Não é novidade nenhuma que dormir mal prejudica a saúde, tanto física como mental, em declarações à publicação britânica Mirror Online a especialista do sono Lisa Artis revela três dicas essenciais para adormecer rápido e facilmente



Dormir horas suficientes de sono – entre sete a nove – é fundamental para o bom humor e para a saúde.

Apenas uma noite de insónias pode comprometer o bom funcionamento do sistema imunitário, a memória e a capacidade de concentração.

E estudos provam que a privação crónica de sono aumenta exponencialmente o risco de desenvolvimento de Alzheimer, doenças cardíacas, enfartes, obesidade e depressão.

Lisa Artis, conselheira do Sleep Council (Conselho do Sono), diz: “Dormir não é um processo passivo – regula o humor e é fundamental para a manutenção da saúde, de um peso saudável e dos níveis de energia”.

Se sofre de insónias Artis dá três dicas essenciais para facilitar o descanso:

Comer melhor

Sim, coma queijo antes de se deitar. O alimento é rico em cálcio, nutriente este que por sua vez ajuda a adormecer, à medida que reduz o stress nas fibras que compõe o organismo, incluindo no cérebro.

Outros laticínios, cerejas e frango também são alimentos que promovem a boa qualidade do sono já que estão repletos do aminoácido tripofano, que por sua vez se transforma em melatonina – a hormona do sono – através de um processo químico que ocorre quando este alcança o cérebro.

Desligue a televisão e diga não à Netflix

A luz azul emitida pelos aparelhos eletrónicos, tais como televisores e computadores, afeta os níveis de melatonina, dificultando o sono.

Não aproveite para dormir mais durante o fim de semana

Manter uma rotina do sono, com horários semelhantes, é essencial para dormir bem. O corpo tem um relógio biológico que beneficia da manutenção de hábitos regulares.

IN:NM