• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Grundig P37-4501 Led pisca 4 vezes

Luis Galhardo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Boas,
Tenho uma Grundig P37-4501, que deixou de ligar, tinha o led a piscar 4 vezes.
Já substitui diversos condensadores cansadinhos, com ESR alto
Agora ao ligar dá imagem durante uns 5 segundos e depois vai para standby e fica a piscar o led 4 vezes, com intervalos de cerca de 7 segundos.

Alguem sabe o que significa o led piscar 4 vezes, com intervalos de cerca de 7 segundos ?
 

afmafmafm

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
296
Gostos Recebidos
7
Screen alto, verifica ao ligar se a imagem esta com linhas de retorno.
 

Luis Galhardo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela dica, mas o problema nao parece ser disso.
Tenho imagem boa nos poucos segundos que ela aguenta ligada, sem linhas de retorno. Baixei o screen e tb não fez diferença.
Estou desconfiado que talvez o problema venha da defleção vertical, pois o C517 100uF 35V foi substituido e estava com ESR muito alto, cerca de 5.1
 

Luis Galhardo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela ajuda, mas antes disso e porque de momento nao tenho um TDA8357, ainda vou tentar substituir o D104 (1N4148) e verificar R139 (100R) pois está na linha de retorno do CI da vertical.


Screenshot 2020-03-21 at 21.06.55.pngScreenshot 2020-03-21 at 21.06.12.jpg
 

Luis Galhardo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Curioso que tenho o esquema que vinha junto com a TV e no entanto D104 (1N4148) e R139 não existem na placa.
No esquema, isto iria ligar ao pin 50 BLKIN (black current input / V-guard input) do TDA9345 que no datasheet diz que deveria ter cerca de 7,13V.
Medi o pin 50, e apenas tenho 3.1V.
Será esta voltagem baixa no pin 50 a causa do problema ?
 

Luis Galhardo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Bem, hoje voltei a pegar nesta TV e curiosamente é ligeiramente diferente em relação ao esquema que acompanha a mesma.
A placa não tem o D104, nem tem a R139 mas tem os pads para os colocar.
Instalei o D104 (1N4148) e R139 (100R), fui testar a TV e ligou sem desligar após os tais 5 a 7 segundos. O led já não pisca as 4 vezes.
Aparentemente o problema está resolvido.
Mas notei que o OSD está muito deslocado para a esquerda (parte dele nem se vê), algo deve ter acontecido com os valores da memoria.
Entrei no menu de fabrica e ajustei os settings do OSD.
Tudo normal por enquanto, mas tenho de rever os restantes valores dos settings pois devem estar alterados.
 

afmafmafm

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
296
Gostos Recebidos
7
Se falta material, é porque veio de outro técnico, que retirou esse material
Possivelmente não o cliente não aceitou o orçamento, e o artista fez isso.
 

Luis Galhardo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2014
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Não foi o caso, esta TV é da minha mãe e vinha assim de origem e nunca foi reparada, no entanto o esquema que a acompanha tem o D104 e R139 e a placa não.
Como estava a medir 3.1V no pin 50 do TDA9345 e no datasheet diz que deveria ter cerca de 7,13V, pensei meter estes componentes em falta a ver se a voltagem subia para valores normais a ver se nao entrava em proteção.
Resolveu, foi pena foi eu não ter medido a voltagem depois disto no pin 50 só por curiosidade a ver se já estava com uma volagem normal.


Problema curioso, e talvez a causa tenha sido o facto de a TV estar com valores alterados da memoria por algum tipo de corrupção ou problema da memoria, não sei.
Por acaso, não testei colocar uma memoria vazia no lugar para testar, provavelmente talvez permitisse ligar a TV sem entrar em proteção também.


Agora de momento não tenho a certeza, mas tenho a impressão que quando fui ajustar a posição horizontal do OSD no menu de serviço, acho que ou o VERTICAL GUARD ou o PROTECTION estava com valores de 10 e mais tarde apos consultar no manual, vi que o VERTICAL GUARD deve estar a 00, e o protection a 04.
 

Mariano44

GF Prata
Entrou
Jun 15, 2019
Mensagens
326
Gostos Recebidos
40
Muito bem. Assim é que é. Resolveu e disse passo a passo como. Parabens

Abraço
 
Topo