• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ATENÇÃO : Os problemas de circulação nas rotundas continuam, assim bem como as dúvidas

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
O Código da Estrada , Republicado pela Lei 72/2013, veio trazer informação à lupa de como se deve circular nas rotundas, embora hajam algumas falhas , porque o legislador não contemplou devidamente os modos de circulação possíveis , especificando-os, numa rotunda .

Vejamos o que diz o Código da Estrada :
Artigo 1.º
Definições legais
Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o significado que lhes é atribuído neste artigo:
p)«Rotunda» — praça formada por cruzamento ou entroncamento onde o trânsito se processa em sentido giratório e sinalizada como tal;
Artigo 13.º
Posição de marcha
1 — A posição de marcha dos veículos deve fazer –se pelo lado direito da faixa de rodagem, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes.
2 — Quando necessário, pode ser utilizado o lado esquerdo da faixa de rodagem para ultrapassar ou mudar de direcção.
3 — Sempre que, no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer -se pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar -se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.


Aqui está a mesma contradição, pelo que a posição de marcha que devemos optar quando no cruzamento seguimos em frente, não deveria ser pela via de trânsito mais á esquerda, mas sim pela mais à direita.

Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito dentro das localidades
2 — Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.


Sendo que a grande maioria das rotundas se encontram dentro das localidades , aqui a aplicação do enunciado deste artigo 14.º

Artigo 14.º -A
Rotundas
1 — Nas rotundas, o condutor deve adoptar o seguinte comportamento:
a)Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
b)Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
c)Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passara via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando -se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
d)Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
2 — Os condutores de veículos de tracção animal ou de animais, de velocipedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.

Artigo 44.º
Mudança de direcção para a esquerda
1 — O condutor que pretenda mudar de direcção para a esquerda deve aproximar -se, com a necessária antecedência e o mais possível, do limite esquerdo da faixa de rodagem ou do eixo desta, consoante a via esteja afecta a um ou a ambos os sentidos de trânsito, e efectuar a manobra de modo a entrar na via que pretende tomar pelo lado destinado ao seu sentido de circulação.
Se tanto na via que vai abandonar como naquela em que vai entrar o trânsito se processa nos dois sentidos, o condutor deve efectuar a manobra de modo a dar a esquerda ao centro de intersecção das duas vias.


Neste caso, de acordo com o artº 1, equipara-se uma rotunda a um cruzamento. Assim, imaginando que pretendemos seguir para a 2ª saída da rotunda que poderá ser em frente, a abordagem a esta mesma pela via de acesso, nunca poderia ser pela via de trânsito mais à esquerda, porque assim perante o artº 44 teria que mudar de direcção à esquerda, ou seja uma eventual 3ª saída que ficasse para a esquerda, e não seguir em frente .
Neste caso , o artº 14 – A, entra em contradição com os artºs nº 1 e nº 44


NOTA FINAL :


Fica também aqui o alerta que, em caso de acidente em rotundas, a posição das seguradoras era – antes da entrada em vigor desta nova lei, decidir sempre em favor de quem se encontrava pela direita e em detrimento de quem estava a mudar de via de trânsito, no entanto deve continuar a ter especial atenção quando vai tomar a via da direita antes de sair da rotunda. O Código da Estrada assim o determina…
O facto de o condutor estar a circular correctamente, por não ceder a passagem quando na mudança de via de trânsito, para sair, vai ser sempre responsabilizado pelo embate.
Contudo o outro condutor também poderá ser responsabilizado, mas neste caso só por estar a circular erradamente , o que é muito discutível, na rotunda . Neste caso a maior probabilidade será a de atribuir culpabilidade a ambos os condutores , também discutível, de 50 % ao veículo X e 50 % ao veículo Y, por parte das companhias de seguros, envolvidas , mesmo que a TPR ( Tabela Prática de Responsabilidades ) não seja precisa nestas situações .
Por isto tudo, sejam condutores defensivos e para evitar acidentes, as melhores armas serão a prudência, tolerância, paciência e condução segura.
 

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
630
Gostos Recebidos
0
Confesso que faço parte de muitos com problemas na aproximação/circulação nas rotundas.
Tenho uma interpretação do que será correto, que por vezes perante outros condutores, me deixa na duvida se estarei assim tão correto.
Posso expor 2 exemplos concretos que aproveitando o tópico, partilho para recolher opiniões:
Saio de um acesso privado para uma entrada de rotunda com 2 faixas e traço continuo.
Como tem traço continuo, terei obrigatoriamente que escolher a faixa mais à direita mas pretendo sair na 3ª saída.
Devo prioridade a quem esta à minha esquerda ou tenho prioridade sobre quem esta à minha esquerda para também sair na 2ª ou 3ª saída?
Outra situação:
Circulo numa faixa que ao chegar à rotunda se transforma em 2 para acesso à mesma.
Ora se pretendo sair na 2ª saída, tomo a da esquerda e depois da 1ª começo a ocupar a da direita para sair claro que sinalizando com os piscas.
Se pretendo sair na 1ª ( que é seguir em frente) tomo a faixa mais à direita e muitas vezes, demasiadas mesmo, tenho que parar ao chegar à saída pois há sempre alguém que entende entrar pela faixa da esquerda, para sair na 1ª saída, (digamos, seguir a direito), e quando chegamos à saída que é só uma faixa, fico com a ideia que quem tem mais medo é que pára mesmo estando à direita pois só cabe la um. Normalmente calha-me. As vezes penso para mim: Se ainda tivesse a minha Honda civic de 99!!!!
Será que estou muito errado?
Já optei propositadamente conduzir na retaguarda de uma viatura de instrução e fico com a ideia que estou certo pois vejo proceder do mesmo modo.
 

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
Confesso que faço parte de muitos com problemas na aproximação/circulação nas rotundas.
Tenho uma interpretação do que será correto, que por vezes perante outros condutores, me deixa na duvida se estarei assim tão correto.
Posso expor 2 exemplos concretos que aproveitando o tópico, partilho para recolher opiniões:
Saio de um acesso privado para uma entrada de rotunda com 2 faixas e traço continuo.
Como tem traço continuo, terei obrigatoriamente que escolher a faixa mais à direita mas pretendo sair na 3ª saída.
Devo prioridade a quem esta à minha esquerda ou tenho prioridade sobre quem esta à minha esquerda para também sair na 2ª ou 3ª saída?
Outra situação:
Circulo numa faixa que ao chegar à rotunda se transforma em 2 para acesso à mesma.
Ora se pretendo sair na 2ª saída, tomo a da esquerda e depois da 1ª começo a ocupar a da direita para sair claro que sinalizando com os piscas.
Se pretendo sair na 1ª ( que é seguir em frente) tomo a faixa mais à direita e muitas vezes, demasiadas mesmo, tenho que parar ao chegar à saída pois há sempre alguém que entende entrar pela faixa da esquerda, para sair na 1ª saída, (digamos, seguir a direito), e quando chegamos à saída que é só uma faixa, fico com a ideia que quem tem mais medo é que pára mesmo estando à direita pois só cabe la um. Normalmente calha-me. As vezes penso para mim: Se ainda tivesse a minha Honda civic de 99!!!!
Será que estou muito errado?
Já optei propositadamente conduzir na retaguarda de uma viatura de instrução e fico com a ideia que estou certo pois vejo proceder do mesmo modo.

1ª. situação :
Tem de dar prioridade , nesse caso em concreto , a quem se apresenta pela esquerda e só depois sai então do acesso privado fazendo uma circulação de reposicionamento, , já em plena rotunda, consoante a saída que pretende utilizar

2ª. situação :
Na realidade e tomando a rotunda , com mais de uma via , como uma circulação onde impera a pluralidade de circulação , estabelece regulamentarmente que quem circula à direita terá sempre prioridade, independentemente de ter entrado mal ou mesmo circulando mal, na rotunda .
 

sam

GF Ouro
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
630
Gostos Recebidos
0
Na 1ª situação,
sim, dou prioridade para não criar conflitos, embora a entrada seja ainda uns metros antes da rotunda e quando chego ao ponto de entrar na rotunda, estando eu obrigatoriamente à direita pois tenho traço continuo que não me permite ocupar a faixa da esquerda muitas vezes estando alguém na da esquerda fico confuso se me meto à frente de quem esta à esquerda ou deixo que passe para eu poder seguir também, havendo alguns que estando à esquerda também percebo que ficam hesitantes.
Na segunda situação,
também percebo dessa forma, mas muitos outros, acham que não, e, simplesmente cortam a saída a quem segue pela direita. algumas vezes começo logo de manha a dizer asneiras...
 
Topo