• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pra Radio escutas

karapau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2007
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
Boas Noites Pessoal,

Epa, calma! Vocês fazem-me partir a moca a rir! :naodigas:

Começando por este:



E este(já agora, é frequências, não frecuençias...):



É o seguinte:

Primeiro, para fazer escuta NÃO É PRECISO, NEM EXISTE licença para o mesmo, a rádio-escuta é livre, não pode é ser difundida a terceiros como o colega CT1JMQ disse.

Depois duvido muito que o mario leandro tenha descoberto as frequências...elas estão acima de 5GHz, pelo menos aqui na área, não vou dizer onde estão, primeiro por segurança, depois porque não vale a pena tentarem, nenhum rádio portátil escuta(que se encontrem a vender ao público, é preciso um rádio "especial", não é qualquer um...), nem mesmo um rádio base normal...(como é que as descobriste? se elas estão codificadas, não se ouve certo? como sabes que são da GNR, PSP? :naodigas: )

Finalmente, o local onde é transmitido o SIRESP, ninguém tem acesso, simplesmente porque não é um repetidor, nem uma estação qualquer, o sistema é mais parecido com aquele que temos nos nossos telemóveis, da mesma maneira que ninguém tem acesso às comunicações telefónicas, não têm ao SIRESP.

Outra coisa, os equipamentos necessários para descodificar(quem não sabe a codificação) a frequência e escutá-la são muito dispendiosos...

Em relação à GNR-BT o que usam...mas isso já são frequências escutáveis...

Grande abraço,

Fred
pois ...pois
entao 5 gigas é a frequencia ! nada mal pensado para enganar o povo tenho que dizer isto pq é ERRADO
Em segundo lugar...entao nao existem radios para escutar isso ? Pois por acaso até ja existe á venda em U.K com marca Motorola a internet é acessivel a todos procurem que encontram
OBS: esta ainda é mais flagrante ( é como os nossos telemoveis que ninguem consegue escutar) Pois Nao me digam que a P.J andam a enganar o povo com as escutas
 

fredecardoso

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2011
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
pois ...pois
entao 5 gigas é a frequencia ! nada mal pensado para enganar o povo tenho que dizer isto pq é ERRADO
Em segundo lugar...entao nao existem radios para escutar isso ? Pois por acaso até ja existe á venda em U.K com marca Motorola a internet é acessivel a todos procurem que encontram
OBS: esta ainda é mais flagrante ( é como os nossos telemoveis que ninguem consegue escutar) Pois Nao me digam que a P.J andam a enganar o povo com as escutas

Não é 5GHz ;).

Não dá para ouvir, existem rádio para isso obviamente mas não estão à venda do público.

A P.J. não sei se está a enganar se não, nem sou polícia...

Abraço,

Fred
 

karapau

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 30, 2007
Mensagens
28
Gostos Recebidos
0
caro amigo Fred
arranja um receptor digital Sat e altera a etapa de audio + um Transverter + software scrambler/descrambler
e ve o que consegues

Quanto aos 5 ghz .....esquece e lê isto a seguir
.....................................................................................................................................................
O Projecto SIRESP - Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal é basicamente um sistema de telecomunicações digitais integrado que pode permitir a troca simultânea de mensagens de Voz e Dados, no entanto, são incompatíveis, pois utilizam "arquitecturas" de comunicação e protocolos totalmente distintos.

Por definição é "... um sistema único de comunicações, baseado numa só infra-estrutura de telecomunicações nacional, partilhado, que deve assegurar a satisfação das necessidades de comunicações das forças de segurança e emergência, satisfazendo a intercomunicação e a interoperabilidade entre as diversas forças e serviços e, em caso de emergência, permitir a centralização do comando e da coordenação" DL 167/2006 de 16 Agosto.

O SIRESP adoptou o TETRA (Terrestrial Trunked Radio), uma norma europeia de trunking digital, desenvolvida pelo Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSI), sob a égide da União Europeia.

O que é um "trunking" simples..?

Tradicionalmente num sistema vulgar, os equipamento de rádio funcionam, porque todas as partes envolvidas na comunicação estão de acordo sobre a frequência a usar e o modo (AM, FM, SSB, etc) a utilizar.

No sistema de Trunking, os rádios, por outro lado, estão constantemente a "renegociar" as frequências a utilizar através de um ou mais canais de controle. Isto permite uma utilização mais eficiente do numero de frequências limitadas, pois cada "conversa" não requer um único canal "estático" dedicado todo o tempo. No entanto, também o torna muito mais difícil de escutar e acompanhar, porque você não sabe que frequências, "eles", vão utilizar nos segundos seguintes. A chave está nos dados passados através de um protocolo do comando e controle centralizado que instrui cada rádio a mudar automaticamente de frequência, e o intervalo de tempo que este deve permanecer num canal seleccionado.

Alguns países do espaço europeu também implementaram novas redes de telecomunicações totalmente digitais para as forças de segurança e emergência, baseadas nesta tecnologia.

Algumas funcionalidades;

Vantagens:

- Suporte de Comunicações em Grupo.
- "Direct Mode" entre rádios.
- Serviços de transferência de dados.
- Programação remota de rádios.
- Estabelecimentos rápido de chamadas.
- Economia de Espectro.
- Segurança.
- Encriptação.

A exploração da Infra-estrutura é feita com recurso a plataformas de gestão centralizadas de forma a permitir a optimização da sua exploração, controlo dos níveis de serviço e de segurança, antecipação de problemas, etc.

Desvantagens genéricas:

- Requer mais potencia efectiva de RF do que um sistema convencional para manter a fiabilidade das comunicações, o que implica um gasto de energia superior e menor durabilidade de baterias em equipamentos portáteis ou autónomos.

- O preço dos equipamentos para segurança e emergência é mais elevado comparado com o sistema civil TETRA. Isto é devido à qualidade dos componentes seleccionados a incorporar, às menores economias de escala, nível de segurança, robustez e qualidade do "software" e "hardware" e mais elevada potencia. No entanto, o preço não é tão elevado (mercado internacional) como o sistema concorrente APCO - Association of Public-Safety Communications Officials.

- A transferência de dados é eficiente em circuitos planos, no entanto, em circuitos urbanos ou muito acidentados é baixa e com muitos erros, segundo os padrões actuais. O standards efectivo é de 3,5 kbit/s a 25 KHz. As ultimas versões, segundo se sabe não adquiridas por Portugal, permitem até 115,2 kbit/s a 25 kHz ou 691,2 kbit/s em canais a 150 kHz.

- O protocolo digital usado para comunicação é o TDMA que vem do inglês, "Time Division Multiple Access" , que quer dizer "Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo". Neste caso, simplisticamente, funciona dividindo um canal físico de frequência em até quatro intervalos de tempo distintos, mas devido á potencia usada em comunicações de segurança e emergência pode causar graves interferências em sistemas analógicos mais antigos de comunicações, VHF-FM ou UHF-FM, próximos.

Frequências usadas:

Sistemas de Segurança e Emergência.
Band 1 Band 2
1 380-383 390-393 MHz
2 383-385 393-395 MHz

Sistema Civil
Band 1 Band 2
1 410-420 420-430 MHz
2 870-876 915-921 MHz
3 450-460 460-470 MHz
4 385-390 395-399.9 MHz
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
bem ... o SIRESP que eu conheço trabalha com estas frequências :

Sistemas de Segurança e Emergência
Band 1 Band 2
1 380-383 390-393 MHz
2 383-385 393-395 MHz

Sistema Civil
Band 1 Band 2
1 410-420 420-430 MHz
2 870-876 915-921 MHz
3 450-460 460-470 MHz
4 385-390 395-399.9 MHz

com sistema em "split" entre Bandas
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
caro amigo Fred
arranja um receptor digital Sat e altera a etapa de audio + um Transverter + software scrambler/descrambler
e ve o que consegues

Quanto aos 5 ghz .....esquece e lê isto a seguir
.....................................................................................................................................................
O Projecto SIRESP - Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal é basicamente um sistema de telecomunicações digitais integrado que pode permitir a troca simultânea de mensagens de Voz e Dados, no entanto, são incompatíveis, pois utilizam "arquitecturas" de comunicação e protocolos totalmente distintos.

Por definição é "... um sistema único de comunicações, baseado numa só infra-estrutura de telecomunicações nacional, partilhado, que deve assegurar a satisfação das necessidades de comunicações das forças de segurança e emergência, satisfazendo a intercomunicação e a interoperabilidade entre as diversas forças e serviços e, em caso de emergência, permitir a centralização do comando e da coordenação" DL 167/2006 de 16 Agosto.

O SIRESP adoptou o TETRA (Terrestrial Trunked Radio), uma norma europeia de trunking digital, desenvolvida pelo Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSI), sob a égide da União Europeia.

O que é um "trunking" simples..?

Tradicionalmente num sistema vulgar, os equipamento de rádio funcionam, porque todas as partes envolvidas na comunicação estão de acordo sobre a frequência a usar e o modo (AM, FM, SSB, etc) a utilizar.

No sistema de Trunking, os rádios, por outro lado, estão constantemente a "renegociar" as frequências a utilizar através de um ou mais canais de controle. Isto permite uma utilização mais eficiente do numero de frequências limitadas, pois cada "conversa" não requer um único canal "estático" dedicado todo o tempo. No entanto, também o torna muito mais difícil de escutar e acompanhar, porque você não sabe que frequências, "eles", vão utilizar nos segundos seguintes. A chave está nos dados passados através de um protocolo do comando e controle centralizado que instrui cada rádio a mudar automaticamente de frequência, e o intervalo de tempo que este deve permanecer num canal seleccionado.

Alguns países do espaço europeu também implementaram novas redes de telecomunicações totalmente digitais para as forças de segurança e emergência, baseadas nesta tecnologia.

Algumas funcionalidades;

Vantagens:

- Suporte de Comunicações em Grupo.
- "Direct Mode" entre rádios.
- Serviços de transferência de dados.
- Programação remota de rádios.
- Estabelecimentos rápido de chamadas.
- Economia de Espectro.
- Segurança.
- Encriptação.

A exploração da Infra-estrutura é feita com recurso a plataformas de gestão centralizadas de forma a permitir a optimização da sua exploração, controlo dos níveis de serviço e de segurança, antecipação de problemas, etc.

Desvantagens genéricas:

- Requer mais potencia efectiva de RF do que um sistema convencional para manter a fiabilidade das comunicações, o que implica um gasto de energia superior e menor durabilidade de baterias em equipamentos portáteis ou autónomos.

- O preço dos equipamentos para segurança e emergência é mais elevado comparado com o sistema civil TETRA. Isto é devido à qualidade dos componentes seleccionados a incorporar, às menores economias de escala, nível de segurança, robustez e qualidade do "software" e "hardware" e mais elevada potencia. No entanto, o preço não é tão elevado (mercado internacional) como o sistema concorrente APCO - Association of Public-Safety Communications Officials.

- A transferência de dados é eficiente em circuitos planos, no entanto, em circuitos urbanos ou muito acidentados é baixa e com muitos erros, segundo os padrões actuais. O standards efectivo é de 3,5 kbit/s a 25 KHz. As ultimas versões, segundo se sabe não adquiridas por Portugal, permitem até 115,2 kbit/s a 25 kHz ou 691,2 kbit/s em canais a 150 kHz.

- O protocolo digital usado para comunicação é o TDMA que vem do inglês, "Time Division Multiple Access" , que quer dizer "Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo". Neste caso, simplisticamente, funciona dividindo um canal físico de frequência em até quatro intervalos de tempo distintos, mas devido á potencia usada em comunicações de segurança e emergência pode causar graves interferências em sistemas analógicos mais antigos de comunicações, VHF-FM ou UHF-FM, próximos.

Frequências usadas:

Sistemas de Segurança e Emergência.
Band 1 Band 2
1 380-383 390-393 MHz
2 383-385 393-395 MHz

Sistema Civil
Band 1 Band 2
1 410-420 420-430 MHz
2 870-876 915-921 MHz
3 450-460 460-470 MHz
4 385-390 395-399.9 MHz

ao colocar o meu post vejo este ... com as frequências que queria !!! estamos certos amigo é isso mesmo :espi28:
 

ct2ffc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 13, 2012
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Caro amigo:
1º para fazer escuta e se puder informe-se, é preciso ter licença de Radioescuta.


2º o Siresp trabalha nas frequências entre 390 e 420 Mhz ou seja a antiga rede analogica da TMN, convertida para digital.

3º a GNR-BT já não usa frequencias convencionais, salvo casos de pouca cobertura do siresp.

73 de ct2ffc
 
Última edição:

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Caro amigo:
1º para fazer escuta e se puder informe-se, é preciso ter licença de Radioescuta.


2º o Siresp trabalha nas frequências entre 390 e 420 Mhz ou seja a antiga rede analogica da TMN, convertida para digital.

3º a GNR-BT já não usa frequencias convencionais, salvo casos de pouca cobertura do siresp.

73 de ct2ffc

podes fazer radioescuta à vontade , em modo único RX obviamente

73 51 e boas escutas
 

AIRBUSA400M

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 17, 2011
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Sepura SRH3800w sGPS 380-430Mhz BRAND NEW TETRA Radio

radio.jpg
Bom dia, estive dois meses em inglaterra e comprei um radio Sepura SRH3800w sGPS. Pergunto se com este radio consigo ouvir alguma das nossas forças de segurança, bombeiros ou da proteção civil. Já me disseram que o radio está em DMO. O que se pode fazer com este radio? Obrigado
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Ver anexo 113231
Bom dia, estive dois meses em inglaterra e comprei um radio Sepura SRH3800w sGPS. Pergunto se com este radio consigo ouvir alguma das nossas forças de segurança, bombeiros ou da proteção civil. Já me disseram que o radio está em DMO. O que se pode fazer com este radio? Obrigado

o que se pode fazer com esse rádio ? boa pergunta ... será normal fazer Rádio Escuta, por exemplo !
a operação DMO de que fala, é uma função básica nesse tipo de equipamentos, assim como a operação TMO , não sei que mais valia poderá dai obter nas circunstâncias actuais ?!
se é possivel ouvir algumas das forças de segurança ... possivelmente poderá ouvir comunicações diversas , tais como : de meteorologia, de radiolocalização, e de modo ocasional alguma coisa mais , tendo em atenção da fraca potência desse equipamento

em Portugal o serviço móvel com recursos partilhados, que é a tecnologia TETRA usada nesse rádio é muito restrita ,pela utilização da faixa autorizada e licenciada, com frequências atribuidas, entre os 410 e os 430 MHz, sendo que a maior aplicação de frequências disponiveis nesse equipamento são utilizadas pelo SIRESP ... MAS impedidas de uma escuta ilegal , por serem em suporte digital e num canal próprio

não sabe que as NOVAS e + actuais, frequências oficiais [ forças de segurança por exemplo ] são atribuidas , filtradas e desviadas ...precisamente para que não sejam escutadas , por qualquer rádio que se comercialize por ai ?!
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
È assim

Uma rede tetra é muito parecida a uma rede gsm mas com diferentes frequencias e tipo de modulação e menos capacidades. Cada terminal tem um ID que a rede consegue rastrear, por conseguinte detectar, e por conseguinte é muito dificil escutares qualquer coisa de uma rede em que o terminal não se consiga registar. se tiveres 2 radios portateis podes utilizar em dmo ou seja de modo directo mas não de modo legal
 

girinho109

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 8, 2013
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
boas olha podes-me facultar as frequências da gnr,psp etc...
eu partilho contigo as frequências de todos os bombeiros e protecção civil..
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
boas olha podes-me facultar as frequências da gnr,psp etc...
eu partilho contigo as frequências de todos os bombeiros e protecção civil..

procura outro tipo de escutas ... aproveita o equipamento da melhor forma possível :espi28:
 

karlosba

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Já venho atrasado, só desejo fazer uma pergunta que certamente não terei resposta. os utilizadores que escreveram neste tópico, são portugueses ou estrangeiros?
 

puntojtd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 19, 2015
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
boas a todos! não há por ai tabela de frequências actualizada zona de aveiro etc para escuta!
 

lfnet662

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 27, 2010
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Eu tenho um sdr configurado com software que escuta o siresp, o problema é que as comunicações são todas encriptadas e não se percebe nada, no software não sei que plugin usar para desencriptar os sinais.
 

lfnet662

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 27, 2010
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Eu tambem tenho um SDR todo configurado que descodifica todos os tipos de sinais DMR e TETRA, só que no tetra uma parde descodifica bem, ouve se o audio todo normalmente mas tenho uma parte do tetra em que se ouve destorcido o audio não se percebe nada, eu sei que nesta parte falta uma chave de desencriptação que eu nao sei ainda como configurar se alguem souber pode-me dar umas dicas para luisf662@gmail.com.
 
Topo