• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Transmitir canais digitais sem fio para localização afastada-Fibra

ARPcPro

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Á saida do ONT no Meo fibra, por cabo coaxial tem-se vários canais digitais e também analógicos.

Qual será a melhor forma custo/beneficio de transmitir estes canais para uma TV localizada a 85 metros numa outra casa da rua?

Transmitir as frequencias todas seria provavelmente muito dispendioso. Só com um canal de cada vez, a distancia parece muito afastada para que as piramides funcionem, ainda por cima por detrás de paredes exteriores. Não dará para usar a antiga antena logaritmica UHF como emissora, e sintonizar na TV remota?

Encontrei equipamento por 70 euros que deve dar, mas não me parece que depois consiga mudar de canal na box TDT emissora: www.ebay.com/itm/1-2G-1500mW-8Ch-Wi...VPFaM6rQvd0dKfrxMS3PSoNm-HkMaAqO3EALw_wcB:G:s
 
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Eventualmente a mais facil será a conversao para IP.
Uma qq box Enigma2, Android (com suporte de stream), OpenElec ou LibreElec com tuner cabo e depois ligar ambas as casas por rede (seja por cabo ou wifi, eu tenho a minha casa ligada à minha mae e ao meu cunhado a mais de 1km de distancia com um link wifi superior a 150Mbps), na casa de destino ter um qq aparellho compativel para receber o stream. Entre 2 boxes Enigma2 é algo transparente e parece q tens la o sinal directo, com o Kodi tb se usa bem.

Mas quem tem boxes cabo q confirme se apanha normalmente os canais digitais, eu penso q sim.

Boa sorte com o projecto
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Á saida do ONT no Meo fibra, por cabo coaxial tem-se vários canais digitais e também analógicos.

Qual será a melhor forma custo/beneficio de transmitir estes canais para uma TV localizada a 85 metros numa outra casa da rua?

Transmitir as frequencias todas seria provavelmente muito dispendioso. Só com um canal de cada vez, a distancia parece muito afastada para que as piramides funcionem, ainda por cima por detrás de paredes exteriores. Não dará para usar a antiga antena logaritmica UHF como emissora, e sintonizar na TV remota?

Encontrei equipamento por 70 euros que deve dar, mas não me parece que depois consiga mudar de canal na box TDT emissora: www.ebay.com/itm/1-2G-1500mW-8Ch-Wireless-AV-Transmitter-Receiver-CCTV-Security-Camera-System-/161454969943?ef_id=Cj0KCQjwuNbsBRC-ARIsAAzITuePiS4mOJ_WZWZhVM15et6p_2VVPFaM6rQvd0dKfrxMS3PSoNm-HkMaAqO3EALw_wcB:G:s
Transmitir via aérea em UHF só se for um canal de cada vez e para isso terias de ter algo que sintonizasse os canais todos e depois os modulasse numa frequência que a antena iria emitir. O equipamento que indicaste também não dá porque só permite o envio de um canal de cada vez. Em ambos os casos a pessoa da tal outra casa não poderia mudar os canais. A única maneira viável de enviar todos os canais de maneira independente seria por cabo coaxial.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas quem tem boxes cabo q confirme se apanha normalmente os canais digitais, eu penso q sim.
Os tuners de cabo não sintonizam os canais RF da fibra, teria que ser um tuner DVB-T.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Os tuners de cabo não sintonizam os canais RF da fibra, teria que ser um tuner DVB-T.

Realmente agora q falas isso é que me lembrei do DVB-C e DVB-T, pronto uma box E2 com DVB-T integrado ou com opção de o colocar e via rede já se safa.
Ainda requer algum investimento, pelos menos 2 boxes (uma para a conversão e a outra para receber), dependendo do local e distancia uma ou duas antenas wireless de exterior (CPE TP-Link, 2.4ghz ou 5ghz) e um router (com função AP, todos têm bastando desligar o DHCP) na casa de destino (tb para ter net lá)

Mesmo q ainda seja algum investimento ele é rapidamente recuperado pois terá outra casa com tv+net com apenas o contrato inicial, nem a necessidade de fazer outro.
Em antenas para ligar a minha casa à minha mãe e ao meu cunhado gastei perto de 150€ (3 antenas 5Ghz), já estão mais que pagas. Entretanto o ano passado tive q comprar outra, com o mau tempo a da minha mae caiu do mastro (abraçadeiras da trampa) e ficou caída no telhado ao contrario, entrou montes de agua e puff. E eu sabia q as abraçadeiras ja tiveram melhores dias, mas foi dando smp a preguiça de ir ao telhado e pumba para a aprender!!!
:Espi37::Espi37:
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Realmente agora q falas isso é que me lembrei do DVB-C e DVB-T, pronto uma box E2 com DVB-T integrado ou com opção de o colocar e via rede já se safa.
Ainda requer algum investimento, pelos menos 2 boxes (uma para a conversão e a outra para receber), dependendo do local e distancia uma ou duas antenas wireless de exterior (CPE TP-Link, 2.4ghz ou 5ghz) e um router (com função AP, todos têm bastando desligar o DHCP) na casa de destino (tb para ter net lá)
Mas com esse sistema também só envia o canal que estiver seleccionado na box "mãe", não é?
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Mas com esse sistema também só envia o canal que estiver seleccionado na box "mãe", não é?

Não necessariamente, podes puxar todos os canais que estão na mesma frequencia. Pelo menos no satelite podes com um só tuner ver todos os canais presentes nesse TP em diversos equipamentos em simultaneo. Agora no cabo/terrestre n sei se funciona da mm forma, ja q dentro da mm frequencia tem varios canais.
Entre duas boxes Enigma2 é algo mto porreiro, a principal fica smp em standby (para manter o tuner livre) e na segunda desliga-se nas definições o tuner (se for terreste, se for satelite nem é necessario pois a box sabe o tipo de canla) e activa-se o fallback tuner (colocando o ip da primeira). Coloca-se a mm lista em ambas as boxes, na segunda andas de canal em canal exactamente com o mm comportamento se tivesse com o cabo directo, até a info do EPG recebe tudo. Ou seja, na remota escolhes o canal q queres e a principal envia o q é pedido, nao fica limitada aos sistemas tradicionais q escolhes 1 canal e apenas emite esse.

Se o segundo aparelho for qq coisa q aceite Kodi tb dá, neste caso o Kodi tem lá uma opçao para mudar o canal da box principal caso n esteja em standby. Em caso de falha de luz o Enigma2 tem lá uma opçao qd iniciar ir automaticamente para standby, visto q será neste caso apenas uma box servidor n justifica ficar ligada e assim garante o tuner livre para a outra box remota. Entre 2 Enigma2 a principal tem q estar em standby, entre a principal e um kodi pode estar ligada pois tem la uma opçao para mudar para o canal q o kodi está a pedir

Caso queiras ver algo a funcionar avisa, se tiveres alguma Enigma2 podemos testar (tb dá pela net).
E hoje em dia as boxes E2 estão para todo o tipo de valores. Pode ser q seja a solução para algum tipo de instalação q necessites de fazer, pois é mais simples passar sinal de rede seja por cabo, wifi ou powerline do q às vezes por cabo coaxial
 
Última edição:

ARPcPro

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado. Pelo que percebo a melhor opção será converter para IP. Sem cabo coaxial já entendi que só dará um canal de cada vez ou um transponder de cada vez.
Tenho vários tuners DVB-T de TVs antigas que entretanto foram substituidas, e tinha pensado reutilizar um deles com o equipamento que partilhei no post inicial, mas assim não vai dar. Com o equipamento todo a solução fica um bocado cara só para ter uns canais a mais. Para recapitular:

1) Origem: "Enigma2, Android (com suporte de stream), OpenElec ou LibreElec"

As boxes que vi mais baratas só tem tuner DVT-S2. Numa pesquisa rápida, as DVB-T2 apareceram a 90 euros.

Alternativa low cost poderia ser um portatil antigo a correr o OpenElec, ou um HTPC. Tenho um Tuner DVB-T USB que comprei por 10 euros no ebay há uns anos e sei que o linux tem drivers para esses tuners baseados no Afatech AF9015. Mas a correr 24/7 pode-me sair mais caro devido ao consumo de energia.


2) Destino "Enigma 2"

Posso comprar a Enigma 2 mais barata de todas (55 a 60 euros) uma vez que nem irei usar o tuner. Simplesmente abre o stream e troca os canais da box de origem.

No destino preciso de algo simples para os meus pais usarem. Não pode ser nada complexo que implique abrir apps, ou seguir links. Teria que ser ligar do standby e abrir o stream automaticamente.


3) Link WiFi, 2x TP-Link CPE. Tenho uma TL-WA7210N de 2.4Ghz que custou uns 50 euros mas está a ser usada. Teria que comprar outras duas - 100 Euros

Total: 90 + 60 + 100 = 250 Euros. Vou pensar.

Edit: A origem dos canais não tem net, por isso não preciso de AP. Caso fosse preciso, talvez desse para safar usando o modo "AP router/AP client router" to TL-Link CPE. Actualmente tenho a TP-Link ligada por wireless a um router Thomson MEO remoto (para receber net). Ao mesmo tempo a TP-Link cria um outro SSID para eu ligar os meus aparelhos por wireless e também fornece net pela porta de rede.
 
Última edição:

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Do lado dos teus pais é uma box E2 com certeza, simples de usar na mudança de canais e a lista de canais fácil de navegar. Dessa forma já limita a bix na origem, convém q seja tb uma E2 para ser algo directo, pois de outro sistema com openelec/libreelec para E2 já requer mto mais trabalho nas configurações da box E2.
Para os teus pais pelo menos uma Vu Zero, são mto rápidas tendo em conta o valor delas, as mais baratas podem ficar aquém.

Em resumo necessitas de duas boxes E2, sendo a principal com tuner DVB-T ou opção de o colocar. O desafio maior é fazeres lá chegar a rede, já testaste uma CPE do lado dos teus pais a ver se detecta obteu wireless e se consegue um link estável? As antenas CPE agora vêm limitadas na potência (normas da UE), mas depois digo-te um comando q se mete por telnet para se ter acesso às opções de força de sinal. Pq se fosse cumprir as normas n conseguia o link q tenho para a minha mãe e o meu cunhado, a de 2.4ghz dá 5km e de 5ghz dá 15km (se n me falha a memória), mas à potência máxima. As de 5ghz temos mais canais disponíveis para além dos routers domésticos 5ghz, logo n se vai causar problemas a ninguém. Em 2.4ghz é necessário escolher o canal menos usado no local.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
ZGemma H5 H.265 Recetor SAT & Cabo/TDT

Estou desactualizado do anda por aí de boxes, mas parece-me q esta acima como a de envio chega bem, média de 70€. O tuner é combo cabo/tdt e ainda tem o satélite. A box dará para os 3 sistemas, de momento sendo a fibra (meo ou Vodafone) é o tuner tdt, se no futuro mudares para nowo ou NOS é cabo. O satélite ler o cartão na box já é mais complicado.
Nos teus pais mantenho a recomendação de ser Vu Zero.
 

ARPcPro

GF Bronze
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Obrigado, essa box parece realmente bastante boa para o que quero. Em posts de 2018 também vi recomendações das VU+, por isso tenho de investigar.

Apesar das 2.4Ghz terem mais interferencia, tinha ideia de que teriam um maior alcance. Á medida que as operadoras forem fazendo upgrades ao routers, acho que o espectro de 5Ghz vai ficar igualmente saturado.

Na minha CPE TP-Link tive de escolher como país a Bolivia para conseguir os 27 dBm. E com um telemovel já vi que pelo menos assim apanho rede na casa de destino. Portanto com outra TP Link a receber, teria um link muito estável. Num dLink da Sapo é que também só consegui alterar o país e a potencia com comandos telnet.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
O espectro do 5ghz a nível caseiro termina +/- no canal 60 e qq coisa, nas antenas de exterior tens canais até ao 161. Ao usar estes canais nem a grande maioria dos tlms e computadores as detecta, o q aumenta a segurança da rede evitando artistas a tentar descobrir a pass pois nem aparece nos normais aparelhos
 
Topo