Registo
    Oct 2020

Exclamation Problema com máquina de café Dolce Gusto Picollo - Luz vermelha pisca 2 seg e desliga.

Boa tarde,

Tenho uma máquina de café Dolce Gusto Piccolo que sempre funcionou bem até há uns dias em que liguei a máquina, o botão passou a vermelho e passado 1 ou 2 segundos apagou-se. Tentei ligar novamente e nada, desliguei a máquina da tomada e voltei a ligar e aconteceu a mesma coisa, vermelho 2 segundos e desligou. Seria suposto ficar com a luz vermelha a piscar durante alguns segundos enquanto estava a aquecer e depois passar a verde para tirar café. Andei a pesquisar um pouco no google e parece que o problema poderá estar relacionado com o condensador de poliéster de 0,47uF e que aconselham a trocar por um de 1uF para resolver o problema.
    Desmontei a máquina para ter acesso à placa e reparo que se encontra outro componente danificado, com uma grande bolha:

SAM_3346.jpg SAM_3344.jpg SAM_3352.jpg

Presumo eu que seja um transístor (lê-se lá qualquer coisa como 20M - G - F636) mas precisava da vossa ajuda para tentar perceber se de facto é isto que está na origem do problema e de que forma é que poderei reparar a máquina. Tenho ferro de soldar, se tiver que mudar o condensador não há problema, agora este componente não sei muito bem qual é e se posso tirar de outros equipamentos para por na placa.

O que aconselham?

Obrigado

Registo
    Oct 2007
    Citação Postado originalmente por mgelo Ver Post
    Boa tarde,

Tenho uma máquina de café Dolce Gusto Piccolo que sempre funcionou bem até há uns dias em que liguei a máquina, o botão passou a vermelho e passado 1 ou 2 segundos apagou-se. Tentei ligar novamente e nada, desliguei a máquina da tomada e voltei a ligar e aconteceu a mesma coisa, vermelho 2 segundos e desligou. Seria suposto ficar com a luz vermelha a piscar durante alguns segundos enquanto estava a aquecer e depois passar a verde para tirar café. Andei a pesquisar um pouco no google e parece que o problema poderá estar relacionado com o condensador de poliéster de 0,47uF e que aconselham a trocar por um de 1uF para resolver o problema.
    Desmontei a máquina para ter acesso à placa e reparo que se encontra outro componente danificado, com uma grande bolha:

SAM_3346.jpg SAM_3344.jpg SAM_3352.jpg

Presumo eu que seja um transístor (lê-se lá qualquer coisa como 20M - G - F636) mas precisava da vossa ajuda para tentar perceber se de facto é isto que está na origem do problema e de que forma é que poderei reparar a máquina. Tenho ferro de soldar, se tiver que mudar o condensador não há problema, agora este componente não sei muito bem qual é e se posso tirar de outros equipamentos para por na placa.

O que aconselham?

Obrigado
    Á partida é mesmo esse componente que está queimado, se usar a camera do telemóvel não consegue ver melhor a referência?

Registo
    Oct 2020
    Citação Postado originalmente por phs29 Ver Post
    Á partida é mesmo esse componente que está queimado, se usar a camera do telemóvel não consegue ver melhor a referência?
    O componente é idêntico a este, acho que é um regulador de tensão:

A bolha está mesmo por cima de uma das referências a que me parece "20M", é assim que está:
    Untitled.png

Registo
    Oct 2020
    Citação Postado originalmente por phs29 Ver Post
    Afinal não era "20M" mas acho que é "Z3M".
    Foi graças a um esquema eléctrico de uma Picollo Mini Me que cheguei lá, na zona da board onde tem Q2 e Q4 nesse esquema aparece a referência Z3M.
    É este o esquema: http://ivega-eletronica.blogspot.com...to-mineme.html
    O que lá está deverá ser algo idêntico a isto:
    Untitled.png

Fui investigar e é um TRIAC Z3M ou Z0103MN.
    Última edição por mgelo; 20-10-2020 às 21:58.

Registo
    Oct 2020
    A máquina já tira café!

O problema era mesmo o Triac Z3M que estava danificado. Foi só substituir e já está a bombar!
    Para quem quiser aqui fica o Triac que usei:

Triac Z0103MN 600V 1A 3mA = Z3M
    https://mauser.pt/catalog/product_in...ts_id=002-1269

Obrigado e bons cafés!
    Última edição por mgelo; 23-10-2020 às 20:14.

Tópicos Similares

1. maquina de cafe Krups modelo Dolce gusto
    Por remocon no fórum Electricidade
    Respostas: 1
    Último Post: 27-08-2019, 22:07
  2. Avaria Máquina de Café Dolce Gusto Krups
    Por form.alexalves no fórum Electricidade/Electrónica
    Respostas: 7
    Último Post: 17-06-2016, 15:06
  3. Maquina Dolce gusto
    Por jorge01 no fórum Electricidade/Electrónica
    Respostas: 3