• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

kia Sportage 2000 tdi

biblioteca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2007
Mensagens
250
Gostos Recebidos
0
Caros amigos (em especial ao mestre FBI) ando a ficar maluco com o meu Kia (Agosto de 1999). Não é que o jipe resolveu começar a perder força a subir?
Já lhe mudei o óleo, filtro de ar, de gasóleo, menos o by pass que aqui na parvónia não há. Já o levei a um técnico que limpou os injectores. E agora o mais curioso: quando vou a subir e ele a querer morrer, não é que deitando um pouco de fumo quase preto resolve logo puxar normalmente?!!!
Amigos, será do catalizador? Alguma válvula?
Ajudem-me, por favor senão lá terei que marcar uma corrida para a cidade da Maia e fica muito longe daqui.
Obrigado e bom resto de semana.
 
Última edição por um moderador:

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Caros amigos (em especial ao mestre FBI) ando a ficar maluco com o meu Kia (Agosto de 1999). Não é que o jipe resolveu começar a perder força a subir?
Já lhe mudei o óleo, filtro de ar, de gasóleo, menos o by pass que aqui na parvónia não há. Já o levei a um técnico que limpou os injectores. E agora o mais curioso: quando vou a subir e ele a querer morrer, não é que deitando um pouco de fumo quase preto resolve logo puxar normalmente?!!!
Amigos, será do catalizador? Alguma válvula?
Ajudem-me, por favor senão lá terei que marcar uma corrida para a cidade da Maia e fica muito longe daqui.
Obrigado e bom resto de semana.

boas amigo é o seguinte eu nao conheço essa viatura de motor mas
como sabe pratica é uma coisae teorica é outro mas meu amigo pode
ser do medidor de massa do ar mas nao garanto isso porque se fez uma
revisao mudou filtros e continua igual a minha ideia é essa, mas se for
a maquina de diagnostico é capaz de nao acusar nada mas tenta saber
se é realmente do medidor de massa do ar.
amigo ficamos de uma resposta sua
obrigado e disponha sempre:spi70[1]:
 

biblioteca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2007
Mensagens
250
Gostos Recebidos
0
[QUOTE=@Caro amigo a massa de ar é uma espécie de copo fechado que tem dois tubinhos um dos quais manda ar para o turbo? Se sim passou-se o seguinte com essa peça: fazia barulho como vento a bater em plástico (é a melhor imagem que arranjo) mas o jipe andava na ponta da unha. Quando o levei a rectificar os injectores o mecânico disse que era fácil tirar-lhe o barulho e... tirou. Foi precisamente quando fui buscar o jipe que dei conta, pela primeira vez, que ele não puxava a subir. Ou seja, ou é muita coincidência ou o amigo @fbi@ tem toda a razão. Em resumo: mando vir uma peça dessas?
Obrigado amigo e vou continuar a contar com o seu apoio.
 

mtraca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
383
Gostos Recebidos
0
já tive esse problema no meu ibiza era a geometria do turbo q estava cheia de carvão e prendia depois derrepente ficava bom, por isso é melhor mandar limpar o turbo
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0

biblioteca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2007
Mensagens
250
Gostos Recebidos
0
Obrigado aos dois. Este mês vai ser um bocado complicado arranjar lugar para fazer o teste. Vamos ver. Depois informo.
Bom fim de semana.
 

rafa11

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
4,879
Gostos Recebidos
0
Amigo eu tambem desconheço esse motor mas, a massa de ar que o amigo @fbi@ se refere fica geralmente na saida do filtro do ar e apenas mede a quantidade do ar e a temperatura do mesmo em alguns modelos, a peça "espécie de copo fechado que tem dois tubinhos um dos quais manda ar para o turbo" provavelmente é a valvula que controla o turbo, verique se os respectivos tubos estão ligados.
 

biblioteca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2007
Mensagens
250
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela excelente explicação mas de mecânica não percebo absolutamente nada. Nem me atrevo a mexer em nada. De qualquer modo o motor do Kia Sportage é um Mazda TDI com 2000 c.c.
Para a semana vou tentar que me resolvam o problema.
Mais uma vez muito obrigado pelas excelentes explicações.
Um bom Domingo para todos.
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela excelente explicação mas de mecânica não percebo absolutamente nada. Nem me atrevo a mexer em nada. De qualquer modo o motor do Kia Sportage é um Mazda TDI com 2000 c.c.
Para a semana vou tentar que me resolvam o problema.
Mais uma vez muito obrigado pelas excelentes explicações.
Um bom Domingo para todos.

ok amigo quando tiver resultados exponha ca para
quem um dia tiver o mesmo problema, obrigado
e fica bem
 

biblioteca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2007
Mensagens
250
Gostos Recebidos
0
Caros amigos, em especial ao @Fbi, a saga continua. Dirigi-me a Felgueiras para fazer o tal teste de diagnóstico o que se revelou impossível dado o computador não ter em memória o Kia sportage a diesel. Contudo, o chefe da oficina quiz fazer um teste de compressão aos injectores e aos cilindros. Disse-lhe que já havia feito isso mas ele insistiu. Depois de um dia de seca, o veredicto: um injector tinha tendência para prender e o melhor seria substituir os bicos respectivos. Nem lhe perguntei quanto é que isso custaria. No entanto o jipe ficou a trabalhar muito melhor, verdade seja dita. Entretanto um mecânico que lá apareceu disse-me, baixinho, para mandar verificar a válvula RGR (ou um nome parecido) pois costuma ganhar carvão e não fecha bem, o que tira rendimento ao motor. Vou ver se na próxima semana faço isso.
Enfim...
Boa semana de trabalho para todos.
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
Caros amigos, em especial ao @Fbi, a saga continua. Dirigi-me a Felgueiras para fazer o tal teste de diagnóstico o que se revelou impossível dado o computador não ter em memória o Kia sportage a diesel. Contudo, o chefe da oficina quiz fazer um teste de compressão aos injectores e aos cilindros. Disse-lhe que já havia feito isso mas ele insistiu. Depois de um dia de seca, o veredicto: um injector tinha tendência para prender e o melhor seria substituir os bicos respectivos. Nem lhe perguntei quanto é que isso custaria. No entanto o jipe ficou a trabalhar muito melhor, verdade seja dita. Entretanto um mecânico que lá apareceu disse-me, baixinho, para mandar verificar a válvula RGR (ou um nome parecido) pois costuma ganhar carvão e não fecha bem, o que tira rendimento ao motor. Vou ver se na próxima semana faço isso.
Enfim...
Boa semana de trabalho para todos.

boas amigo biblioteca espero bem que resolvem o problema
e sobre essa valvula , chama se egr e tambem pode causar
falhas realmente mas qualquer maneira vai dando noticias e nos
agradeçemos por isso.
obrigado e fica bem
 

biblioteca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2007
Mensagens
250
Gostos Recebidos
0
Caros amigos, fui hoje finalmente ver o estado em que se encontra a tal válvula EGR. Estava impecável. Ou seja e em resumo: o Kia a subir falhava, não respondia com celeridade, deitava fumo preto de vez em quando e só depois de descargar esse fumo é que voltava ao rendimento normal. Depois de mais de 600 euros gastos e muitas dores de cabeça tudo aponta para um bico de injector que prendeu. Agora está tudo mais ou menos bem mas, foi-me recomendado mudar os bicos dos injectores assim que puder.
Agradeço a ajuda prestada em especial, como não podia deixar de ser, ao amigo @fbi@.
Cumps.
 

ghazana

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Dez 31, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Olá a todos,

De mecanica não percebo, sei que tambén estou farto de gastar dinheiro com o meu kia, ele também anda com esses problemas.
Teve 1º num mecanico de caneças onde me deu uma limeza aos injectores, e o carro saiu de la piore do que estava tive que o por perto de sintra na empresa dita de nome que tem maquina e então diz que acusou o catalizador, então mudar o mesmo e fui buscar na 5ª feira passada, já respondia melhor mas mesmo assim continua a deitar fumo e não responde bem... foi dito que foi lavado a panela de trás mas k o melhor é muda-lha também. Para esticar o car que ao puxar limpa, pagei * ou - 930 euros!!!
No Sábado, só andei 120 € na via rapida 10 Kms, e de repente ouvi um parrulho, parei, e não é que a Valvula EGR furrou!!!! O Carro agora deixou de deitar fumo e responde lindamente!!!

Fui ontem a oficina mostrar e afinal dizem que uma coisa não tem a ver com a outra e que aconteceu porque tinha que acontecer!! Dava vontade de reclamar no livro!!! Só gostam afinal de roubar quem não percebe!!

Agora será que é mesmo isso ??? Mudei o catalisador, diz que afinal tenho que mudar a outra panela e mais agora a valvula!!! Alguém que me dei uma dica....
 

adkoni

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 6, 2009
Mensagens
359
Gostos Recebidos
0
Olá a todos,

De mecanica não percebo, sei que tambén estou farto de gastar dinheiro com o meu kia, ele também anda com esses problemas.
Teve 1º num mecanico de caneças onde me deu uma limeza aos injectores, e o carro saiu de la piore do que estava tive que o por perto de sintra na empresa dita de nome que tem maquina e então diz que acusou o catalizador, então mudar o mesmo e fui buscar na 5ª feira passada, já respondia melhor mas mesmo assim continua a deitar fumo e não responde bem... foi dito que foi lavado a panela de trás mas k o melhor é muda-lha também. Para esticar o car que ao puxar limpa, pagei * ou - 930 euros!!!
No Sábado, só andei 120 € na via rapida 10 Kms, e de repente ouvi um parrulho, parei, e não é que a Valvula EGR furrou!!!! O Carro agora deixou de deitar fumo e responde lindamente!!!

Fui ontem a oficina mostrar e afinal dizem que uma coisa não tem a ver com a outra e que aconteceu porque tinha que acontecer!! Dava vontade de reclamar no livro!!! Só gostam afinal de roubar quem não percebe!!

Agora será que é mesmo isso ??? Mudei o catalisador, diz que afinal tenho que mudar a outra panela e mais agora a valvula!!! Alguém que me dei uma dica....

Boas, se valvula furou é porque estava sobrecarregada de pressão e se existe pressão na egr é porque o escape não esta a ter saida suficiente ou por não ter anteriormente...Nunca se deve mudar uma panela de escape por se pensar estar tapada sem experimentar o carro em escape livre...Pelo menos é o que costumo fazer...:espi28: va dando novidades!
 

alinepaczek

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 27, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Oiiii
Gostaria de saber como colocar a correia dentada no ponto ???
Kia sportage 2002 2003 4x4
turbinada interculada a diesel
 

artenossa

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 9, 2009
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
ola boa noite a todos, gostava de uma informaçao em relaçao a um kia sportage,
sera que a caixa de direçao assistida de um do ano 2000 é compativel com a do ano 98? agradeço desde já.
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
ola boa noite a todos, gostava de uma informaçao em relaçao a um kia sportage,
sera que a caixa de direçao assistida de um do ano 2000 é compativel com a do ano 98? agradeço desde já.

Boas
Bem a primeira vista deve dar pois a diferença de idade é muito pouco
mas existe com e sem direcção assistida basta escolher a mesma que o
teu carro tem.
 
Topo