• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ArMhasSio como instalar o Home Assistant (hassio) em boxs Android

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Após este tutorial abaixo ter sido realizado, verificou-se que existe muita incompatibilidade entre as boxs vendidas no mercado, fazendo que a operação de transformação da box para o funcionamento do ARMhassio, não tenha sucesso na maioria das vezes.

Após alguns testes deixamos apenas alguns modelos de boxs que foram testados pela equipa da CPHA como de alguns users. É inteiramente da vossa responsabilidade se o equipamento ficar inutilizado.

Desse modo, a equipa não dará nenhum tipo de suporte a este tutorial, ficando o mesmo ainda activo para quem quiser por sua conta e risco o usar.

2fab8b2fc17d6b2117c6e0d677b9f94cfbb7d3c7.jpeg

Muitos dos utilizadores do Home Assistant, começam a sua experiência com equipamentos como o Raspberry Pi, por estes serem equipamentos baratos, “fiáveis” , e a malta fica maioritariamente satisfeita…

Outros utilizadores um pouco mais avançados de nível de conhecimento, acabam por instalar o Home Assistant em máquinas mais potentes como qnaps, synology, etc etc…

Neste tutorial, onde todos os créditos são do @Maddoctor vou te ensinar como podes com uma Box Android correr o Home Assistant (hassio)

As Vantagens em relação a um Pi são muitas:

1: Não haver necessidade da compra de um cartão microSD estando menos sujeito a corrupção de dados.
2: Maior rapidez de escrita e leitura e armazenamento.
3: Mais Ram
4: Processador muito mais podereso.
5: Preço mais em conta

Boxs testadas:

Tanix Tx3
ddef8e9e7243baa50759597cf459d7345a8752d8.jpeg
FDT=/dtb/amlogic/meson-sm1-sei610.dtb

z11 pro
4cd34d6af538cf0dde61229c758f5e2f958f99bc.jpeg
689×560 45.9 KB

FDT=/dtb/amlogic/meson-gxl-s905x-khadas-vim.dtb
MAGICSEE N5
f20c2ff0da5181daf8cca4cd7951f09e8d977748.jpeg
598×552 12.7 KB

FDT=/dtb/amlogic/meson-gxl-s905x-khadas-vim.dtb
W95
a79d2e90c323fd831f7d600415537d5049ede40c.jpeg
538×604 22.4 KB

FDT=/dtb/amlogic/meson-gxl-s905w-p281.dtb
TX3 MINI
7e908233c98690f7df577abfde8bcc3a641376a3.jpeg
616×558 11 KB

FDT=/dtb/amlogic/meson-gxl-s905w-p281.dtb
4c246ead737cb9dd8652ffcce75ccad0f11b2444.jpeg
725×710 79.6 KB

dtb_name=/dtb/amlogic/meson-gxl-s905x-p212.dtb
Download da imagem https://yadi.sk/d/_rQgn_FosYuW0g/20.05/20200213 Faz download desta imagem - Armbian_20.05.0-trunk_Arm-64_buster_current_5.5.1_20200213.img.xz ou outra equivalente
Normalmente podes encontrar estas boxs por menos de 50 euros.
Ok, o que vais fazer é instalar o ArmBian na tua box para teres então o Home Assistant, daí o nome que o staff deu de ArMhasSio :slight_smile:

Então que vamos precisar para já:

Cartão MicroSD (Apenas necessário para passar o sistema para dentro do Emmc)
Programa ETCHER 51 programa que serve para gravar a imagem que vais fazer download para dentro do cartão microSD.
Imagem Armbian 107
Putty 24 programa para dar comandos de instalação à box

Ok , uma vez feito o download, vais gravar a imagem para dentro do teu cartão MicroSd com o programa ETCHER que descarregaste anteriormente.

Após teres já a gravação feita, entra na raiz do teu cartão e abre o ficheiro chamado: uenv.txt

Vai te aparecer algo como:

Código:
LINUX=/zImage
INITRD=/uInitrd

# rk-3399
FDT=/dtb/rockchip/rk3399-rock-pi-4.dtb
APPEND=root=LABEL=ROOTFS rootflags=data=writeback rw console=uart8250,mmio32,0xff1a0000 console=tty0 no_console_suspend consoleblank=0 fsck.fix=yes fsck.repair=yes net.ifnames=0

# rk-3328
#FDT=/dtb/rockchip/rk3328-box.dtb
#APPEND=root=LABEL=ROOTFS rootflags=data=writeback rw console=uart8250,mmio32,0xff130000 console=tty0 no_console_suspend consoleblank=0 fsck.fix=yes fsck.repair=yes net.ifnames=0

# aw h6
#FDT=/dtb/allwinner/sun50i-h6-tanix-tx6.dtb
#APPEND=root=LABEL=ROOTFS rootflags=data=writeback rw console=ttyS0,115200 console=tty0 no_console_suspend consoleblank=0 fsck.fix=yes fsck.repair=yes net.ifnames=0
#APPEND=root=LABEL=ROOTFS rootflags=data=writeback rw console=ttyS0,115200 console=tty0 no_console_suspend consoleblank=0 fsck.fix=yes fsck.repair=yes net.ifnames=0 mem=2048M video=HDMI-A-1:e

# aml s9xxx
#FDT=/dtb/amlogic/meson-sm1-sei610.dtb
#APPEND=root=LABEL=ROOTFS rootflags=data=writeback rw console=ttyAML0,115200n8 console=tty0 no_console_suspend consoleblank=0 fsck.fix=yes fsck.repair=yes net.ifnames=0
Agora no ficheiro que te disse para abrires anteriormente nesta linha acrescenta # antes de FDT e APPEND:

Código:
# rk-3399
FDT=/dtb/rockchip/rk3399-rock-pi-4.dtb
APPEND=root=LABEL=ROOTFS rootflags=data=writeback rw console=uart8250,mmio32,0xff1a0000 console=tty0 no_console_suspend consoleblank=0 fsck.fix=yes fsck.repair=yes net.ifnames=0
E nesta retira os # antes de FDT e APPEND e muda /dtb/amlogic/meson-sm1-sei610.dtb ou o que lá estiver, pelo que está acima para a tua box:

Código:
# aml s9xxx
#FDT=/dtb/amlogic/meson-sm1-sei610.dtb
#APPEND=root=LABEL=ROOTFS rootflags=data=writeback rw console=ttyAML0,115200n8 console=tty0 no_console_suspend consoleblank=0 fsck.fix=yes fsck.repair=yes net.ifnames=0
Ficaria algo do estilo:

Código:
# aml s9xxx
FDT=/dtb/amlogic/o_da_tua_box.dtb
APPEND=root=LABEL=ROOTFS rootflags=data=writeback rw console=ttyAML0,115200n8 console=tty0 no_console_suspend consoleblank=0 fsck.fix=yes fsck.repair=yes net.ifnames=0
Podes ver o dtb abaixo da imagem correspondente à tua box, logo no inicio do tutorial

Ok, passo seguinte é salvares o ficheiro com a alteração que fizeste e colocares na tua box o cartão.

Depois inicia a box normalmente, ou desliga-a da corrente e volta a liga-la já com o cartão inserido, a box vai iniciar normalmente ainda.

Procura nas aplicações que tens instalada na box uma app chamada: Update&Backup

Nessa mesma app selecciona o ficheiro e escolhe-o e clica em ok ou update…não sei ao certo o que te aparece cada box é uma box.

Ok passado esse processo de update, a mesma irá já iniciar com o ArmBian, se não reinciar sozinha reinincia tu. Por vezes vai para o recovery - nesse caso, desliga da electricidade e volta a ligar.

Verifica na tua TV se o sistema esta a correr, vai te aparecer o logotipo depois um quadro preto (por vezes é azul…) com muitas letras a passar, espera ate chegar ao fim e verifica se não aparecem letras amarelas ou vermelhas que acusem algum erro, se acusar não prossigas, abre um topico no fórum a pedir ajuda.

Caso tudo esteja a correr bem, verifica no teu router qual o IP que foi atribuido à tua box.
De seguida abre o putty:

dafa74bb852fac7982b1d8016282dd3eb19173ad.png
Coloca o ip da box a porta 22 e clica em connect

De seguida vai te aparecer algo deste genero:
d6ca8b0238e04be5d21b6b9e41e08a64a7271049.png
vais escrever root e dás enter
e depois aqui:
829772d01c675a7216a62da9bfed31e2feda8b1b.png
escreves 1234 e dás enter.

70eaddb7cb38481665125441bcb73cd62ba8f185.png
Agora vais escrever este comando:

./install-aml.sh

E aguardas…pode demorar um bocado, verifica durante o processo que se aparece algum erro estranho…aguarda uns minutos como disse demora, não interrompas.

Caso a instalação tenha sido feita com sucesso, podes e deves retirar o cartão da tua box, e iniciar a mesma já sem o cartão inserido, depois voltas ao putty entras novamente como root e a tua password e escreves este comando:

curl -sL https://raw.githubusercontent.com/MadDoct/hassio-installer/master/hassio_s9xxarmbian.sh | bash -sv

E aguardas que ele te instale o Hassio no Emmc da tua box.
No final do processo caso tudo tenha corrido bem.

Podes no teu browser aceder a : http://IP_DA_TUA_BOX:8123 e começar a disfrutar do Home Assistant :slight_smile:

Depois para dares continuidade a tua experiêcia com o Home Assistant caso sejas novo neste mundo consulta os vários tutoriais que estão no fórum.


Créditos: Rodolfo Vieira(cpha)
 

santos2206

GForum VIP
Entrou
Jul 12, 2014
Mensagens
2,454
Gostos Recebidos
19
Ora aqui esta uma sugestão minha, acho de bom colocarem o avense a Moderar esta seção antes de vir para aqui o jornalismo, estragar a mesma.

comps
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Ora aqui esta uma sugestão minha, acho de bom colocarem o avense a Moderar esta seção antes de vir para aqui o jornalismo, estragar a mesma.

comps

Nem pensar...
Primeiro duvido que alguem tivesse a ousadia para tal,de me pedir uma coisa dessas.
Segundo pk simplesmente eu nao quero.
Terceiro Certamente "eles" tb nao querem.
Posto nesta secçao pk gosto do tema e este meu post foi o último aqui,na secçao de duvidas postei uma simulaçao de uma duvida,que até foi uma duvida de um membro desta casa,ficaram logo todos preocupados..............
Por isso escusam de se preocupar comigo,deixo de postar nesta secçaao tb.

É sem stress...
 

D.Corleone1

GF Ouro
Entrou
Fev 22, 2020
Mensagens
503
Gostos Recebidos
1
Nem pensar...
Primeiro duvido que alguem tivesse a ousadia para tal,de me pedir uma coisa dessas.
Segundo pk simplesmente eu nao quero.
Terceiro Certamente "eles" tb nao querem.
Posto nesta secçao pk gosto do tema e este meu post foi o último aqui,na secçao de duvidas postei uma simulaçao de uma duvida,que até foi uma duvida de um membro desta casa,ficaram logo todos preocupados..............
Por isso escusam de se preocupar comigo,deixo de postar nesta secçaao tb.

É sem stress...


Também concordo, o teu tempo já lá vai, já em relação ao tópico de que falas, ficaram preocupados, não sei se foi preocupados, aquilo não tem pés nem cabeça, não se vê lá nenhum membro com as dúvidas de que falas, as dúvidas colocam-se no forum, o moderador inquiriu e muito bem, por isso é moderador e quando a maior parte anda a dormir, o serpa mostrou estar acordado e atento.
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Também concordo, o teu tempo já lá vai, já em relação ao tópico de que falas, ficaram preocupados, não sei se foi preocupados, aquilo não tem pés nem cabeça, não se vê lá nenhum membro com as dúvidas de que falas, as dúvidas colocam-se no forum, o moderador inquiriu e muito bem, por isso é moderador e quando a maior parte anda a dormir, o serpa mostrou estar acordado e atento.
Mas atento a que?
Entao nao podia mt bem ter sido eu com uma duvida,e a seguir colocar a soluçao do mesmo? Que foi o que acabou por aacontecer.
Estar atento a quem está colocar conteudo sem violar as regras(sim pk nas regras nao tem nada a dizer que nao posso perguntar e a seguir responder á minha própria pergunta).
Sem pés nem cabeça dizes tu é a tua opiniao,para mim é uma dúvida exposta e a seguir solucionada,simplesmente o interveniente é o mesmo.

O problema é o pessoal agarrar-se ao que está habituado e quando vé algo diferente desconfia...........

Problema vosso nao meu,mas repito podem retirar a exposiçao que fiz,nao tenho stress nenhum....
 

black_dreed

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 30, 2006
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
boa tarde pessoal será que alguém consegui fazer a instalação na miniM8s com o tutorial, não estou a conseguir e a imagem para download neste momento é a 20.10 se alguém tiver por ai a original do post era excelente. obrigado
 
Topo