• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Relé Intermitente.

Mariano44

GF Prata
Entrou
Jun 15, 2019
Mensagens
326
Gostos Recebidos
40
Voltarei depois das férias com mais circuitos de uma forma simples de modo a contemplar todos os que passam por esta casa. No entanto, se precisarem de uma engenhoca (só sobre electricidade ou electónica) peçam que eu farei o favor de o desenhar e públicar aqui no forum.
Hoje trago um relé intermitente (liga-desliga). Para se fzer uma saída de tensão intermitente, normalmente usam-se transistores ou integrados e algumas resistencias nem sempre acessíveis a todos. Aqui utilizei apenas um relé e um condensador electrlitrico. Muito simples, barato e de grande utilidade. Basta puxarem pela imaginação.

Aquele abraço.
 

Anexos

  • Relé Intermitente..pdf
    92.5 KB · Visualizações: 23

afmafmafm

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
296
Gostos Recebidos
7
Este esquema esta um pouco técnico, podia estar mais simples de interpretar, não para mim que sou técnico, mas para pessoas com um pouco menos de conhecimentos.

Não estiou a desvalorizar o teu trabalho, antes pelo contrario, agora uma pergunta, sabes quanto custa um condensador de 2200µF 400V? Com o valor desse condensador compras 10 kits de relés intermitentes já prontos.

Bom trabalho.
 

Mariano44

GF Prata
Entrou
Jun 15, 2019
Mensagens
326
Gostos Recebidos
40
Este esquema esta um pouco técnico, podia estar mais simples de interpretar, não para mim que sou técnico, mas para pessoas com um pouco menos de conhecimentos.

Não estiou a desvalorizar o teu trabalho, antes pelo contrario, agora uma pergunta, sabes quanto custa um condensador de 2200µF 400V? Com o valor desse condensador compras 10 kits de relés intermitentes já prontos.

Bom trabalho.

Não sei quanto custa o condensador e também não me dás preços. No entanto, digo que pode ser recuperado de uma TV antiga. O que está em causa é sempre a simplicidade e a aquisição do material. Este é o meu objectivo. Também se não tem um minimo de conhecimento, não vale a pena tentar. No entanto, se leres a descrição irás perceber que não é tão dificil quanto isso. Por outro lado, para os amigos de eletrónica, o prazer é montar e não comprar feito.
Abraço
 
Última edição:

afmafmafm

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
296
Gostos Recebidos
7
Não sei quanto custa o condensador e também não me dás preços. No entanto, digo que pode ser recuperado de uma TV antiga. O que está em causa é sempre a simplicidade e a aquisição do material. Este é o meu objectivo. Também se não tem um minimo de conhecimento, não vale a pena tentar. No entanto, se leres a descrição irás perceber que não é tão dificil quanto isso. Por outro lado, para os amigos de eletrónica, o prazer é montar e não comprar feito.
Abraço

Nenhuma tv antiga tem um condensador de 4700µF 400v!
 

Mariano44

GF Prata
Entrou
Jun 15, 2019
Mensagens
326
Gostos Recebidos
40
Tens razão pá! Esses condensadores só se encontram nas TVs LCD. Que confusão a minha. Onde leste (4700uF 400.voltes?)

Abraço
 
Última edição:

Mariano44

GF Prata
Entrou
Jun 15, 2019
Mensagens
326
Gostos Recebidos
40
Tens razão pá! Esses condensadores só se encontram nas TVs LCD. Que confusão a minha. Onde leste (4700uF 400.voltes?)

Abraço

Depois de umas miniferias, aqui estou de novo para apresentar mais um circuito que pode encontrar no poste (Iozonizador). Mas antes quero responder cabalmente ao nosso amigo "afmafmafm". A resposta que dei foi apenas irónica e poderá confundir alguns users. Os condesadores a que me rfiro, encontram-se efectivamente em Tvs antigas e nunca eo "LCD". Depois nunca me referin a condensadores com o valor de 4.700uF 400 voltes. E ainda, quando se refere aos valores serem caros, são apenas par o caso de instalar em vivendas ou outros ligados diretamente à corrente de 220 voltes. Quando ele diz que pode comprar 10 kites com esse valor, deve ter como referencia a figura (A) que tem apenas um comum relé de 12 voltes e um condensador de 12 voltes. Mais barato do que isto não há. Com o valor destes 2 componentes não compra kite nenhum.
Estamos entendidos. Passem agora para o novo circuiro denominado (Iozonizador)
 
Topo