• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Porque é que o meu gato me lambe o rosto quando estou a dormir?

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,520
Gostos Recebidos
807
naom_5f326d2d70213.jpg


Regra geral os gatos são vistos como animais donos do seu nariz, livres, independentes, pouco sociáveis e dados a carinhos, contudo, a verdade é que muitos destes felinos adoram receber mimos.

Já se perguntou porque é que o seu gato lhe lambe o rosto enquanto dorme?

De acordo com um artigo publicado no portal especializado Perito Animal, do mesmo modo que os gatos se limpam, eles também limpam outros gatos.

Esse comportamento característico de limpeza remete ao momento em que nascem, isto porque desde o início da sua existência, que a mãe começa a limpá-los com a própria língua, sendo que os animais apenas começam a higienizarem-se a eles próprios a partir das três semanas de idade.


A higiene que a mãe mantém com filhos solidifica a sua ligação. Sendo que esta atitude prevalece em gatos que vivem juntos, seja qual for a sua idade.

Ou seja, o seu gato lambe-o porque o considera a sua família e, desta forma, cuida de si, pois esse comportamento, mais do que remeter para a higiene, é um método para estreitar os vínculos.


IN:NM
 
Topo