• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Contadores inteligentes EDP.

lord_zed

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
529
Gostos Recebidos
0
Alguma forma de dar a volta aos contadores inteligentes da EDP? contar menos por exemplo.

Obrigado.
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
246
Alguma forma de dar a volta aos contadores inteligentes da EDP? contar menos por exemplo.

Obrigado.

Julgo que nao.....
Aliás tens é k ter cuidado pk estes contam mais ao promenor,ainda nao substituiram o meu mas pelo que leio estes "inteligentes" contam tb a corrente de pico.
 

Mariano44

GF Prata
Entrou
Jun 15, 2019
Mensagens
326
Gostos Recebidos
40
Há uma coisa boa nestes contadores. Acabaram-se as estimativas. O contador lê e envia a leitura. Recordo, que a EDP (alegadamente) para pagar aos seus colaboradores as férias e subsídio de Natal, faziam sempre estimativas com números bastante elevados e assim pagavam com o nosso dinheiro. Agora acabou.

Abraço
 

danidc

GF Bronze
Entrou
Ago 21, 2011
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
Boas, uma coisa que acabo de ler, desculpa a minha Ignorância o que quer dizer contar também a a corrente de pico?
 

Mariano44

GF Prata
Entrou
Jun 15, 2019
Mensagens
326
Gostos Recebidos
40
Boas, uma coisa que acabo de ler, desculpa a minha Ignorância o que quer dizer contar também a a corrente de pico?

É uma corrente de "SURTO". pode acontecer sempre que ligues um aparelho mais potente. è esse arranque que chamam corrente de PICO ou SURTO:

Abraço
 

danidc

GF Bronze
Entrou
Ago 21, 2011
Mensagens
22
Gostos Recebidos
0
É uma corrente de "SURTO". pode acontecer sempre que ligues um aparelho mais potente. è esse arranque que chamam corrente de PICO ou SURTO:

Abraço

Ok, eu até aqui entendi.
Como se fala de contadores inteligentes que conseguem ler tudo, não foi aqui que li mas foi uma pessoa minha conhecida que já fizeram a troca de contador e ele comentou com o técnico que fazia uma ligação (uma baixada) paralela antes do contador e o técnico respondeu que o contador conseguia detetar essa baixada, eu não entendo nada disso, mas isso é possivel?
Cumps.
 

miaolina

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Abr 26, 2018
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
ola eu estou contra estes feitos mas nao acredito que os novos contadores detetem oque se relatou ha muintos factores a ter em conta para ser possivel , num futuro priximo
 

xiko46

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 12, 2021
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Facil, alem de instalarem contadores inteligentes ligados em rede através de net na rede (PLC) tambem eles teem contadores deles ou chamados totalizadores nos PT´s e por ai alem... ou seja a soma dos 50 (por exemplo) individuais tem que dar o valor do totalizador que mede aqueles 50. Não sei até que ponto a rede identifica os ramais, porque se assim for, ainda mais facil é detectar a ditas (fugas)...
Mesmo que o contador não detecte uma (fuga) antes deste, não será dificil delimitar zonas com fugas, e proceder ás mediçoes individuais até detectar a dita...

Digo eu que não percebe nada disto...
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
Tenho um contador inteligente da ultima geração, que substituiu o que tinha antes e era igualmente inteligente mas da 1ª geração.
Resido na cidade onde começou a experiência da EDP com este tipo de contadores.
Com o actual, a contagem é mais rigorosa.
O segredo na economia da contagem é nunca exceder consumos instantâneos/simultâneos que ultrapassem a potencia contratada.
Deixei de ter gás e passei a ter tudo eléctrico. Dois termo acumuladores que só ligo quando quero utilizar; placa de indução; forno eléctrico; Iluminação Led em toda a casa, além de máquina de lavar roupa e aquecedores que raramente utilizo.
O meu consumo mensal reduziu cerca de 10% entre os dois contadores.
Sou eu que mensalmente confirmo as leituras que comunico ao meu fornecedor que não é a EDP.
Durante os primeiros 3 meses de 2021 (o novo contador foi montado em Dezembro de 2020) a empresa da EDP (E-REDES) que faz a contagem, solicitava-me que lhe enviasse as leituras mensais que, presumo fossem para controle do rigor das contagens telemáticas.
A média dos meus consumos actuais são cerca de 25% mais baixa do que quando consumia gás.
 
Última edição:

dinamite23

GF Bronze
Entrou
Abr 24, 2015
Mensagens
23
Gostos Recebidos
3
também reparo com contador inteligente tive uma reducao de valor que pago mensal. e nada mudou em casa, mas isto e caso a caso, ha gente no prédio que diz que paga mais do que pagava
sempre dou a contagem ate porque no meu caso tenho gas canalisado que vem junto com factura da luz
 

Mariano44

GF Prata
Entrou
Jun 15, 2019
Mensagens
326
Gostos Recebidos
40
Tenho um contador inteligente da ultima geração, que substituiu o que tinha antes e era igualmente inteligente mas da 1ª geração.
Resido na cidade onde começou a experiência da EDP com este tipo de contadores.
Com o actual, a contagem é mais rigorosa.
O segredo na economia da contagem é nunca exceder consumos instantâneos/simultâneos que ultrapassem a potencia contratada.
Deixei de ter gás e passei a ter tudo eléctrico. Dois termo acumuladores que só ligo quando quero utilizar; placa de indução; forno eléctrico; Iluminação Led em toda a casa, além de máquina de lavar roupa e aquecedores que raramente utilizo.
O meu consumo mensal reduziu cerca de 10% entre os dois contadores.
Sou eu que mensalmente confirmo as leituras que comunico ao meu fornecedor que não é a EDP.
Durante os primeiros 3 meses de 2021 (o novo contador foi montado em Dezembro de 2020) a empresa da EDP (E-REDES) que faz a contagem, solicitava-me que lhe enviasse as leituras mensais que, presumo fossem para controle do rigor das contagens telemáticas.
A média dos meus consumos actuais são cerca de 25% mais baixa do que quando consumia gás.

Foi exatamente o que eu fiz. Uma cozinha mais limpa. Mais económica. Alem disso, deixo uma coisa no disco para começar a cozinhar ou aquecer ás X horas e terminar ás X horas. Quando chego está tudo pronto. Só não instalei o sistema de idução porque teria que eliminar muitos utensílios de cozinha. Para o termoacomulador, está ligado a um relógio temporizador e só liga quando quero e o tempo para não gastar. E agora vamos lá: GÁS NUM PRÉDIO? UM BARRIL DE POLVORA DENTRO DE UMA CASA? Acabem com isso amigos. Estamos numa nova era. Gás já faz parte do passado. Áh... para não falar no preço. Um esquentador hoje, custa 3 vezes mais do que um termoacomulador. Depois. o perigo que dão. Muitas notícias de vitimas mortais por causa dos esquentadores e do gás. Fizeste bem amigo. Temos de andar com com o novo tempo tecnológico.
Abraço
 

afmafmafm

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
296
Gostos Recebidos
7
Foi exatamente o que eu fiz. Uma cozinha mais limpa. Mais económica. Alem disso, deixo uma coisa no disco para começar a cozinhar ou aquecer ás X horas e terminar ás X horas. Quando chego está tudo pronto. Só não instalei o sistema de idução porque teria que eliminar muitos utensílios de cozinha. Para o termoacomulador, está ligado a um relógio temporizador e só liga quando quero e o tempo para não gastar. E agora vamos lá: GÁS NUM PRÉDIO? UM BARRIL DE POLVORA DENTRO DE UMA CASA? Acabem com isso amigos. Estamos numa nova era. Gás já faz parte do passado. Áh... para não falar no preço. Um esquentador hoje, custa 3 vezes mais do que um termoacomulador. Depois. o perigo que dão. Muitas notícias de vitimas mortais por causa dos esquentadores e do gás. Fizeste bem amigo. Temos de andar com com o novo tempo tecnológico.
Abraço

Estas a falar do gás natural?
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
Falo de todo o tipo de gás!

Exactamente.
A única diferença é a comodidade do gás natural.
Para não falar dos riscos para crianças e velhos como eu.
Depois há o factor manutenção dos sistemas de segurança com instalação e equipamentos que todos nós nos esquecemos de mandar fazer.
 

Meiling

GF Prata
Entrou
Mar 23, 2010
Mensagens
114
Gostos Recebidos
0
Falcatruas inteligentes …

Boas, uma coisa que acabo de ler, desculpa a minha Ignorância o que quer dizer contar também a a corrente de pico?

… os contadores inteligentes como lhes chamam não deixam de ser umas modernices para favorecer as fornecedoras de Eletricidade pois a única coisa que fazem é regular a potencia contratada mas com o contra que essa potencia que pagamos (exemplo, pagas termos simples 15 Amperes pois tinha direito aos 15 Aperes de consumo, mas não com essa modernice e a chulice a que estamos habituados no consumo real está a ter uns 13 Aperes pois se houver o tal pico de corrente estás a gastar 13A mas no ato de arranque do aparelho o consumo vai a 15A então o tal contador inteligente desliga-te o fornecimento, fazes queixa e a fornecedora diz-te tem consumos superiores á potencia que paga), não queres ter esses inconvenientes pedes aumento de potencia e pagas mais que neste país de X... é o que melhor floresce, isso e a corrupção, podemos exportar á farta e á francesa.
 

Mariano44

GF Prata
Entrou
Jun 15, 2019
Mensagens
326
Gostos Recebidos
40
Não percebo lá muito bem o que o meu amigo quer dizer. Não é contradição. É que não percebo mesmo. Peço desculpa.
Abraço
 

cardo

GF Ouro
Entrou
Fev 3, 2007
Mensagens
817
Gostos Recebidos
0
… se houver o tal pico de corrente estás a gastar 13A mas no ato de arranque do aparelho o consumo vai a 15A então o tal contador inteligente desliga-te o fornecimento

Isto não acontece.
Durante o mês de Janeiro tive obras em casa (remodelação de uma cozinha e casa de banho) com máquinas eléctricas a trabalhar constantemente gerando consumos de ponta para além da potência que foram contados. Paguei 190€ mas tive sempre energia ligada.
Tudo foi regularmente medido em KWh pelo contador.
 
Topo