• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Criar IPTV server com stream da Gigablu quad

raiosfixola

GF Bronze
Entrou
Mar 28, 2008
Mensagens
78
Gostos Recebidos
0
Bom dia,

Após uma semana de pesquisa e testes e bastantes horas a bater com a cabeça neste assunto, acho que preciso de alguma ajuda para conseguir colocar a minha Gigablue Quad plus a fazer streaming para um Server que criei para IPTV.

Segue o resumo da situação.

Meu recetor: Gigablue Quad Plus chipset 7356
Firmware: OpenATV com +- 1 ano

Server IPTV: em Ubuntu 14.04

Configurações Router: Portas 8001 a fazer foward para a box em TCP e UDP

Teste básico realizado: Abrir no VLC o link "http://192.168.1.91:8001/1:0:1:32B:24:36:FFFF0000:0:0:0:" (RTP1) - Sem qualquer sucesso.

Já revirei as configurações do router e do recetor vezes sem conta mas não sei o que me está a faltar.
O que estranho é em nenhum local refrir configurações de algum plugin/addon da box para fazer o streaming e a configuração da porta. No entanto, quando testo o acesso à porta pelo exterior, a informação é que está aberta.
Já começo a desconfiar se é esta box que não dá... mas não tem lógica porque é Enigma 2 como muitas outras que dão.

Já segui os manuais que encontrei em posts do deste forum e de pesquisas que fiz na net e .... nada...

Alguém me pode dar umas dicas para tentar ultrapassar isto?

Obrigado pela atenção dispensada.

Abraço
 

radikal

GF Prata
Entrou
Ago 10, 2008
Mensagens
131
Gostos Recebidos
2
O problema está na configuração da box!
Antes de começares por abrir portas em routers e criar servers, etc, deves primeiro dentro da tua rede local tentar aceder ao stream através do vlc.

Consegues aceder ao OpenWebIf da tua box? Abre um browser e mete http://192.168.1.91:80.
Aqui vais aceder ao OpenWebIf e se carregares num dos canais, consegues testar o stream do canal.
Também vais conseguir ver o link completo do stream.
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Bem vou dar a minha opinião, penso ajudar, raiosfixola faz como diz o amigo radikal mas só nos canais da NOS
 

raiosfixola

GF Bronze
Entrou
Mar 28, 2008
Mensagens
78
Gostos Recebidos
0
O problema está na configuração da box!
Antes de começares por abrir portas em routers e criar servers, etc, deves primeiro dentro da tua rede local tentar aceder ao stream através do vlc.

Consegues aceder ao OpenWebIf da tua box? Abre um browser e mete http://192.168.1.91:80.
Aqui vais aceder ao OpenWebIf e se carregares num dos canais, consegues testar o stream do canal.
Também vais conseguir ver o link completo do stream.

Olá radikal.
Obrigado pela resposta.

consigo entrar no OpenWebIf e carregando no simbolo da Tv ou do telefone descarrego o ficheiro m3u com o canal. Neste ficheiro consigo chegar ao link completo do stream (acho eu)...
por exemplo : "http://192.168.1.91:8001/1:0:1:32B:24:36:FFFF0000:0:0:0:" (RTP1)

No entanto, tentei ver o stream do canal no OpenWebIf e não consegui. não sei se estou a fazer bem.
No menu do lado esquerdo fui à opção webtv e fiz play... não deu nada.

Estou a tentar com NOS Cabo.

Abraço e obrigado pela ajuda.
 
Última edição:

tugabcl

GF Bronze
Entrou
Mai 28, 2018
Mensagens
37
Gostos Recebidos
6
Pode ser a imagem da box se não faça o streaming da nos
 

raiosfixola

GF Bronze
Entrou
Mar 28, 2008
Mensagens
78
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

ainda ando ás voltas com isto...
Já atualizei a versão do firm da box mas o comportamento é o mesmo.

Será por ser OPENATV?

Uma questão que surgiu após algumas leituras é o fato de ter de ter um tunner dedicado para esta função... é necessário ou posso estar a utilizar o tunner de cabo para ver TV e fazer streaming??? No emu entendimento isto não terá grande lógica mas...

Outra questão é o fato de esta box não ser a minha box principal onde tenho o card mas sim uma box cliente da box onde tenho o card. será esta a questão?

Abraço
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
lool estás tao a leste.
Que software meteste no ubuntu para o stream?
Na box basta abrires 1 no router nada mais,e depois ou envias a lista de canais da tua box ou canal a canal,pk nem tao pouco disseste k software tens no ubuntu.

Dps é óbvio que tens k ter turners para fazer streaming,ver tv e fazer stream ao mesmo tempo tens que ter pelo menos 2 turners e mesmo assim nao chega.
Ou seja 1 turner para tu veres tv.
Outro turner para stream irá ver 1 canal por exemplo que esteja na polaridade horizontal,se existir outra pessoa a querer ver um canal k esteja na polarizaçao vertical já nao irá ver capiche?

Entao o ideal para stream "caseiro" é a box que vai servir o stream ter 2 turners e ter a box em standy num canal livre para se usufruir dos 2 turners ou só de 1 turner se nao tiveres os 2.

Eu por exemplo tenho 4 weteks com 2 turners cada uma,tenho a amiko e 2 dreamboxes 800 a fazer streaming,e tenho o ubuntu com o painel Tvheadend.

Tenho toda a configuraçao e manual até com imagens aqui neste post

https://www.geralforum.com/board/showthread.php/689727-projecto-iptv

Cumprimentos
 

radikal

GF Prata
Entrou
Ago 10, 2008
Mensagens
131
Gostos Recebidos
2
lool estás tao a leste.
Que software meteste no ubuntu para o stream?
Na box basta abrires 1 no router nada mais,e depois ou envias a lista de canais da tua box ou canal a canal,pk nem tao pouco disseste k software tens no ubuntu.

Dps é óbvio que tens k ter turners para fazer streaming,ver tv e fazer stream ao mesmo tempo tens que ter pelo menos 2 turners e mesmo assim nao chega.
Ou seja 1 turner para tu veres tv.
Outro turner para stream irá ver 1 canal por exemplo que esteja na polaridade horizontal,se existir outra pessoa a querer ver um canal k esteja na polarizaçao vertical já nao irá ver capiche?

Entao o ideal para stream "caseiro" é a box que vai servir o stream ter 2 turners e ter a box em standy num canal livre para se usufruir dos 2 turners ou só de 1 turner se nao tiveres os 2.

Eu por exemplo tenho 4 weteks com 2 turners cada uma,tenho a amiko e 2 dreamboxes 800 a fazer streaming,e tenho o ubuntu com o painel Tvheadend.

Tenho toda a configuraçao e manual até com imagens aqui neste post

https://www.geralforum.com/board/showthread.php/689727-projecto-iptv

Cumprimentos

Calma avense, que o user raiosfixola ainda não consegue ver o stream da box dele, através de um pc! O que falas é o sistema completo!
Antes de chegar a esse nível, deve ir passo a passo.

Isso de não ser a box principal onde tem o card, não é importante. Se consegues ver TV na box, está bem configurada nessa parte.
Os tunners tens de pensar como fornecedores de imagem. Se estás a utilizar um tunner para ver na TV, esse tunner já não pode ser utilizado para fornecedor imagem para um stream. Tens de utilizar outro tunner.
Mas podes por a box em standby, e tentar usar o stream no OpenWebInfo. Primeiro tens de conseguir ver o stream assim, só depois é que passas para routers e servidores, etc.

Avense, só uma duvida, aquilo da disponibilidade dos tunners na mesma frequencia e polaridade dos satelites, também acontece com cabo?
Com a box do user raiosfixola , quantos streams seriam possíveis de ver com os quatro tunners em cabo?
 

radikal

GF Prata
Entrou
Ago 10, 2008
Mensagens
131
Gostos Recebidos
2
Edit:
Só depois é que me apercebi, que apesar de a box ter vários tunners, o raiosfixola diz que está a tentar com nos cabo, logo so deve estar a tentar com um tunner cabo.
Se ele tiver a box ligada num canal, e tentar ver o stream de outro canal no mesmo tunner, pode ser daí o problema!
 

raiosfixola

GF Bronze
Entrou
Mar 28, 2008
Mensagens
78
Gostos Recebidos
0
lool estás tao a leste.
Que software meteste no ubuntu para o stream?
Na box basta abrires 1 no router nada mais,e depois ou envias a lista de canais da tua box ou canal a canal,pk nem tao pouco disseste k software tens no ubuntu.

Dps é óbvio que tens k ter turners para fazer streaming,ver tv e fazer stream ao mesmo tempo tens que ter pelo menos 2 turners e mesmo assim nao chega.
Ou seja 1 turner para tu veres tv.
Outro turner para stream irá ver 1 canal por exemplo que esteja na polaridade horizontal,se existir outra pessoa a querer ver um canal k esteja na polarizaçao vertical já nao irá ver capiche?

Entao o ideal para stream "caseiro" é a box que vai servir o stream ter 2 turners e ter a box em standy num canal livre para se usufruir dos 2 turners ou só de 1 turner se nao tiveres os 2.

Eu por exemplo tenho 4 weteks com 2 turners cada uma,tenho a amiko e 2 dreamboxes 800 a fazer streaming,e tenho o ubuntu com o painel Tvheadend.

Tenho toda a configuraçao e manual até com imagens aqui neste post

https://www.geralforum.com/board/showthread.php/689727-projecto-iptv

Cumprimentos

Boa tarde Avense.

Como referi, ainda estou a dar os primeiros passos e estava ainda no inicio do processo. Isto é, estava a tentar aceder à box pelo VLC a ver se conseguia ver o streaming de 1 canal. e não consegui. Ainda não tinha trabalhado muito na questão do painel a instalar no ubuntu mas já tinha analisado algumas alternativas.
Quanto ao post que referencias, não tenho acesso :(. será muito pedir que facultes o manual por email (posso mandar o email por PM)?

Estive ausente e agora vou retomar o caminho.

Obrigado pela ajuda. Aliás, aproveito para dar os parabéns pelos posts que costumas colocar de forma geral no forum e que nas minhas pesquisas muito me têm ajudado em progressos noutros temas.

Grande abraço.
 
Última edição:

raiosfixola

GF Bronze
Entrou
Mar 28, 2008
Mensagens
78
Gostos Recebidos
0
Calma avense, que o user raiosfixola ainda não consegue ver o stream da box dele, através de um pc! O que falas é o sistema completo!
Antes de chegar a esse nível, deve ir passo a passo.

Isso de não ser a box principal onde tem o card, não é importante. Se consegues ver TV na box, está bem configurada nessa parte.
Os tunners tens de pensar como fornecedores de imagem. Se estás a utilizar um tunner para ver na TV, esse tunner já não pode ser utilizado para fornecedor imagem para um stream. Tens de utilizar outro tunner.
Mas podes por a box em standby, e tentar usar o stream no OpenWebInfo. Primeiro tens de conseguir ver o stream assim, só depois é que passas para routers e servidores, etc.

Avense, só uma duvida, aquilo da disponibilidade dos tunners na mesma frequencia e polaridade dos satelites, também acontece com cabo?
Com a box do user raiosfixola , quantos streams seriam possíveis de ver com os quatro tunners em cabo?

Boa tarde Radikal,

De fato o meu problema está mesmo no inicio do processo e a questão dos tunners é que me está a deixar com duvidas quanto à qualidade dos testes que estou a fazer.
Será que só posso fazer stream do que está a "passar" na box? por um lado não me parece lógico. por outro lado pode ter a sua razão porque é o canal que está a "descodificar". É desta forma que "reservo" os tunners para a função de streaming?

Vou fazer o teste que referes relativamente a "por a box em standby, e tentar usar o stream no OpenWebInfo. Primeiro tens de conseguir ver o stream assim, só depois é que passas para routers e servidores, etc." porque nunca fiz o teste nesta lógica. Depois digo como corre.

Obrigado pela ajuda.

Grande abraço
 

radikal

GF Prata
Entrou
Ago 10, 2008
Mensagens
131
Gostos Recebidos
2
Será que só posso fazer stream do que está a "passar" na box?
Não. Podes fazer streaming de todos os canais que estejam no mesmo transponder do canala que está a "passar" na box!
Por exemplo:
Imagina que estás a ver a Sport Tv 1 HD.
Neste momento o tunner está sintonizado na frequencia 12246.00 Horizontal.
Como o tunner está sintonizado nesta frequencia, só é possível fazer o streaming de canais que estejam nesse mesmo transponder/frequencia!
Nesta situação é possível fazer o streaming destes canais:

Cazavisión
My Cuisine
Hollywood HD
Kombat Sport
Sport TV 1 HD
Sport TV 2 HD
Sport TV 3 HD
National Geographic HD
AXN HD
FOX HD
BTV HD

É desta forma que "reservo" os tunners para a função de streaming?

Isso é uma parametrização que muda de imagem enigma2 para imagem enimga2. Openpli e BlackHole, etc.
Como "reservas" tunners só para streaming, não sei ao certo, mas que deve dar, deve.

O que provavelmente estava a acontecer, era teres a box ligada e a funcionar num canal, e teres puxado outros canal de uma frequencia diferente, o que não era possível.
E por isso devias testar primeiro com a box em standby, que significa que o tunner não está já ocupado, e puxares um stream.
 

raiosfixola

GF Bronze
Entrou
Mar 28, 2008
Mensagens
78
Gostos Recebidos
0
Boa tarde Radikal

Antes de mais, agradeço-te pela ajuda que tens prestado.

Já consegui fazer o teste e ver o stream dos canais da minha box pelo VLC pelo IP interno dentro da rede de casa e pelo DNS que criei a partir de uma rede externa.
Penso que esta parte estará resolvida.
Agora a questão é se preciso de ter 1 box para cada "pack" de canais que quero fazer stream ou se consigo utilizar a minha gigablue que tem 3 tunners (1 cabo + 2 Satelite) para fazer o stream de 3 "packs".

Agora a parte do server.
Pelo que li, toda a gente fala em ubunto 14... só dá nesta versão ou é possivel colocar em versões mais recentes?
Qual o Painel que posso e deva usar (free ou crack :)) para colocar isto a bombar?
Quem me pode arranjar material sobre isto? O Avense partilhou um link do forum mas não tenho autorização para lá chegar :( . Paciencia, são as regras e elas existem em todo o lado.

Abraços
 

radikal

GF Prata
Entrou
Ago 10, 2008
Mensagens
131
Gostos Recebidos
2
Ainda bem que conseguistes... Mas consegues identificar qual o problema que tinhas? Para ajudar outros a saberem o que fizeste para corrigir o problema.

Em relação ao que precisas, pode ser de muitas formas. No fundo precisas sempre de ter um tunner por cada transponder ou frequencia (o que tu estás a chamar de packs de canais).

Com a box que tens, consegues fazer stream dos canais que estejam em dois transponders de satelite. Um tunner para cada transponder ou frequencia.
Por tunner cabo não sei os limites, porque nunca testei.
Mas podes meter um tunner duplo de satelite, e ficar com 4 tunners, Mas atenção que isto é na teoria, porque não sei se o processador da Gigablue Quad Plus, aguenta com todos estes streams.
Deves ir testando primeiro.

Em relação ao server, pelo que falas, pareces que estás a falar do xtream v1.6 crackado. Já fiz um teste ou outro, mas não gostei daquilo. Existe agora uma versao paga de 15€ por mês. Nunca testei.
Conheço um free que é o TVheadend e que o Avense já tinha referido. E esse dá para instalar em qualquer versão ubuntu.

Antes de ires para os servers, acho que o teu próximo passo, deve ser o configurar os diferentes tunners para poderes ver "packs" diferentes de canais.
Ou seja, conseguires abrir canais de transponders/frequencias diferentes e funcionarem!
 

raiosfixola

GF Bronze
Entrou
Mar 28, 2008
Mensagens
78
Gostos Recebidos
0
Ainda bem que conseguistes... Mas consegues identificar qual o problema que tinhas? Para ajudar outros a saberem o que fizeste para corrigir o problema.

Em relação ao que precisas, pode ser de muitas formas. No fundo precisas sempre de ter um tunner por cada transponder ou frequencia (o que tu estás a chamar de packs de canais).

Com a box que tens, consegues fazer stream dos canais que estejam em dois transponders de satelite. Um tunner para cada transponder ou frequencia.
Por tunner cabo não sei os limites, porque nunca testei.
Mas podes meter um tunner duplo de satelite, e ficar com 4 tunners, Mas atenção que isto é na teoria, porque não sei se o processador da Gigablue Quad Plus, aguenta com todos estes streams.
Deves ir testando primeiro.

Em relação ao server, pelo que falas, pareces que estás a falar do xtream v1.6 crackado. Já fiz um teste ou outro, mas não gostei daquilo. Existe agora uma versao paga de 15€ por mês. Nunca testei.
Conheço um free que é o TVheadend e que o Avense já tinha referido. E esse dá para instalar em qualquer versão ubuntu.

Antes de ires para os servers, acho que o teu próximo passo, deve ser o configurar os diferentes tunners para poderes ver "packs" diferentes de canais.
Ou seja, conseguires abrir canais de transponders/frequencias diferentes e funcionarem!

Boa tarde Radikal,

Relativamente à solução, não fiz nada além do que disseste. O meu erro era estar a tentar ver um canal de frequência diferente do canal que estava na box. No meu caso estou a usar NOZ cabo e pelo que consegui testar, apenas consegues ver por stream os canais da mesma frequência que tens a dar na box.

Quanto à questão que referes de um tunner satélite para cada transponder, ainda não percebi como faço isso. como de momento não tenho parabólica disponível, não consigo fazer testes...

Por agora acho que vou explorar a questão do server com o TVheadend usando o tunner cabo. Tens algum manual disto?
Depois de perceber como todo o conjunto funciona, monto a solução de forma mais afinada e com os tunners sat também.

Obrigado pela ajuda.

Abraço
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
Ora... tens zon cabo, e tens ideia de usar um PC com o TVheadend, se é isso pondera a ideia de "esquecer" as box ( e tambem não precisas o sat para nada) e tenta investir em um ( ou mais) tuners DVB-C para o pc e mete tudo no pc com o TVheadend .
 
Última edição:

raiosfixola

GF Bronze
Entrou
Mar 28, 2008
Mensagens
78
Gostos Recebidos
0
Ora... tens zon cabo, e tens ideia de usar um PC com o TVheadend, se é isso pondera a ideia de "esquecer" as box ( e tambem não precisas o sat para nada) e tenta investir em um ( ou mais) tuners DVB-C para o pc e mete tudo no pc com o TVheadend .

Bom dia,

Obrigado pela resposta.
Não tinha pensado nessa possibilidade e após alguma pesquisa fiquei com algumas duvidas face ao que referiste. De fato, terei sempre que gastar alguns €€€s em recetores ou tunners para poder ter em stream os canais que pretendo (sacrificando a minha gigablue, tenho que comprar outro recetor para uso normal. ou então, comprar recetores + baratos para usar no stream). Com esta solução devo conseguir obter uma melhor performance...

- Podes referenciar alguma placa?
- As placas que vi referem drivers para windows. estavas a referenciar um PC com SO windows ou Ubuntu?

Abraço.
 

radikal

GF Prata
Entrou
Ago 10, 2008
Mensagens
131
Gostos Recebidos
2
Tens algum manual disto?

Não tenho.

Ora... tens zon cabo, e tens ideia de usar um PC com o TVheadend, se é isso pondera a ideia de "esquecer" as box ( e tambem não precisas o sat para nada) e tenta investir em um ( ou mais) tuners DVB-C para o pc e mete tudo no pc com o TVheadend .

Com um tunner cabo, que tipo de limite tem a nível de canais? Só os canais de uma frequencia?
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
A sugestão que dei para o PC e tuners DVB-C é para linux...

para teres mais ideias e saberes melhor no que estas a meter-te nada melhor que visitares o forum e site oficial do TVheadend, tens lá toda a informação de como configurar o sistema, e de como o utilizar, tens ainda muita informação sobre os tuners recomendados e usados ....

PS: só uma informação extra, para quem tem os serviços meo ou Vodafone FIBRA, tuners DVB-T (ou T2) fazem a festa!
 
Topo