• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Novo satélite para Fransat! Soluções?

mat_2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boa tarde amigos, como muitos ja devem saber a eutelsat adicionou um novo satélite que tem por fim substituir o conhecido 5w A, pelo o 5w B.
Os canais franceses foram todos transferidos para esse novo satelite excepto o canal "france 3". Até aii td bem, o grande problema foi quando me apercebi que estes indivíduos retiraram Portugal e algum territorio de Espanha no mapa de alcance de sinal no 5w B.. Acho isso um grande desrespeito sabendo da quantidade de utilizadores existentes no nosso país que, compraram os recetores e cartões adequados e agora não poderão usufruir do mesmo... mas isso é apenas a minha opinião que nada vale perante estes trafulhas..

Resolvi então abrir este tópico, na esperança de encontrar soluções para todos aqueles que possuem um recetor fransat e que tencionam continuar a dar uso do mesmo.
Ja realizei algumas pesquisas e encontrei um sujeito que deixou um comentário na pagina de FB da fransat, dizendo que conseguiu alcancar o sinal com uma parabólica de 2m de diâmetro.
Já tentei mexer-me com uma de 1.40 m e ainda nao consegui nada.. até porque nem sei se estou corretamente direcionado para o satélite uma vez que o recetor não tem opcão do 5w B


Desde já agradeço a todos aqueles que queiram partilhar seus conhecimentos/experiências sobre este assunto :espi28:
 

o.dias

GF Bronze
Entrou
Fev 11, 2011
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
isso e para esquecer a solução e comprar uma box tnt sat astra 19g e virar o prato.
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
O cartão da TNT SAT para astra 19.2 funciona no receptor que usava para ver a fransat no eutelsat 5w?
Ou é preciso comprar um receptor apropriado?

Obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O cartão da TNT SAT para astra 19.2 funciona no receptor que usava para ver a fransat no eutelsat 5w?
Ou é preciso comprar um receptor apropriado?

Obrigado
Não funciona, tem de ser um receptor específico para o TNT SAT.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Só agora soube desta situação. Alguem sabe se esta situação estaria programada ou será propositada?
 

mat_2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Só agora soube desta situação. Alguem sabe se esta situação estaria programada ou será propositada?

Depois de imensas queixas por parte dos utilizadores feita na página de FB da fransat, a resposta deles é que a fransat é para uso de residentes em França.. Desculpas, pois puseram cobertura para o norte de África onde existe imensos emigrantes árabes..
 

mat_2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Só agora soube desta situação. Alguem sabe se esta situação estaria programada ou será propositada?

Depois de imensas queixas feitas pelos utilizadores na página do FB da fransat, a resposta deles é que a fransat é para ser utilizado pelos residentes em França.. desculpas, pois puseram cobertura no norte de África, sabendo da grande quantidade de emigrantes arabes em França..
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Só agora soube desta situação. Alguem sabe se esta situação estaria programada ou será propositada?
Nem uma coisa nem outra. Durante a operação de colocação em funcionamento do satélite um dos painéis solares não abriu e ficou inutilizado, o que vai limitar a produção de energia e por isso eles viram-se obrigados a reduzir capacidade do satélite, ficando a funcionar apenas com a capacidade mínima durante o seu tempo de vida útil (15 anos). Devido a isso, a Fransat viu-se obrigada a reduzir ao mínimo a zona de cobertura. Comparando com o feixe Super do E5WA (onde o Fransat estava a emitir anteriormente), que cobria da Escandinávia ao Norte de África e de Portugal à Ucrânia, a totalidade do feixe deste E5WA "aleijado" é ainda menor do que só o núcleo do feixe anterior.
No entanto levanta-se a seguinte questão: será que a cobertura daquele bocadinho que falta da Península Ibérica iria afectar assim tanto o funcionamento dos serviços mínimos do satélite? É que olhando para a imagem do footprint, pode-se sinceramente suspeitar de má-fé.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Depois de imensas queixas feitas pelos utilizadores na página do FB da fransat, a resposta deles é que a fransat é para ser utilizado pelos residentes em França.. desculpas, pois puseram cobertura no norte de África, sabendo da grande quantidade de emigrantes arabes em França..
E nem se estão a preocupar muito com a quantidade franceses que residem em Portugal porque sabem que eles podem mudar para o Astra e ficar servidos na mesma. :/
 

mat_2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
E nem se estão a preocupar muito com a quantidade franceses que residem em Portugal porque sabem que eles podem mudar para o Astra e ficar servidos na mesma. :/

Pois, mas não faz muito sentido sabendo que irão perder clientes para o tntsat.. assim obriga-nos a comprar um novo recetor e um novo cartao. Bom era se desse para alterar o software do meu thomson ths805 para tntsat. Assim só teria a despesa do cartão..
Não sei se alguém sabe se é fazível.

https://www.thomsonstb.net/en/products/satellite-receivers/ths804tntsat
https://www.thomsonstb.net/en/products/satellite-receivers/ths805
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Pois, mas não faz muito sentido sabendo que irão perder clientes para o tntsat..
Clientes? Ninguém paga para ver a TNT por satélite por isso eles não vão perder quaisquer clientes. E nem se pode dizer que vão vender menos receptores porque 4 anos depois da passagem para HD as vendas já estagnaram, mesmo cá em Portugal.
 

mat_2009

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2013
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Clientes? Ninguém paga para ver a TNT por satélite por isso eles não vão perder quaisquer clientes. E nem se pode dizer que vão vender menos receptores porque 4 anos depois da passagem para HD as vendas já estagnaram, mesmo cá em Portugal.

Sim clientes..quando pagas um cartao fransat de 4 em 4 anos considero-me cliente..
 

sector_d

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 15, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
O ajuste de que a Fransat fala à polarização nao se deve ao facto do 5WA estar em órbita inclinada. Deve-se sim ao facto de que historicamente os Telecom nos 5ºW sempre tiveram uma orientação de polarização diferente de todos os outros satélites do arco. Tem a ver com a tecnologia de estabilização dos próprios satélites. Com o 5WB, o "vertical" e "horizontal" desta posição aproximou-se do standard.

Em relação à recepção, é possível que aconteça uma de 2 coisas:

1. Os multistream italianos mudam-se para os 9E e liberta capacidade neste satélite. Isso tornará possível, a partir de 6 de Fevereiro, que os restantes transponders Fransat migrem igualmente para o 5WB.
2. Outro satélite, por exemplo o EUT 7A, deslocar-se-á para os 5ºW para reforçar o 5WB a meio gás.

Em qualquer das situações a recepção tenderá a melhorar:

a) No 1º caso, melhora um pouco porque neste momento nós temos transponders muito fracos imersos no espectro com outros super fortes. Estes ultimos saturam o LNB e cegam o tuner. Quando estiverem todos ao mesmo nível poderemos receber melhor sinal.
b) No 2º caso, é possível que a FRANSAT migre novamente os seus transponders para um feixe mais alargado, como estava antes.

Ainda há esperança... aguardemos por 6 Fevereiro em diante...(podem mudar a data das próximas migrações).
 

sector_d

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 15, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Esta informação é fidedigna? Qual é a origem dela?

A Eutelsat ja divulgou há imenso tempo que o 7A ia para outra posição orbital. Está na página há meses...

eut7c.jpg

Que o destino poderá ser os 5ºW fui eu que considerei possível, não é uma afirmação. Em todo o caso, estou mais inclinado para a minha primeira possibilidade, desvio dos MIS italianos para 9E e migração do restante 5WA para 5WB. E há muitos outros destinos possíveis para o 7A, assim como há também outros candidatos a suprir a falta de capacidade nos 5ºW, como por exemplo um dos Hotbird.

PS: porque é que eu acho o 7A um bom candidato? porque o footprint do 7A é bastante adequado à missão dos 5ºW e porque o tempo de vida do 7A permite encontrar outra solução mais definitiva (um 5WC)
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A Eutelsat ja divulgou há imenso tempo que o 7A ia para outra posição orbital. Está na página há meses...

Ver anexo 158097
Pois, serem deslocados para outra posição orbital é geralmente o que acontece aos satélites em fim de vida... mas não é para continuarem a funcionar.
 
Última edição:

sector_d

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 15, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Pois, serem deslocados para outra posição orbital é geralmente o que acontece aos satélites em fim de vida... mas não é para continuarem a funcionar.

Os satélites em fim de vida (efectiva, sem possibilidade de continuar a funcionar) não vão para outra posição orbital!
Não me parece que a Eutelsat dissesse que ia para "outra posição orbital" estando a referir-se ao fim de vida efectivo. O Eutelsat 7A ainda tem vários meses de utilização possível, pois nem sequer ainda está em órbita inclinada.

E mesmo quando atingir essa fase, ainda poderá a funcionar algum tempo para outro tipo de serviços, DTH ou não, ainda em órbita geo-estacionária (posição a definir pelo operador). Dentro de dias saberemos qual a posição para onde irá. Tanto pode ser para os 5ºW como muitos outros pontos do globo onde a Eutelsat opera.
 
Última edição:
Topo