• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

cartão tntsat Fransat

Status
Não está aberto para novas respostas.

FRIAS

GF Bronze
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
bom dia
alguem sabe o que se passa com Eutelsat 5W diz sem sinal na frequência da TF1 e 2-3-4 etc
nas otras tem
cumps
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,278
Gostos Recebidos
796
Boas esse satélite teve algumas alterações e é possível que neste momento o novo que entrou ontem ao serviço deixe de fora Portugal e uma boa parte de Oeste de Espanha,portanto o sinal está mais fraco, Penso eu,abraço
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Parece que houve um problema com a entrada em serviço do novo Eutelsat 5WB e a cobertura agora é diferente (ver link) e deixou Portugal e parte de Espanha de fora. Eu digo "parece" porque pode ter sido apenas uma desculpa para deixar Portugal de fora da cobertura.
Sendo assim, as frequências que já passaram para o 5WB deixaram de se poder receber com antenas pequenas. Eu consigo captar algum sinal com 1,20m mas ainda assim é fraco e a imagem tem paragens ocasionais. Quando as que ainda estão no 5WA passarem para o 5WB, adeus Fransat em Portugal.

https://www.fransat.fr/wp-content/uploads/2020/01/Carte_Couverture_EUTELSAT_5WB.jpg
 

mat_2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boas amigo DX2, tiveste que mover a parabólica? É que ando a testar com uma de 1.40m e ando as cegas.. isto porque no recetor nao existe 5w a ou b.. só existe 5w.. nao tenho como visualizar a intensidade de sinal do 5w b..
Já agora, no FB da fransat vi o comentário de um sujeito que conseguiu resolver com uma de 2m.. ,��
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
O cartão da TNT SAT para astra 19.2 funciona no receptor que usava para ver a fransat no eutelsat 5w?
Ou é preciso comprar um receptor apropriado?

Obrigado
 

mat_2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Parece que houve um problema com a entrada em serviço do novo Eutelsat 5WB e a cobertura agora é diferente (ver link) e deixou Portugal e parte de Espanha de fora. Eu digo "parece" porque pode ter sido apenas uma desculpa para deixar Portugal de fora da cobertura.
Sendo assim, as frequências que já passaram para o 5WB deixaram de se poder receber com antenas pequenas. Eu consigo captar algum sinal com 1,20m mas ainda assim é fraco e a imagem tem paragens ocasionais. Quando as que ainda estão no 5WA passarem para o 5WB, adeus Fransat em Portugal.

https://www.fransat.fr/wp-content/uploads/2020/01/Carte_Couverture_EUTELSAT_5WB.jpg

Boas amigo DX2, tiveste que mover a parabólica? É que ando a testar com uma de 1.40m e ando as cegas.. isto porque no recetor nao existe 5w a ou b.. só existe 5w.. nao tenho como visualizar a intensidade de sinal do 5w b..
Já agora, no FB da fransat vi o comentário de um sujeito que conseguiu resolver com uma de 2m.. ,��
 

mat_2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
O cartão da TNT SAT para astra 19.2 funciona no receptor que usava para ver a fransat no eutelsat 5w?
Ou é preciso comprar um receptor apropriado?

Obrigado

Nao.. tens de ter um recetor tnt sat.. a nao ser que dê para alterar o firmware.. eu tenho um thomson e no site do fabricante existe as duas versões.. agora nao sei se é possível fazer essa alteração visto que o modelo ths804 é para tntsat e ths805 para fransat.
. https://www.thomsonstb.net/pt/support
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Boas amigo DX2, tiveste que mover a parabólica? É que ando a testar com uma de 1.40m e ando as cegas.. isto porque no recetor nao existe 5w a ou b.. só existe 5w.. nao tenho como visualizar a intensidade de sinal do 5w b..
Já agora, no FB da fransat vi o comentário de um sujeito que conseguiu resolver com uma de 2m.. ,��
Não, a minha antena é rotativa e por isso não a posso afinar exclusivamente para esse satélite senão desregulo o arco todo. A informação fornecida pela Fransat de que é preciso afinar as antenas novamente em elevação e rodar um pouco o LNB é para as antenas fixas e deve-se ao facto de o E5WA estar em órbita inclinada e as antenas terem sido afinadas para essa inclinação. Como o E5WB não tem essa inclinação, pode dar-se o caso de em algumas instalações o sinal das frequências que já foram mudadas não estar a 100% devido à afinação anterior.
O receptor não precisa de ter lá o satélite específico, podes afinar a antena com o que lá está porque as frequências são as mesmas. Com 1,40m és capaz de te safar. Eu tenho dois clientes, um com uma de 1,80m fixa (ainda do tempo dos canais franceses em analógico) e outro com uma de 2,30m rotativa e nenhum dos dois se queixou de ter ficado sem sinal.
 

mat_2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Não, a minha antena é rotativa e por isso não a posso afinar exclusivamente para esse satélite senão desregulo o arco todo. A informação fornecida pela Fransat de que é preciso afinar as antenas novamente em elevação e rodar um pouco o LNB é para as antenas fixas e deve-se ao facto de o E5WA estar em órbita inclinada e as antenas terem sido afinadas para essa inclinação. Como o E5WB não tem essa inclinação, pode dar-se o caso de em algumas instalações o sinal das frequências que já foram mudadas não estar a 100% devido à afinação anterior.
O receptor não precisa de ter lá o satélite específico, podes afinar a antena com o que lá está porque as frequências são as mesmas. Com 1,40m és capaz de te safar. Eu tenho dois clientes, um com uma de 1,80m fixa (ainda do tempo dos canais franceses em analógico) e outro com uma de 2,30m rotativa e nenhum dos dois se queixou de ter ficado sem sinal.

Desde já obrigado pela partilha de informação!
As frequências são as mesmas? Isto é, nao preciso de fazer uma nova busca? Sabes me dizer qual é a diferença de inclinação e rotação de lnb entre uma e outra? Ja ando farto de procurar, como ainda é recente nao se encontra no site da dishpointer.. ja agora, a minha parabólica é de foco primário..
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Desde já obrigado pela partilha de informação!
As frequências são as mesmas? Isto é, nao preciso de fazer uma nova busca? Sabes me dizer qual é a diferença de inclinação e rotação de lnb entre uma e outra? Ja ando farto de procurar, como ainda é recente nao se encontra no site da dishpointer.. ja agora, a minha parabólica é de foco primário..
Obviamente que têm de ser as mesmas, foi apenas uma substituição de satélite. A Fransat não menciona quaisquer graus em relação à inclinação, apenas dizem que a antena tem de ser corrigida nesse parâmetro. Em relação ao LNB, ele falam em 3.5º para o lado esquerdo, visto de frente para o prato, mas é sempre melhor afinar consoante aquilo que o sinal indicar.
Mais uma vez, não interessa se o satélite é novo ou não, a posição orbital é a mesma. Se essa antena estava orientada para o E5WA já devia captar o E5WB sem ser preciso mexer em nada.
 

kim@pires

GF Prata
Entrou
Dez 9, 2007
Mensagens
152
Gostos Recebidos
0
bom dia amigo DX2,gostava que me informasse se entao os canais ja estao a funcionar.......ou se é preciso fazer o ajuste.......
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Zona centro a 10km do mar antena de 1,80 m f.p. não apanha sinal
 

mat_2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Zona norte 20klm do mar antena 1,50m f.p tb nao apanha sinal.. apanha 80% sinal 88% qualidade do sat 5wa .. 5wb as cegas.
Ja estou a pensar improvisar com pedaços de cartão e papel de alumínio, colocando a volta pra tentar saber o diâmetro que eu preciso..nao sei se vai resultar mas queria tentar perceber o que me compensa gastar antes de comprar alguma coisa..
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
bom dia amigo DX2,gostava que me informasse se entao os canais ja estao a funcionar.......ou se é preciso fazer o ajuste.......
Não estão nem estarão durante os próximos 15 anos, a não ser que a Fransat substitua o satélite antes de ele chegar ao fim do tempo útil de vida. O ajuste de que falei é apenas para quem se encontra dentro da zona de cobertura, como nós estamos fora não resolve nada.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
...queria tentar perceber o que me compensa gastar antes de comprar alguma coisa..
Não vale a pena gastares dinheiro para tentar captar o Fransat. A única solução é o TNT SAT do Astra, isto quando houver receptores com disponibilidade imediata porque neste momento ninguém tem em stock, só de encomenda. Espero que com a procura que vai haver a partir de agora por causa da situação do Fransat, as lojas voltem a repôr os stocks. Eu tenho dois clientes franceses que já mandaram vir de fora pela internet para não estarem à espera mais tempo.
 

zeca011963

GF Bronze
Entrou
Nov 21, 2019
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
para portugal fransat acabou é preciso mudar para astra e comprar o arparelho e cartao da tnt sat
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo