• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Aumentar valores SNR e AGC sinal por cabo - Amplificador?

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
Boa noite! Estou com um problema que me começou a ocorrer nos últimos meses e preciso de o resolver...tenho um recetor GIGABLUE SE 800 PLUS em que a imagem dos canais funciona às mil maravilhas quando o mesmo está ligado na sala (SNR entre os 65/75%, AGC entre os 70/80% e BER a 0).
Já quando ligo o recetor no quarto tenho vários canais com falhas e frezes pois os valores são inferiores (SNR entre os 60/70%, AGC entre os 60/70% e BER:0). Constatei que todos os canais em que o valor do SNR se cifra nos 60% são os que apresentam interrupções pois os que captam sinal a 65% ou mais já não apresentam qualquer anomalia.
Já verifiquei e o problema não está no cabo nem no tuner do recetor, por isso, presumo que para o meu caso a melhor solução será um amplificador. Estou correto ou não?

Se sim, qual o amplificador que recomendam e qual será o melhor local para o instalar (tomada do quarto que é onde verifico a anomalia ou no quadro onde tenho os fios/cabos)?

PS. Pretendo gastar o menor valor possível na aquisição do material mas se compensar comprar um determinado aparelho não me importo de gastar mais uns €. Quero é conseguir ver TV tanto na sala como no quarto que é onde monto/utilizo o recetor sem ter de me preocupar. Conheço estas duas lojas pois já comprei de lá equipamento mas se conhecerem outro sítio com preços mais em conta mencionem.
https://kontrolsat.com/loja/pt/26-amplificadores-sinal?orderby=price&orderway=asc&orderway=asc
https://www.lmpcsatelite.com/portuguese/cabo/amplificador.html?dir=asc&order=price
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Os amplificadores de linha não são uma boa solução, porque destinam-se principalmente a grandes comprimentos de cabo, o que não parece ser o teu caso. O problema pode simplesmente estar na tomada, que tem muita atenuação no sinal de satélite. Experimenta ligar o cabo que chega à tomada directo ao receptor.
Já agora, como é que tens a ligação feita para dois sítios: LNB twin com cabos individuais ou LNB single com um repartidor?

DX2
 

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
Os amplificadores de linha não são uma boa solução, porque destinam-se principalmente a grandes comprimentos de cabo, o que não parece ser o teu caso. O problema pode simplesmente estar na tomada, que tem muita atenuação no sinal de satélite. Experimenta ligar o cabo que chega à tomada directo ao receptor.
Já agora, como é que tens a ligação feita para dois sítios: LNB twin com cabos individuais ou LNB single com um repartidor?

DX2

Atenção que estamos a falar de um serviço por cabo e não satélite...refiro no post inicial! Tudo me leva a crer que se conseguir subir um pouco a % do sinal SNR deixarei de ter as falhas e frezes no canais que estão com problemas! Digo isto porque quando tenho o receptor ligado na sala não existe anomalia nenhuma pois os canais apresentam todos uma taxa de 65% para cima. Já colocando a Gigablue a funcionar no quarto (andar de cima em relação à sala e mais afastada do router) o sinal já não capta tão bem, daí ter as paragens nos canais que apresentam 60% de SNR. Mas se for necessário posso postar aqui fotos de como tenho feita a instalação do quadro e alguns testes que fiz.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Em lado algum do post inicial referes que o serviço é por cabo (excepto no título, que ainda assim pode ter várias interpretações), mas ok, vamos ao que interessa:
O sinal da TV por Cabo é pouco amigo de amplificações porque qualquer excesso, mesmo que pequeno, pode estragar tudo. Sem saber quais os níveis de sinal que tens para distribuir é difícil aconselhar alguma coisa mais em concreto. Se puderes, coloca uma foto da tal caixa, só para ver como é que as ligações estão feitas.
No entanto e para jogar pelo seguro, a comprares um amplificador terá de ser um de interior específico para Cabo (de banda larga e com via de retorno, por causa da internet), no máximo com 20dB de ganho (se encontrares com 15dB, melhor) e de preferência com atenuador, e coloca-o entre a entrada de sinal e a distribuição. Começa com o atenuador no máximo (maior atenuação) e depois vai tirando atenuação (aumentando o sinal) até teres valores iguais ou melhores que anteriormente nas duas tomadas onde costumas ligar a box.

DX2
 

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
Como sugerido coloco fotos para que possas perceber e ajudar na resolução da anomalia...reitero que no post inicial já transmito alguma informação relevante quanto aos valores que capto de sinal através do recetor! Nestas imagens que divulgo poderás comparar com os que apanho na box da NOZ.
quadro-central.jpg
box NOS (sala).jpg
router´s.jpg
box NOS (quarto).jpg
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Os valores que as box indicam não me dizem aquilo que eu quero saber mas depois de ver a 1ª foto provavelmente já não é preciso: o teu sistema já tem amplificação, portanto não devias ter problemas de falta de sinal, mesmo com a distribuição feita como está. Experimenta ligar o cabo preto directamente ao splitter de 2 saídas e vê como é que fica. A box da Nos também tem falhas no quarto assim como está agora?

A foto dos routers não era precisa, já que eles não têm qualquer ligação com o problema que estás a ter.

DX2
 

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
Os valores que as box indicam não me dizem aquilo que eu quero saber mas depois de ver a 1ª foto provavelmente já não é preciso: o teu sistema já tem amplificação, portanto não devias ter problemas de falta de sinal, mesmo com a distribuição feita como está. Experimenta ligar o cabo preto directamente ao splitter de 2 saídas e vê como é que fica. A box da Nos também tem falhas no quarto assim como está agora?

A foto dos routers não era precisa, já que eles não têm qualquer ligação com o problema que estás a ter.

DX2

Deixo mais algumas fotos que podem ajudar na análise dos resultados e do porquê de acontecerem as falhas:
upload_2018-7-25_19-55-10.png
upload_2018-7-25_19-57-21.png
 

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
A box da NOS não apresenta paragens nem na sala (local onde costuma estar), nem no quarto...o recetor/gigablue é que apresenta esses frezes na imagem quando a tenho no quarto e as tomadas da TV todas ligadas no circuito! É como se a instalação estivesse saturada e isso implicasse a tal perda de sinal/qualidade de transmissão.
Estás a sugerir que troque o cabo preto correspondente à (net/router) pelo cabo que está ligado ao splitter de 2 saídas e que corresponde à tomada da TV da sala (local onde tenho a box e router da NOS e que não apresenta falhas)?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O cabo preto não é da net/router, é o cabo de entrada que traz os sinais todos. O splitter de 2 saídas está a enviar o sinal de uma saída directo só para uma tomada (sala) e o da outra para 4 tomadas. A distribuição não devia ter sido feita assim porque do lado do splitter de 4 saídas a carga é maior, logo tem mais perdas. No entanto o amplificador deveria estar a compensar estas perdas.
Voltando à tua dúvida: sim, experimenta ligar o cabo preto directo na entrada do splitter de 2 saídas. A minha ideia é não passar o sinal pela amplificação para ver como é que ele se comporta no quarto.

DX2
 

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
O cabo preto não é da net/router, é o cabo de entrada que traz os sinais todos. O splitter de 2 saídas está a enviar o sinal de uma saída directo só para uma tomada (sala) e o da outra para 4 tomadas. A distribuição não devia ter sido feita assim porque do lado do splitter de 4 saídas a carga é maior, logo tem mais perdas. No entanto o amplificador deveria estar a compensar estas perdas.
Voltando à tua dúvida: sim, experimenta ligar o cabo preto directo na entrada do splitter de 2 saídas. A minha ideia é não passar o sinal pela amplificação para ver como é que ele se comporta no quarto.

DX2

Ok, vou fazer isso...nesse caso não ligo nenhuma tomada direta ao amplificador, correto? Ou seja, no splitter de 2 saídas em que estava a tomada da sala, troco-a pelo cabo preto e coloco a tomada da sala no outro splitter de 4 saídas, certo?!
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não, desliga o cabo preto do amplificador e liga-o na entrada do splitter de 2 saídas. Não mexas no resto das ligações.

DX2
 

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
Não, desliga o cabo preto do amplificador e liga-o na entrada do splitter de 2 saídas. Não mexas no resto das ligações.

DX2

Já compreendi...amanhã vou experimentar essa disposição e logo que possa dou feedback! Obrigado pela ajuda
 

Nuno_10

GF Bronze
Entrou
Abr 9, 2013
Mensagens
87
Gostos Recebidos
0
Hoje já testei a disposição sugerida mas não deu grande resultado...ou seja, o receptor gigablue (ligado no quarto) melhorou ligeiramente mas alguns canais continuam com falhas! O que piorou foi que, com esta disposição dos cabos, se ligar o aparelho na sala, alguns canais apresentam as quebras que antes só aconteciam quando o mesmo estava no quarto.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Hoje já testei a disposição sugerida mas não deu grande resultado...ou seja, o receptor gigablue (ligado no quarto) melhorou ligeiramente mas alguns canais continuam com falhas! O que piorou foi que, com esta disposição dos cabos, se ligar o aparelho na sala, alguns canais apresentam as quebras que antes só aconteciam quando o mesmo estava no quarto.
Ok, isso quer dizer que o sinal sem amplificação não consegue chegar a todo o lado em condições, pelo menos daquilo que consigo avaliar à distância. Pode ser das tomadas, pode ser dos splitters, pode ser de muita coisa. Como disse antes, só mesmo medindo os sinais é que poderia avaliar a situação melhor.
Consegues ver qual a referência do amplificador que tens?

DX2
 
Topo