Alan Carr, consultor da Divisão de Protéses e professor da Mayo Clinic College of Medicine, nos Estados Unidos, explica que dependendo do alimento ingerido é melhor realizar a escovação antes de comê-lo ou passados 30 minutos.

O especialista explica que, quando ingerimos alimentos ou bebidas ácidas, essas substâncias enfraquecem o esmalte dos dentes. Assim, se a pessoa lavar os dentes de imediato pode danificar essa proteção natural da arcada dentária.



Por isso, o dentista e professor aconselha que, se sabe que vai ingerir alimentos ou bebidas ácidas, lave os dentes antes. Caso tenha comido algo com maior teor de acidez, aguarde cerca de meia hora para realizar a escovação.

Mas...

Carr ainda comenta que alimentos açucarados ou com amido fazem com que as bactérias presentes na boca gerem um ácido que também ataca o esmalte dos dentes ao longo de 20 minutos ou um pouco mais.

Por isso, nesses casos é indicada a lavagem logo de seguida — antes que os microrganismos comecem a libertar o tal ácido. Por fim, acrescenta que escolher alimentos com baixa quantidade de hidratos de carbono e açúcar pode ajudar na redução da produção dessa substância prejudicial aos dentes.

IN:NM