• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Psicólogo que ficou tetraplégico vai lançar livro para ajudar outras pessoas

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,087
Gostos Recebidos
10




Psicólogo que ficou tetraplégico vai lançar livro para ajudar outras pessoas




Levi Wenceslau ressignificou sua dor para voltar a viver com alegria - Foto: divulgação


Da sua experiência de vida marcada por muita dor e sofrimento, o psicólogo paraibano Levi Wenceslau, 37, tirou as lições para aprender a viver com a sua deficiência física. A notícia boa é que, agora, ele pretende ajudar outras pessoas que passam por situações semelhantes à dele.
Para isso, está escrevendo o livro “Manual de Sobrevivência do Deficiente”, que ele pretende lançar ainda este ano.
O livro é voltado para pessoas com deficiência, cuidadores e profissionais da área de saúde. Nele, Levi fala sobre processos de adaptação, reabilitações e tratamentos, além de ensinar onde e como buscar recursos para o tratamento de deficiências na saúde pública.
“Decidi escrever esse livro para auxiliar pessoas em situação como a minha, para que não sejam pegas de surpresa, como eu fui”, explica Levi que, quando não está escrevendo, faz atendimento on-line e viu a procura por terapia crescendo durante a pandemia.

O acidente

Levi foi vítima de um grave acidente automobilístico no dia do aniversário de 23 anos. Sofreu uma fratura na quarta vértebra cervical que o deixou tetraplégico.
Ele passou três meses internado, respirando por meio de aparelhos, revezando entre internações e altas médicas. Como consequência da tragédia, Levi teve depressão e viu seu corpo de 1,70m sustentar apenas 35kg.
“Em uma situação de extrema dor e impotência, achei que fosse morrer e até desejei que isso acontecesse logo”, conta em seu primeiro livro autobiográfico Cadeira Elétrica, Memórias de quem sobreviveu.

Superação

Em meio à dor e tristeza, Levi reaprendeu a viver, agora, com as limitações da deficiência locomotora.
Ele viu nos estudos uma forma de voltar a ter autonomia e de se ressocializar.
Por meio de um amigo, Levi conheceu as bolsas de estudo do Educa Mais Brasil e cogitou a possibilidade de se matricular no curso de Psicologia. “Eu já estava desistindo, mas fui aprovado com uma bolsa de 50% de desconto”, comenta, lembrando que, na época, se mantinha com um salário-mínimo.

A virada

Para ele, o retorno aos estudos foi uma forma de retomar a interação social.
A necessidade de sair de casa diariamente para ir à faculdade ajudou Levi a sentir-se vivo novamente.
O que, no começo, era apenas uma ocupação para amenizar o sofrimento virou sua atividade profissional.
“Hoje, tenho maior capacidade de me colocar no lugar do outro. A experiência traumática nos torna mais empáticos”, avalia o psicólogo que concluiu especialização na sua área e é autor de dois livros, uma autobiografia e uma publicação de crônicas.


O psicólogo Levi Wenceslau – Foto: divulgação​

Fonte: Agência Educa Mais Brasil
 
Topo