- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 37,542
- Gostos Recebidos
- 808
Uma equipa de investigadores britânicos, da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar o famoso peculiar fenómeno dos ‘óculos de cerveja’.
Para efeitos daquela pesquisa, publicada no Psychology of Addictive Behaviors, e conforme foi divulgado pela revista Galileu, os cientistas solicitaram a clientes de um bar perto da universidade avaliassem fotografias de pessoas consideradas atraentes ou nem por isso. De acordo com o estudo,os voluntários sóbrios salientavam as fotos com pessoas mais atraentes, enquanto que os bêbados revelavam o mesmo interesse por todo o tipo de pessoas – bonitas ou menos bonitas.
"Pesquisas anteriores sobre o fenómeno dos 'óculos de cerveja' produziram resultados inconsistentes e limitaram-se a perguntar diretamente às pessoas o quão atrativo consideravam os outros", afirmou Rebecca Monk, principal autora do estudo, num comunicado emitido à imprensa. "Usando uma medida indireta de atenção, a nossa pesquisa conseguiu superar algumas dessas limitações”.
Estudos anteriores já haviam comprovado que quando bebemos álcool a nossa inibição diminui, ajudando-nos a relaxar e também facilitando a conversa e flirt com estranhos. Mais ainda, essas pesquisas também sugeriram que o álcool reduz a habilidade de identificar assimetria nos rostos dos outros, tornando-nos assim menos exigentes quanto ao aspeto físico e beleza alheia.
IN:NM