• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Projetos eletrónicos caseiros

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Continuando com as "engenhocas" deste tópico aqui https://www.geralforum.com/board/showthread.php/719790-projecto-automacao-da-minha-casa desta feita com coisas diferentes ou seja fiz alguns power banks e ups caseiros com alguns componentes provenientes da china do tipo carregadores de baterias com proteçao de baterias,bms,leds mostradores de baterias e alguns steep ups.....

Arranjei algumas caixinhas de madeira e alguns tamparoeis e meti maos á obra heeheheh.

Aqui fica o resultado.


Aqui o meu primeiro power bank tem 4 baterias(18650) usb steep up com máximo de carregamento de 600 MLA de corrente e com um carregador de baterias TP4056 com proteçao de baterias e um voltimetro/amperimetro para fazer a mediçao o consumo que consome cada telemovel nos carregamentos.
Dá para fazer 2 carregamentos completos e demora cerca de 6 horas para carregar o power bank.
IMG_20200216_193902.jpg IMG_20200216_193949.jpg


Aqui o segundo power bank com 5 baterias(18650) com um módulo dual usb com carregamento de baterias imbutido 1 porta usb carrega o telemovel a 2 amperes e outra porta a 1 ampere. tem um painel de leds na parte frontal e ainda coloquei um pequeno led na lateral.
Coloquei um switch(interruptor) numa das laterais para ligar/desligar o painel de leds para ligar quando precisar.
Coloquei um painel solar para poder ter a opçao de fazer o carregamento do power bank pela luz solar.
Dá para fazer 2 carregamentos e meio e demora o mesmo tempo(6 horas) para carregar mas este como já tem a possibilidade de carregar pela luz solar julgo ser bem vantajoso.
IMG_20200216_193749.jpg IMG_20200216_193822.jpg IMG_20200216_193836.jpg

Aqui um terceiro power bank bastante simples com 4 baterias(18650) com usb steep up máximo de corrente output 600 mla e com uma carregador de baterias TP4056 com proteçao de baterias,e tb coloquei um painel solar mas desta vez coloquei um switch(interruptor) numa da lateral ligado ao painel solar,ou seja só carrega pela luz solar se eu ligar no switch mesmo que esteja o painel exposto á luz solar mas se o switch estiver no modo off nao carrega.
IMG_20200216_193633.jpg IMG_20200216_193649.jpg IMG_20200216_193707.jpg

Agora a seguir sao 2 ups que os estou a usar num dos meus routers e num switch(rede) que tenho. Pelos testes que fiz desliguei a minha energia e os ups aguentaram 1 hora e 30 minutos,bem bom pelo leigo como eu e usando coisas e componentes bem baratinhos.
Estes ups foram usados 2 baterias(18650) cada um ligadas em série cada um tem uma bms ou seja é um componente para fazer o balanceamento correcto das baterias para a vida útil das mesmas durar mais um pouco. Coloquei 2 dc converter steep up pk 2 baterias em série dá 8.4 volts e para o router eu precisava de 12 volts e para o switch(rede) seria preciso 9 volts e por vias das dúvidas coloquei uns pequenos dissipadores para o arrefecimento.
Aqui ficam as fotos.
IMG_20200216_194943.jpg IMG_20200216_194952.jpg IMG_20200216_195005.jpg IMG_20200216_195024.jpg
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Projectos electronicos caseiros

Projectos electronicos bem caseiros feitos aqui pelo Avense loool

 

Mad@MaxNetworks

GF Platina
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
473
Gostos Recebidos
33
Ainda à piores que eu para inventar o bixinho ja vem de pequeno he he , abraço
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Placa de som mp3 portatil mp3 caseiro

Amigos mais uma brincadeira que fiz desta minha estadia em casa.

Entao é o seguinte eu tenho uma Renault Megane com o rádio de origem ou seja radio e cd nada mais..... Simplesmente tem uma entrada RCA onde por vezes ligava o meu telemóvel e lá ia ouvindo algumas musiquitas no tele.

Entao comprei uma placa de audio mp3 com bluetoth,usb,sdcard e rádio fm e arranjei um sistema para ligar ao meu carro.

Entao o que fiz foi adaptar o mp3 para 5v(já que ele era e ainda é de 12v) coloquei um carregador de baterias de litium(tp4056) uma bateria velha de um telemovel que tinha para aqui e uma pequena caixinha de madeira e tá a andar de mota(ou seja de carro hehehe).

Vejam o video....

 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Montagem e assemblagem de Mini placa amplificadora TDA2030 de canal duplo

Aqui fica a montagem e assemblagem de um radio amplificador de 2 canais de 4 omhs,para projetos básicos(como eu sou básico) é ótimo para quem quer entrar no mundo da eletrónica.

Aqui fica o video.
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Ar comdiccionada 100% caseiro

Pois é meus amigos eu sempre fui tolo,mas agora estou bem mais hehehehe.
Entao o que havia de me lembrar fazer? Fiz um ar condicionado caseiro,ah pois e imaginem o material que usei.

1- autoclismo estragado velho(isso mesmo que voces leram)
1- botao liga/desliga
3- ventoinhas de pc(fontes de pc)
4- tubos de pvc de 10cm cada um
1- conector de um rádio velho antigo que tinha para aqui

E tb usei um tipo de isolante que vem nas embalagens.
Vejam aqui o video está top ehhehehe
 

D.Corleone1

GF Ouro
Entrou
Fev 22, 2020
Mensagens
503
Gostos Recebidos
1
Pois é meus amigos eu sempre fui tolo,mas agora estou bem mais hehehehe.




Boas, pois disso não tenho dúvidas, agora estás mais calmo e tens tempo para projectos que mesmo não tendo a eficiencia que se pretende, para quem os faz tem um valor muito especial, continua que vais no bom caminho, isso é vida, gostei do projecto, tira-me apenas uma dúvida, isso é ar condicionado ou é um ventilador triplo, é que no ar condicionado nós podemos baixar a temperatura determinados graus, no teu projecto e a não ser que tenha visto mal, isso só é possivel se no interior do autoclismo colocarmos uma pedra de gelo.
Grande abraço
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Boas, pois disso não tenho dúvidas, agora estás mais calmo e tens tempo para projectos que mesmo não tendo a eficiencia que se pretende, para quem os faz tem um valor muito especial, continua que vais no bom caminho, isso é vida, gostei do projecto, tira-me apenas uma dúvida, isso é ar condicionado ou é um ventilador triplo, é que no ar condicionado nós podemos baixar a temperatura determinados graus, no teu projecto e a não ser que tenha visto mal, isso só é possivel se no interior do autoclismo colocarmos uma pedra de gelo.
Grande abraço


loool
Aconselho-te a veres o video até ao fim.....

Vé o video a partir daqui https://www.youtube.com/watch?v=w5CphDPXDT4&t=285

E obrigado pela resposta.
 
Última edição:

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Power supply de várias voltagens super caseiro

E lá vou eu loool com mais um projeto concluído desta vez fiz um carregador/transformador completamente caseiro e com várias voltagens.
Ou seja quem nao precisou já por exemplo de um carregador de 12v e só tinha ou de 5v ou de 19v etc,pois bem este que fiz dá para diversas voltages desde os 3v até aos 32v.

Fiz com baterias 18650 podem leva-lo para qualquer lugar e usa-lo para qualquer equipamento mesmo aqueles com tensao alternada de 220v com as devidas alterçoes claro.

Um exemplo muito prático que fiz foi num mp3 amplificador liguel 2 fios á placa onde passa 15v corrente continua ligo a este transformador que fiz e ouço música onde quer que esteja.

Mas xega de treta e fiquem com o video.

Fiquem bem e protejam-se
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Organizaçao/arrumaçao e visualizaçao dos meus variados projetos eletrónicos

Arrumar e organizar a minha bancada dos projetos,tive ajuda desta vez hehehe.

Visualizem o video até ao fim que mostro-vos quase todos os meus projetos que fiz durante o tempo que estive em casa em lay off.

Utilizei vários componentes eletrónicos para os projetos quem tiver duvidas pode dizer que eu ajudo.
Aqui fica o video.

 

ivan2

GF Bronze
Entrou
Fev 17, 2020
Mensagens
78
Gostos Recebidos
1
da para ver que estiveste ocupado e que aproveitaste bem a lay-off
so um aparte com essa ajuda custa muito menos :msnm_com_br007-03:
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Circuito de luz solar recarregável automática

Mais um projeto este bastante mais simples mas muito porreiro.

Colocar um led completamente automático que recarrega a pilha e sem gastar energia.
Está um passo a passo para qualquer pessoa se quiser fazer pode-o bem fazer.

Vejam o video e disfrutem
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Como Desativar carregador de bateria automático 13,8v com Led indicador carga cheia.

Deixo-vos aqui mas um pequeno projeto para aqueles que querem ter segurança a carregar as suas baterias de carro e de moto,utilizando poucos componentes elétronicos.
A bateria chegando aos 13.8V automáticamente o relay é acionado e nao deixa passar mais corrente para a bateria,fazendo assim com que nada aconteça com a mesma.



Tá top,agora só falta montar numa plaquinha e incorpora-la numa caixinha para ficar mais profissional.

 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Montagem de regulador de corrente LM317T PART 1

Pois bem meus amigos venho aqui com mais um projeto.

Desta vez é a montagem e assemblagem de um kit de regulador de tensao neste caso trata-se do LM317T que consegue variar a tensao entre os 1.20V e os 15V com máximo de 1.5 Ah/H.

É um kit comprado já com todos os componentes necessários e é muito bom para praticar a soldagem e a indentificaçao de alguns componentes eletrónicos.

Vejam a primeira parte do video.....

Cumprimentos






 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Montagem de regulador de corrente LM317T PART 2

Deixo-vos aqui a continuaçao deste projeto de uma momntagem de um regulador de corrente que irá fazer imenso jeito para os meus futuros projetos.

Disfrutem

 

T-R3X

GForum VIP
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
12,235
Gostos Recebidos
54
Top.....
Onde vais sacar esses esquemas para fazer esses projetos?
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
[Como ligar um led em 220V]

Amigos um video bastante simples sobre como ligar um led em 220V,quem nunca quis por exemplo uma luz de presença? Tem aqui em excelente projeto sem gastar dinheiro algum.
É um esquema bastante simples mas que pode em certas alturas dar muito jeito.

Cumprimentos



 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Construçao de um power bank

Amigos demorou a sair este video,mas ultimamente tenho andado bastante ocupado,mas aqui está ele loool.

Construçao de um power bank mini profissional loool.

Só mandei vir a caixa da china e o resto já sabem sao coisas caseiras.
Abraço e cutem o video



 
Topo