• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

relva graminha

patinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
alguem como meter na terra e como fazer a manutençao da relva chamada graminha?
 

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
128
Gostos Recebidos
0
Esse tipo de relva tem como nome Cynodon Dactylon e é vulgarmente denominada graminha ou relva das bermudas. É capaz de viver sobre terrenos arenosos e pedregosos, pega de estaca e é extremamente resistente às ervas invasoras e diferenças de temperatura. Este tipo de relva é por si só considerada uma espécie invasora e daí a sua resistência. É um tipo de relva geralmente utilizada nos campos de golf na área periférica do green.

1. Arranje aparas desta relva. Tente falar com alguém que tenha deste tipo de relva, pois nas zonas de crescimento livre (por baixo de arbustos, sebes, etc.) arranja-se com facilidade estas aparas porque geralmente as pessoas não as cortam. Depois de ter juntado uma boa quantidade de aparas corte-as em troços de aprox. 10cm. Não precisa de ter qualquer tipo de atenção em relação à zona de corte.
2. Em seguida com o ancinho penteie e nívele todo o terreno, que deverá estar completamente limpo de ervas, pedras, etc.
3. Molhe uma pequena porção do terreno onde iniciará o trabalho e depois com uma estaca faça perfurações de aprox. 5cm de profundidade, ou de forma a que a apara fique bem enterrada, mas suficentemente exposta ao ambiente exterior. As perfurações devem estar o mais aproximadas que for possível para que o terreno fique coberto o mais rápidamente possível.
4. Coloque as aparas de graminha nos buracos e aperte o solo com a ponta dos dedos para que as mesmas fiquem bem presas.
5. Repita os passos desde o ponto 3 ao 4 até ter todo o terreno plantado.
6. Regue ligeiramente todo o terreno 1 vez por dia, durante a primeira semana, caso os dias estejam quentes.
7. Ao fim da primeira semana adube e fertilize ligeiramente todo o terreno com adubo azul e fertilizante sólido, respectivamente. Regue em seguida todo o terreno e continue a fazê-lo 1 vez por dia caso os dias estejam quentes.
8. Vá vigiando o aparecimento de ervas daninhas durante o crescimento da graminha e arranque-as logo que possível. Este passo é muito importante enquanto o tapete de graminha não estiver completo e mesmo depois de o estar e enquanto não ganha corpo convém arrancar qualquer erva que vá aparecendo. Quando estiver bem desenvolvida de tal forma que pareça um tapete espesso e compacto as ervas daninhas terão muita dificuldade em se desenvolver, mas poderá aparecer sempre uma ou outra.
9. A manutenção desta relva é menos trabalhosa que a das outras, ou seja, rega-se muito de vez em quando (uma vez por semana se tanto) nos dias amenos e diáriamente nos dias escaldantes. Aduba-se e fertiliza-se 2 vezes por ano, no Outono e Primavera. Quanto ao corte, este não deve ser muito baixo como nos relvados de campo de futebol, mas de forma a que se obtenha um tapete espesso (aprox 3cm).

Tenho este tipo de relvado em casa e acho que não há melhor uma vez que o custo de manutenção é muito baixo, quer em termos monetários quer em tempo e preocupações. Já tive relva de folhagem fina e éra um desastre. No Inverno queimava-se toda, no Verão secava toda se não se andasse sempre a encharcá-la e estava sempre carregada de ervas daninhas. Com a graminha é uma despreocupação total. Rega-se de longe a longe (2 vezes por mês durante todos o ano excepto nos dias escaldantes), ervas daninhas não se vêm, está sempre verdinha e é muito resistente a altas e baixas temperaturas, a danos físicos e parasitas.
 
Última edição:

patinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
boa noite hetmen e mt obrigado pela informaçao k me deste pois vai ser mt util.eu ja tenho a graminha para meter na terra ainda esta em tarroes pois so hoje acabei de preparar a terra(25m de comprido por 20m de lado) amanha vou começar a desfazer os tarroes e metela logo na terra.disseram-ne k depois de ter metido a graminha para semear tambem relva da fina,qual a tua opiniao?eu em graminha nao tenho experiencia nenhuma, e no inverno o k faço para a graminha nao ficar amarela? um abraço
 

pintas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
373
Gostos Recebidos
0
boas eu pela experiencia que tenho em minha casa a relva de tapete é melhor que a graminha visto no inverno ser mais resistente , minha relva no inverno está sempre verdinha ( tenho um vizinho que tem +/- a mesma area que eu , cerca de 200 m2 , e no inverno a relva dele quando veêm as primeiras geadas fica amarela . A única vantagem que eu vejo que a graminha possa ter é ser muito resistente as ervas daninhas.


cumpts
pintas
 

patinha

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
graminha

boa noite pintas eu tb tenho um vizinho k tem graminha e no inverno fica mt feia a razao k me levou a meter graminha é por eu ter um cao e ele estraga tudo eu acho k a graminha é mais resistente.tenho 350m2 de relva fina onde a manha familia toda vai para la jogar futebol fazer churascadas etc etc e esta sempre impecavel.vamos la ver o k vai dar a graminha ja esta tudo metido mas meti tb relva fina sao 250m2.um abraço
 

pedrotar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 23, 2008
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
caros amigos, terminei recentemente a construção da minha moradia e o jardineiro incumbido de fazer o jardim(250m2) plantou-me Cynodon Dactylon vulgarmente conhecida por graminha (à cerca de duas semanas) só que posteriormente disseram-me que nesta época do ano(inverno) a dita relva morre,,ora é nesse sentido que eu solicito alguns esclarecimentos e recomendações para ver se a tal relva se "aguenta" pois o investimento foi considerável(50€ o saco exceptuando a mão de obra), agradecia portanto algumas dicas e já agora um parecer de pessoas da área acerca da probabilidade da relva "ir à vida"(morrer). Grato pela atenção.
Com os melhores cumprimentos: Pedro
 
Última edição:

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
pedrotar, de facto, esta não é a melhor época para plantar graminha, pois as melhores épocas são o outono e a primavera. Se ela vai aguentar, só o tempo o dirá...
 

pedrotar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 23, 2008
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Obrigado scorpion. Votos de um óptimo Natal extensíveis tb a todos os seus entes queridos
 

Danamarte

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jul 24, 2009
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa noite
Desculpem a minha ignorancia mas estou com dificuldade em plantarb a graminha.
tenho cá já a graminhas mas as hastes têm raízes ao longo delas mesmas, por isso não sei kual das partes meter na terra. Alguém me pode ajudar ?
 

aea

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Estou a escolher uma relva para plantar/semear num jardim com cerca de 150 m2. Gostaria de saber se a graminha é a mesma coisa que o chamado escalrracho. Pode ser semeada ou só plantada?
Muito obrigado
 

cenass

Novo
Entrou
Nov 8, 2015
Mensagens
0
Gostos Recebidos
0
boas vou plantar relva graninha no meu jardim alguem me pode aconselhar qual a altura ideal?
 
Topo