• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

PC dell

605forte

GF Bronze
Entrou
Jun 18, 2017
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
Ola a todos e boa tarde. Como se fala aqui de muita coisa vou expor minha duvida . Tenho um pc Dell Optiplex 755. Como ele nao tem muito espaco no interior e eu queria lhe meter dois discos. Ou meto um de 2.5 e deixo estar o de 3.5 ou meto dois de 2.5. O meu problema e duvida e a seguinte Ele so tem uma saida de alimentacao e sera possivel trabalhar bem se eu ligar os dois a mesma ligacao? Era para meter num dos disco o Linux para ir aprender. Eu sei que da para meter os dois sistemas no mesmo disco, mas eu nao queria porque se algum correr mal eu apago o disco e nao preciso de apagar o windows . Desde ja muito obrigado.
 

Miracastro

GF Prata
Entrou
Jan 27, 2019
Mensagens
105
Gostos Recebidos
0
pode meter amigo. depois tem que ver no gerenciamento dos discos
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
O que eu queria era saber se posso meter os dois discos com o mesmo cabo de alimentacao. Ou seja cortava o cabo e soldava lhe duas saidas. Obrigado

Podes sempre comprar um adaptador molex para sata.
E podes ter os dois discos ligados, de salientar que se depois em linux mexeres no disco onde esta o windows ficas sem sistema.
E também que metendo em discos separados para nao teres que estar sempre a alterar na bios o disco para arrancar teras que instalar o grub manager que te permite alternar o boot facilmente.
cable-adaptador-sata-15-pines-a-molex-4-pines.jpg
 

TeresaM

GF Prata
Entrou
Jan 20, 2019
Mensagens
130
Gostos Recebidos
0
Podes sempre comprar um adaptador molex para sata.
E podes ter os dois discos ligados, de salientar que se depois em linux mexeres no disco onde esta o windows ficas sem sistema.
E também que metendo em discos separados para nao teres que estar sempre a alterar na bios o disco para arrancar teras que instalar o grub manager que te permite alternar o boot facilmente.
Ver anexo 157068

Se já tem um disco com SO windows e instalar qq distro linux noutro disco não precisa de instalar mais nada porque o iwndows é detetado durante a instalação e gera um boot manager para os 2 SOs seja o Grub ou outro
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
Se já tem um disco com SO windows e instalar qq distro linux noutro disco não precisa de instalar mais nada porque o iwndows é detetado durante a instalação e gera um boot manager para os 2 SOs seja o Grub ou outro

Como ele diz que quer instalar linux no outro disco para o caso de dar errado poder retirar o disco e ficar com o windows a trabalhar, presumo que instale linux sem mexer no outro disco.
E o linux apenas detecta o windows se estiver instalando no mesmo disco caso contrario tem que ser configurado manualmente...
A forma mais segura ( para utilizadores menos experientes ) será deixar tudo independente mas isso obriga a alterar a ordem de arranque cada vez que quiser mudar de sistema...
 

TeresaM

GF Prata
Entrou
Jan 20, 2019
Mensagens
130
Gostos Recebidos
0
E o linux apenas detecta o windows se estiver instalando no mesmo disco caso contrario tem que ser configurado manualmente...

Comigo sempre detetou e, se escolher instalar o gestor do boot no disco onde instalar o linux, o disco com o windows não sofre nenhuma alteração
 

serpa1982

GForum VIP
Entrou
Fev 1, 2010
Mensagens
2,444
Gostos Recebidos
29
E o linux apenas detecta o windows se estiver instalando no mesmo disco caso contrario tem que ser configurado manualmente...

Comigo sempre detetou e, se escolher instalar o gestor do boot no disco onde instalar o linux, o disco com o windows não sofre nenhuma alteração

Ok posso estar enganado...
 

605forte

GF Bronze
Entrou
Jun 18, 2017
Mensagens
23
Gostos Recebidos
0
muito obrigado a todos. Vou tentar depois digo como correr
 
Topo