• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Instalacao Fotovoltaica

nando963

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
62
Gostos Recebidos
0
Ola pessoal, queria fazer uma instalação fotovoltaica, mas tenho varias duvidas. Nao sei se existe alguem aqui no forum que me possa ajudar mas de qualquer maneira ca ficam as minhas duvidas neste momento.
Eu quero instalar 19 paineis com a potencia cada um de 385w. O que prefaz 7345wh.
1-° A minha primeira duvida é se faço so um string em serie e ligo-o a um MPPT do modelador ou sera melhor fazer a ligacao em duas strings e em dois MPPT's?
2-° O inversor a instalar sera um Fronius , de 6kw ou tera de ser um de 8.2kw? Eu sei que os inversores tem uma tolerancia, alguem sabe a tolerancia desse inversor?
Haveram mais duvidas no seguimento do processo mas para ja sao mais que suficientes.
Agradeço desde ja a ajuda que poderem dar.
Obrigado
 

nando963

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
62
Gostos Recebidos
0
Boas,
não há ninguém que perceba de instalações fotovoltaica?
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
boas nando

bem pela quantidade de paineis que vais instalar vais vender energia a edp ??

------------------------------------------------
o ideal para tua instalação e o inversor Fronius 8.2kw ja esta incorporado 2 MPPT
com este inversor vais conseguir instalar todos os paineis
tem atenção a um pormenor sempre que um painel tiver um pouco de sombra vai t afectar restantes painéis

ja tens orçamento ?
vais gastar pipa de massa
 
Última edição:

freetv6969

GF Bronze
Entrou
Abr 21, 2007
Mensagens
66
Gostos Recebidos
0
Mas isso é para uma fabrica?
dà ideia que começas no telhado a fazer as coisas
O que te leva a querer meter essa potência?
O sistema é para vender á rede? é para injectar directo?, híbrido com baterias? Que consumos tens em casa de electricidade?, monofásico, trifasico?
Isto começa assim e o que se vai meter vem depois
 

freetv6969

GF Bronze
Entrou
Abr 21, 2007
Mensagens
66
Gostos Recebidos
0
O string é feito de acordo com as caracteristicas do inversor, apontar para o meio do mppt. E depois podes ter 1, 2, 3 séries, depende disso e dos paineis a meter em que ha modelos/potencias mais em conta que outros, é um jogo de valores a fazer.

O melhor a fazer é começar do inicio. Pegas em 4 faturas do ano anterior, espaçadas, entregas ao instalador, e ele com base nisso vai fazer os cálculos do que vais precisar, visto tu não perceberes nada disto. Não te metas com as empresas de energia porque elas metem-te logo para o maximo que é para ganharem na venda e depois no que vais produzir a mais para elas. Se quiseres manda-me isso que eu vejo-te o que será o ideal para o teu caso.
 
Última edição:

nando963

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
62
Gostos Recebidos
0
Ola pessoal e obrigado pela vossa ajuda e esclarecimentos.
Eu tenho um consumo de 8500kw ano, ou seja 23,3kw dia, monofásico, nao é mt mas é o suficiente para dar todos os anos 1500€ a empresa fornecedora de electricidade. Como tal quero fazer um investimento e reduzir ao maximo o consumo da fornecedora e produzir o maximo possivel para o meu consumo e carregar as baterias e também para ajudar a rentabilizar o investimento vender o que sobrar. Como durante o dia nao esta ninguem em casa a maior parte sera injetada na rede, pelo menos o que sobrar apos carregar as baterias.
Em primeiro quero fazer o investimento para auto-consumo com venda do excedente, e mais tarde incorporar umas baterias para o consumo nocturno.
O telhado da minha casa é direito, ou seja, horizontal. A minha ideia ( talvez não a mais correta) era meter 19 paineis bi-facial I'M SOLAR 385 M que têm um custo de 219€ cada um e ja com iva, com um suporte a 15° Renusol Console+. Ou entao meter 14 paineis com um suporte em metal a 35°. Isto agora é saber qual o sistema que sera mais rentavel.
Se meter 19 paineis com 15° de inclinacao tenho uma produção de 7282kw, se meter 14 paineis com a inclinacao de 35° tenho uma pruducao de 5638kw. A diferenca sao 1642kw. (numeros retirados do Autocalsol)
Na primeira opcao, com 19 paineis preciso de um Fronius 6.0-1 ( entrada 9000w maximo), na segunda opcao preciso do Fornius 4.6-1 é suficiente. (retirado da fronius.solarconfigurator)
Talvez ao fazer o primeiro investimento, comprar ja um inversor hibrido para nao ter de comprar um inversor e mais tarde um carregador de baterias. Mas qual?
Outra pergunta é, se optar pela opcao de 14 paineis, sera suficiente para o auto-consumo e tambem o carregamento das baterias?
Eu sei que no inverno a producao nao sera suficiente para o meu consumo e terei de ir a rede buscar alguma eletricidade, mas no verao sera excedentaria, o que sera vendida a rede e assim atenuar o custo no inverno.
Investimento inicial em 19 paineis com Fornius 6kw seria de 8200€+/-. Investimento em 14 Paineiscom Fornius 4.6 ou 5.0 kw seria de 6220€ +/-.
Pronto pessoal, esta ai a minha ideia, correta ou nao, digam-me a vossa opniao, por favor, e se acharem completamente disparatada, entao dêem-me a ideia que acham ideal.
Obrigado.
 
Última edição:

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
boa noite nando

bem como refere nosso amigo freetv estas começar casa pelo telhado
na minha mudesta opinião estas completamente perdido
primeira coisa fazer ter um sistema adequado para teu consumo ,essa ideia de vender acedentes a edp e mera ilusão .e uma mentiro
A uma coisa que não entendo e seguinte ,referes que não tem ninguém em casa longo do dia . que tipo se consumo tens nessas horas se não esta pessoal em casa ??
vais fazer seguinte vais vereficar no contador de energia entre as 8 horas as 18 horas quantos kva vais gastar ,partir daqui e que vais ver quantidade de paineis que vais precisar mesmo assim não podes colocar todos os paineis .
não sei onde foi buscar essa ideia de colocar 19 paineis isso e de outro planeta .

vou t deixar uma dica
inicio com 5 paineis verifica produção com medidores de energia ai sim se estiver dar resultado vai colocando mais paineis .
essa ideia dos paineis solares que em 6 anos vai rentabilizar esse mesmo dinheiro e uma mentira .
atenção para colocares sistema solares vais precisar de um instalador certificado , isto e ate podes ser tu a instalar vais precisar e da assinatura .

-----------------------------------------------------------------------------
fica aqui um parte do sistema solar
pega nesse dinheiro vais passar umas ferias

boas escolhas
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
boa noite nando

bem como refere nosso amigo freetv estas começar casa pelo telhado
na minha mudesta opinião estas completamente perdido
primeira coisa fazer ter um sistema adequado para teu consumo ,essa ideia de vender acedentes a edp e mera ilusão .e uma mentiro
A uma coisa que não entendo e seguinte ,referes que não tem ninguém em casa longo do dia . que tipo se consumo tens nessas horas se não esta pessoal em casa ??
vais fazer seguinte vais vereficar no contador de energia entre as 8 horas as 18 horas quantos kva vais gastar ,partir daqui e que vais ver quantidade de paineis que vais precisar mesmo assim não podes colocar todos os paineis .
não sei onde foi buscar essa ideia de colocar 19 paineis isso e de outro planeta .

vou t deixar uma dica
inicio com 5 paineis verifica produção com medidores de energia ai sim se estiver dar resultado vai colocando mais paineis .
essa ideia dos paineis solares que em 6 anos vai rentabilizar esse mesmo dinheiro e uma mentira .
atenção para colocares sistema solares vais precisar de um instalador certificado , isto e ate podes ser tu a instalar vais precisar e da assinatura .

-----------------------------------------------------------------------------
fica aqui um parte do sistema solar
pega nesse dinheiro vais passar umas ferias

boas escolhas

Concordo poucas vezes com este senhor mas desta vez sou obrigado a concordar.
Tenho trabalhado com alguns paineis poucos e sou muito leigo ainda.
Durante o dia se nao tens ninguem em casa a consumir entao o que vais poupar é nos equipamentos que tens em standby e se tiveres excedente OBRIGATÓRIAMENTE esse excedente é injectado na rede.
No teu lugar paineis com 750w é-te suficiente para o consumo que tens durante o dia,e aproveita e faz como alguns e eu próprio cria baterias em litium e carrega nos paineis......
Compra um pzem 004T(5 euros) um nodemcu esp 8266 (3 euros) para te medir o consumo em tempo real e online com possibilidade de teres app no telemóvel etc....
 

freetv6969

GF Bronze
Entrou
Abr 21, 2007
Mensagens
66
Gostos Recebidos
0
Não percebo essas contas, não bate certo com as minhas. Se queres ajuda não sejas teimoso e segue o que te dizem.
Continuas a insistir no erro apesar dos conselhos. O mundo das corochinas não existe. É este que temos e está feito para ajudar os mafiosos.
Portanto vai-te informar sobre o que implica fornecer energia á rede e quanto eles pagam antes sequer pensares seja no que for.

O sistema híbrido não injecta na rede

Se o que dizes sobre o que gastas dia está correcto, metes 4 paineis máximo (quanto maior a potencia mais pesado, maior, e difícil de manusear, há ai inversor solax a bom preço e ligas isso directo na rede em casa. Será aquele que te vai dar o melhor payback (estas a falar de marcas que custa uma pipa de massa). Mudar hábitos de consumo em casa, tudo que seja maquinas roupa, etc meter a funcionar quando ha luz. Queres ser independente? para já é complicado porque não temos baterias para isso a preços razoáveis e o que ha quando ha bronca as empresas fogem ás garantias com desculpas, etc.
 

nando963

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
62
Gostos Recebidos
0
Ok pessoal.
Esquecam tudo o que escrevi para tras e vamos comecar do zero.
Como ja escrevi tenho um consumo medio de 8500kw ano ou seja 23.3kw dia.
O que me aconcelham meter para reduzir o consumo o maximo possivel ( a 100% obvio que nao), tanto de inverno como de verao com um sistema de baterias para os consumos noturnos. (injeccao zero).
Quatro paineis como falou o amigo freetv6969, qual a potencia dos paineis e qual a potencia de baterias e qual a potencia do inversor/carregador Solax?
 
Última edição:

nando963

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
62
Gostos Recebidos
0
Uma outra coisa, é que nao posso estar agora a comprar 4 paneis e depois mais alguns e por ai adiante. Quero fazer um investimento definitivo.
 
Última edição:

freetv6969

GF Bronze
Entrou
Abr 21, 2007
Mensagens
66
Gostos Recebidos
0
Boas

Bem se o problema é não ter problemas com orçamento, eu propunha fazeres um mix com eólica principalmente por causa do inverno.
Partir de base para o sistema hibrido, já que queres baterias.
Essas tuas contas dá mais consumo por dia que por ano é que 8500KW é mais pequeno que 23.3KW dia. Deve ser 8500MW, por ai.



Seria ir para sistema com 8kw

As baterias depende do tempo que queres ter de autonomia, mas como é óbvio há um mínimo, e na produção ter de levar um reforço para compensar( se for tudo a PV).
Escolher de lítio de boa qualidade porque as células não são todas iguais assim como os bms e consegues ter mais longevidade, Um armário com sensor temperatura e ventilação
A eólica é uma incógnita, só com o tempo podes ver o seu resultado e depois ajustar algo mais.


A potência contratada podes baixar

Como podes ver ainda há ai uma coisas a pensar
O mexia é que não vai nada ficar contente com isso

Outra coisa a pensar é que rende mais um sistema destes do que ter o dinheiro no banco há espera de juros ou poder ficar sem ele, como aconteceu com muitas pessoas.
 

nando963

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
62
Gostos Recebidos
0
Ola pessoal ,
obrigado amigo freetv6969 pela tua ajuda.

O consumo anual é 8500kwh.
8500kwh/365dias= 23.3kwh dia ( não???)

A eólica esta fora de questão pq não tenho sitio para ela.

"Seria ir para sistema com 8kw " isso foi o que pensei ao principio da nossa conversa.
Eu falei em 19 paineis, ( o maximo que posso por no meu telhado) com a potencia de 385w, o que da 19*385=7315w, o que esta perto dos 8kw que falaste. Ja estamos de acordo em alguma coisa. :)

Com o Fornius de 6k ( que pode ligar ate 7500w salvo erro. 20%).

Em relacao as baterias de litio alta voltagem. Um pack BYD H6.4 À 6,4KWH alta tensao, e posso sempre mais tarde ir aumentando a potencia.

Agora achas que com esta configuracao conseguirei uma reducao na ordem dos 70/80% no meu consumo?

Um abraco
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
nando 963
continuas com mesmo erro , mas esse mesmo erro vai-te ficar caro , acerdita
bem a coisa que ainda não entendi se não esta ninguém em casa durante dia como e que tens este gasto 8500kw ano ou seja 23.3kw dia???
--------
continuas no mesmo erro 19 painéis *385=7315w
estas a esquecer de um pormenor muito importante paineis quando recebem sol não atingem 385w em segundos esse valor so vai chegar paineis quando do sol estiver no pico isto e por volta do meio dia mas varia sempre longo do ano .
--------------------------------------------------------
nunca e de mais repetir - , mede a potencia em w longo do dia partir dai escolhes a potencia dos painéis
tens no mercado medidores de potencia em w bem baratos

deixo-te aqui um aparte recentemente estudei possibilidade de colocar 1 bateria no meu sistema solar essa mesma bateria tem custo 2.360euros dava para 7mil ciclos apos umas contas não valia pena estar a investir esse mesmo dinheiro , quando bateria termina-se ciclo de vida e que investimento ficava pago , resumindo que se lixe bateria
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
Ola pessoal ,
obrigado amigo freetv6969 pela tua ajuda.

O consumo anual é 8500kwh.
8500kwh/365dias= 23.3kwh dia ( não???)

A eólica esta fora de questão pq não tenho sitio para ela.

"Seria ir para sistema com 8kw " isso foi o que pensei ao principio da nossa conversa.
Eu falei em 19 paineis, ( o maximo que posso por no meu telhado) com a potencia de 385w, o que da 19*385=7315w, o que esta perto dos 8kw que falaste. Ja estamos de acordo em alguma coisa. :)

Com o Fornius de 6k ( que pode ligar ate 7500w salvo erro. 20%).

Em relacao as baterias de litio alta voltagem. Um pack BYD H6.4 À 6,4KWH alta tensao, e posso sempre mais tarde ir aumentando a potencia.

Agora achas que com esta configuracao conseguirei uma reducao na ordem dos 70/80% no meu consumo?

Um abraco

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora achas que com esta configuracao conseguirei uma reducao na ordem dos 70/80% no meu consumo?:naodigas::est48:

esta reducao na ordem dos 70/80% so na conta bancaria :right::Espi06:
 
Topo