• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Mulher de 103 anos é a última tatuadora viva de seu povo e preserva sua antiga tradição

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,087
Gostos Recebidos
10


Mulher de 103 anos é a última tatuadora viva de seu povo e preserva sua antiga tradição




Uma idosa de 103 anos é a última filipina viva a praticar a arte da tatuagem tradicional do país asiático.
Whang od Oggay mora na província montanhosa de Kalinga e é conhecida como a última mambabatok – equivalente a ‘tatuador tradicional de Kalinga’.
Esses tatuadores são mestres reconhecidos em todo o mundo, especialmente na Ásia. De fato, todos os dias, pessoas de todo o planeta vão à Kalinga para fazer uma tatuagem com a lenda viva.
E, olha, a jornada deles está longe de ser simples ou curta. Os turistas e outros visitantes precisam fazer uma viagem de 15 horas ao norte de Manila até a vila montanhosa de Buscalan, que só é acessível através de uma longa caminhada por uma estrada de terra que corta uma floresta e terraços de arroz.
Milhares de pessoas admiram Whang Od porque ela é a última mambabatok viva e da sua importância por preservar essa antiga tradição de tatuagens


[video=youtube_share;jDXd7U5PhDU]https://youtu.be/jDXd7U5PhDU[/video]​

Para fazer suas tatuagens, Whang Od usa um espinho de uma árvore de pomelo, uma vara de bambu, carvão e água. A tinta que ela faz é batida profundamente na pele usando o espinho e o bambu para empurrá-la.
As tatuagens que ela faz são permanentes e variam de várias linhas a formas simples, de estampas tribais a animais, com significados como força ou fertilidade
.


Quando essa tradição de tatuagem Kalinga surgiu, elas eram dadas apenas a homens que haviam matado alguém em uma batalha. Hoje a tradição ganhou um novo significado, menos violento e mais cultural.
A tatuadora centenária faz tatuagens há mais de 80 anos!



O principal obstáculo para manter viva essa tradição é o fato de que essa técnica tradicional de tatuagem só pode ser passada para parentes de sangue.
A cultura acredita que, caso contrário, as tatuagens serão contaminadas. Embora Whang Od não tenha filhos, ela treinou suas netas para preservar essa tradição.



“Meus amigos que faziam tatuagens] todos morreram. Eu sou a única que resta vivo que ainda está fazendo tatuagens. Mas não tenho medo de que a tradição termine porque [estou treinando] os próximos mestres de tatuagem”, disse ela à CNN, se referindo às netas.


Uma mulher chamada Rajayana Librojo Fajatin teve uma chance de fazer uma tatuagem com Whang Od há um ano. “Eu fiz uma viagem de 4 dias indo de Baguio a Sagada e Buscalan, onde fica a vila de Whang Od. Os aldeões eram amigáveis ​​e eu me diverti, principalmente com as crianças. Elas dançam ao som de hits modernos. Elas respeitam muito os mais velhos”, disse Rajayana ao portal Bored Panda.
Quando perguntada como ela decidiu fazer uma tatuagem com Whang Od, ela disse o seguinte: “Ela é famosa desde que eu era pequena, mas minha decisão de fazer uma tatuagem com ela foi impulsiva. Eu estava em Baguio e decidi ir até o norte para chegar até ela. EEu tenho uma tatuagem de serpente em meu ombro porque queria orientação espiritual na época. ”
“Para mim, Whang Od é a mulher mais bonita que já vi”, disse Rajayana. “A tatuagem não foi tão dolorosa quanto ilustrada e durou menos de uma hora. Eu tinha feito no meu ombro direito. Descer as montanhas depois de fazer uma tatuagem foi bastante cansativo, mas os moradores, mesmo as velhas, conseguem fazê-lo rápida e sem problemas. No geral, uma experiência divertida e humilde!”.


Abaixo, você pode ver uma foto de Rajayana posando com Whang Od depois de fazer sua tatuagem.



Fonte:solitary548
 
Topo