ligação dum motor eletrico de rega

tyui

GF Ouro
Entrou
Abr 26, 2008
Mensagens
503
Gostos Recebidos
10
Boas amigos

tenho um motor de rega monofásico com mais de 20 anos e que está em bom estado mas parado há muito tempo.

Queria pô-lo novamente a trabalhar mas tenho imensas dúvidas sobre as cores dos fios... ou seja:

Existe um fio preto, outro vermelho e outro verde claro.
Depois o condensador tem 2 fios: um castanho que liga ao vermelho e outro azul que liga ao verde do motor.

Perante isto fico com dúvidas sobre qual é a fase, o neutro e o fio terra...

Será que me podem ajudar?

Abraço e muito obrigados.
 

Pelintra

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,169
Gostos Recebidos
211
Não pode colocar aqui uma foto das ligações?
Existe um fio preto, outro vermelho e outro verde claro.
Isto é no motor, nos bornes de ligação do motor?
Normalmente o verde será linha de terra....o preto e o vermelho será onde ligar os 220v...mas coloque foto..
Tem aparelho de medida?
Se o motor estiver sem avaria (curto circuito ou passagem à massa, p.ex.), verifique com o Ohmímetro se o fio verde tem passagem à massa...ou qual dos outros 2 (preto ou vermelho). O que tiver continuidade com a massa e se como disse o motor estiver bom, esse então será a linha de terra, sobrando os outros para fase e neutro (independentemente da cor) ou seja devem ligar aos 220v.
Coloque fotos.
 
Última edição:

Volvo850T5

GF Bronze
Entrou
Set 27, 2008
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
boas

a fase liga ao fio preto, o neutro em principio ligará no fio verde junto com o condensador. para ter a certeza absoluta tem de medir a resistência omica entre o preto e o vermelho e entre o prelo e o verde, o fio que tiver a menor resistência com o preto é o da marcha, é aí que liga o neutro, o condensador está bem ligado, não lhe mecha
 
Topo