• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Medidor de Campo

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Boa noite

Gostaria de saber qual seria o melhor medidor de campo dos abaixo mencionados nesta gama de preços. Se houver outros melhores por pouco mais, digam.

h**ps://www.castroelectronica.pt/product/medidor-de-campo-combo-tdt-sinal-satelite-cabo-e-cctv-h265hevc--amiko;
h**ps://www.castroelectronica.pt/product/medidor-de-campo-combo-tdt-sinal-satelite-e-cabo--amiko;
h**ps://www.castroelectronica.pt/product/medidor-de-campo-combo-7-tdt-satelite-cabo-e-cctv-multi-finder--edision;


Obrigado desde já.

Cumps
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Ninguém experimentou nenhum destes ou tem opinião acerca deste tipo de equipamentos?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu não conheço nenhum deles em pormenor, mas parecem estar todos ao mesmo nível. É tudo uma questão de pormenores mas isso só na loja com eles na mão e testando o funcionamento é que poderá saber se algum deles é melhor do que os outros. No entanto, são todos medidores mais indicados a uso profissional, há muitas funções que um amador nunca irá utilizar.
Se for para uso pessoal e ocasional, e não quiseres gastar muito dinheiro, tens este que também é completo mas mais simples de utilizar:
httxs://www.castroelectronica.pt/product/medidor-de-campo-combo-tdt-sinal-satelite-e-cabo--amiko-1

DX2
 

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
3,137
Gostos Recebidos
78
um rover st-4 que poderei vender mas é um bocado caro para curiosos, deve ser aproveitado por profissionais,quem tiver interessado vendo porque com ele aqui em casa estame sempre a tentar ir trabalhar e eu nao quero que me chateiem barato 1000 euros
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Lá chegou o amiko e realmente é muito simples de manusear. A minha dúvida é a seguinte na tdt: Tenho CBER, VBER, level e SNR.
1 - BER são erros, correto? Qual a diferença dos dois e em que gama de valores se devem encontrar para não termos problemas futuros?
2 - O mesmo para o SNR e level?

O mesmo para o satelite, para CNR, power, BER e MER.

Agradeço desde já a ajuda.

Cumps
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Lá chegou o amiko e realmente é muito simples de manusear. A minha dúvida é a seguinte na tdt: Tenho CBER, VBER, level e SNR.
1 - BER são erros, correto? Qual a diferença dos dois e em que gama de valores se devem encontrar para não termos problemas futuros?
2 - O mesmo para o SNR e level?

O mesmo para o satelite, para CNR, power, BER e MER.

Agradeço desde já a ajuda.

Cumps
1 - Sim, diz respeito aos bits errados.
O CBER (Channel Bit Error rate), também chamado de Pre-BER, é a taxa de bits errados do sinal original. Se o sinal for bom deverá andar na casa dos 5/6e-04 (5 ou 6 bits errados por cada 10.000 correctos), se for normal costuma andar na casa dos 7e-04 e se for fraco ou tiver interferências costuma andar na casa dos 1/2e-03 (1 ou 2 bits errados por cada 1.000 correctos). Este valor serve para aferir a qualidade do sinal que a antena está a captar.

O VBER (Viterbi Bit Error Rate), também chamado de Post-BER, é o resultado da correcção dos erros feita pelo equipamento de recepção (medidor, receptor ou TV) e geralmente indica o máximo possível, ou seja, ausência de bits errados, mesmo na situação de sinal fraco que referi acima. Se o VBER estiver no máximo, independentemente do CBER, é garantia que não haverá falhas na imagem. Só quando o sinal é mesmo muito mau é que o medidor não consegue corrigir os bits errados totalmente e nesse caso apresenta valores abaixo do máximo. Se te acontecer uma situação destas já sabes que o resultado final no receptor ou na TV terá falhas ocasionais ou constantes.


2 - O Level é a intensidade do sinal que a antena está a receber.

O SNR (Signal to Noise Ratio) é a relação entre o sinal e o ruído. Quanto maior for este valor maior é a diferença entre um e o outro. O meu medidor tem um limiar de 31dB, ou seja, qualquer valor acima deste não é medido (aparece só >31dB) porque deixa de ter influência no resultado final. O teu não sei como funciona.

No caso do satélite:
- CNR (Carrier to Noise Ratio) é basicamente o mesmo que o SNR.
- Power é o mesmo que o Level na TDT.
- O BER, neste caso, corresponde ao CBER da TDT. Geralmente os medidores de satélite não indicam o VBER.
- MER (Modulation Error Rate), também chamado de constelação, é a quantificação do desempenho da transmissão dum sinal digital. Chama-se constelação porque geralmente nos medidores aparece uma imagem com quadrados cheios de pontinhos (4 quadrados em MPEG-2 e 8 em MPEG-4). Numa transmissão perfeita, esses pontinhos deveriam estar situados numa localização ideal mas devido a vários factores existentes entre o transmissor e o receptor, muitos desses pontinhos são desviados dessa localização. Esta descrição serve apenas para ficares a saber mais uma coisas porque numa instalação o valor MER não "entra nas contas", por assim dizer. :)

DX2
 
Última edição:

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
1 - Sim, diz respeito aos bits errados.
O CBER (Channel Bit Error rate), também chamado de Pre-BER, é a taxa de bits errados do sinal original. Se o sinal for bom deverá andar na casa dos 5/6e-04 (5 ou 6 bits errados por cada 10.000 correctos), se for normal costuma andar na casa dos 7e-04 e se for fraco ou tiver interferências costuma andar na casa dos 1/2e-03 (1 ou 2 bits errados por cada 1.000 correctos). Este valor serve para aferir a qualidade do sinal que a antena está a captar.

O VBER (Viterbi Bit Error Rate), também chamado de Post-BER, é o resultado da correcção dos erros feita pelo equipamento de recepção (medidor, receptor ou TV) e geralmente indica o máximo possível, ou seja, ausência de bits errados, mesmo na situação de sinal fraco que referi acima. Se o VBER estiver no máximo, independentemente do CBER, é garantia que não haverá falhas na imagem. Só quando o sinal é mesmo muito mau é que o medidor não consegue corrigir os bits errados totalmente e nesse caso apresenta valores abaixo do máximo. Se te acontecer uma situação destas já sabes que o resultado final no receptor ou na TV terá falhas ocasionais ou constantes.


2 - O Level é a intensidade do sinal que a antena está a receber.

O SNR (Signal to Noise Ratio) é a relação entre o sinal e o ruído. Quanto maior for este valor maior é a diferença entre um e o outro. O meu medidor tem um limiar de 31dB, ou seja, qualquer valor acima deste não é medido (aparece só >31dB) porque deixa de ter influência no resultado final. O teu não sei como funciona.

No caso do satélite:
- CNR (Carrier to Noise Ratio) é basicamente o mesmo que o SNR.
- Power é o mesmo que o Level na TDT.
- O BER, neste caso, corresponde ao CBER da TDT. Geralmente os medidores de satélite não indicam o VBER.
- MER (Modulation Error Rate), também chamado de constelação, é a quantificação do desempenho da transmissão dum sinal digital. Chama-se constelação porque geralmente nos medidores aparece uma imagem com quadrados cheios de pontinhos (4 quadrados em MPEG-2 e 8 em MPEG-4). Numa transmissão perfeita, esses pontinhos deveriam estar situados numa localização ideal mas devido a vários factores existentes entre o transmissor e o receptor, muitos desses pontinhos são desviados dessa localização. Esta descrição serve apenas para ficares a saber mais uma coisas porque numa instalação o valor MER não "entra nas contas", por assim dizer. :)

DX2


Obrigado pelo esclarecimento

Quando puder ligo-o e faço a comparação
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Boa noite

Aqui ficam fotos dos meus resultados. No tdt a coisa não está muito famosa. Poderei vir a ter problemas?

IMG_20181205_215041.jpg IMG_20181205_215151.jpg IMG_20181205_215229.jpg IMG_20181205_215638.jpg IMG_20181205_215708.jpg IMG_20181205_221139.jpg
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Na TDT, o canal 50 é o melhor deles todos. Com os valores que o medidor apresenta em princípio aguentar-se-á bem. Os sinais da frequências da TDT são directos da antena ou depois de amplificados?
No satélite, o Hotbird e o Astra estão razoáveis (não sei qual o tamanho da antena) e o Hispasat não se pode pedir melhor.

DX2
 

n9s

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
516
Gostos Recebidos
1
Na TDT, o canal 50 é o melhor deles todos. Com os valores que o medidor apresenta em princípio aguentar-se-á bem. Os sinais da frequências da TDT são directos da antena ou depois de amplificados?
No satélite, o Hotbird e o Astra estão razoáveis (não sei qual o tamanho da antena) e o Hispasat não se pode pedir melhor.

DX2

No tdt foi feito o teste ao pé da tv, já com o sinal amplificado.
No satélite, astra e hotbird no prato de 1,2 m já mencionado noutro topico. Hispasat num prato da antiga tv cabo
 
Topo