• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Análise] Nokia N95

nrms®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,808
Gostos Recebidos
0
NOKIA N95

iconesnoticias.jpg


Esta semana e depois de muito se ter falado decidi postar esta análise uma das fortes apostas do gigante Finlandês que combina um design atractivo, com simplicidade e funcionalidade, não sendo eleito como um dos preferidos pelos utilizadores, para o mais comum dos mortais, face ao valor pelo qual pode ser adquirido, ainda que não estejamos a levar para casa só um telemóvel, como irá confirmar mais à frente.

Começando pela estética, este terminal é simples e elegante, com um painel traseiro de cor bordeaux, pouco comum neste tipo de aparelhos e alguns retoques em metalizado que conferem ao N95 um ar bastante profissional. Dispõe de todos os botões mais utilizados para as tarefas mais comuns, de uma forma muito acessível.
 

nrms®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,808
Gostos Recebidos
0
n95.jpg

No painel frontal encontra-mos os botões de atender e rejeitar chamadas, dois de acesso rápido configuráveis para as tarefas que realiza mais frequentemente, um de acesso ao menu geral e outro que o conduz às funções multimédia. Na face lateral podemos ainda encontrar um botão de regulação de volume ao qual se juntam outros dois, o de acesso rápido à galeria e o de captação de imagens e vídeo. É relativamente leve (99 gramas) e tem um tamanho bastante aceitável para transporte diário, podendo ser transportado tanto na mala como no bolso do casaco, sendo que não sentirá qualquer desconforto face ao peso do mesmo. Tem uma particularidade que se prende com o facto do painel frontal deslizar em duas direcções consoante a utilização que desejar dar ao telemóvel. Deslizando para baixo, ficará à vista e acessível um teclado com os botões necessários ao controlo de faixas de música fazendo lembrar um verdadeiro leitor de MP3 portátil. Deslizando o painel no sentido oposto, ficará à mostra todo o conjunto de teclas alfanuméricas características. Tem ainda um grande ecrã (240 x 320 pixeis) com suporte até 16 milhões de cores e detecção de luminosidade que permite ainda a rotação da imagem consoante a utilização que está a dar no momento ao telemóvel, sem que perca qualquer tipo de qualidade e permitindo a contínua organização das funcionalidades proporcionadas pelo sistema operativo (S60 - Symbian OS).​


Sistema operativo

O Symbian é o sistema operativo desenvolvido pela Nokia e por sinal, bastante bem escolhido. É graficamente apelativo, funcional, rápido na execução de tarefas e disponibiliza variadas funcionalidades às quais já vamos estando habituados, desde o leitor de música, ao rádio FM ou ainda ao Lifeblog que permite sincronizar conteúdos entre o seu telemóvel e o seu sistema de blog na internet, o qual já tivemos oportunidade de testar na análise que realizámos ao N93.​


Sistema GPS

O sistema GPS presente no N95, embora não reúna todas as funções proporcionadas pelos sistemas GPS desenvolvidos de raiz para o efeito, apresenta um sistema bastante satisfatório para utilização ocasional. É esta a grande novidade deste terminal, face aos seus antecessores e mesmo aos seus concorrentes. Este GPS, com um estilo de navegação semelhante ao ‘Google Earth’, onde tendo como por base o globo é possível realizar ‘zoom in’ para informação mais detalhada e ‘zoom out’ para uma visão mais global dos locais onde nos encontra-mos situados com o cursor, permite-nos ainda planear o percurso entre duas localidades escolhidas, ter informação sobre a distância e a velocidade média, velocidade máxima e tempo total caso se encontre em viagem. Sobre um ponto específico pode obter informação das suas coordenadas e de serviços que pode encontrar nas imediações, tais como bares, bibliotecas, cinemas, transportes públicos entre muitos outros.​

n95-gps.jpg
 
Última edição:

nrms®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,808
Gostos Recebidos
0
Câmara

Como já vem sendo hábito, torna-se indispensável falar das câmaras que têm vindo a acompanhar os telemóveis disponibilizados pela Nokia. Este N95 apresenta uma notável câmara fotográfica (traseira) com uma capacidade de até 5 Megapixeis, permitindo a captação de fotografias com uma resolução máxima de 2592 x 1944 em formato JPEG / EXIF. Usufrui ainda da tecnologia óptica Carl Zeiss e de lentes Tessar, o que torna este telemóvel num sério concorrente a bastantes máquinas fotográficas da actualidade. No painel frontal podemos contar com mais uma câmara que nos permite realizar chamadas em 3G, por exemplo. Ambas as câmaras são acompanhadas de flash integrado, tornando possível a captação de fotografias em ambientes com menos luminosidade. Poderá dar uso a estas mesmas câmaras para realizar os seus próprios vídeos, em formato .mp4 (modo normal) ou em .3gp (modo MMS).


Conectividade

Este é um tema cada vez mais importante nos dias de hoje e que não escapa à atenção da Nokia. Este modelo de quad-band, vem guarnecido com os já tradicionais Infra-Vermelhos, Bluetooth, USB e Wi-fi. São várias as opções para se ligar aos mais diversos equipamentos tais como portáteis, routers, a outros telemóveis ou ainda à TV (PAL/NTSC) de forma simples, fácil e cómoda. Ainda no que respeita a conectividade, é de salientar a opção ‘Premir para falar’ (PPF), que para quem não conhece permite utilizar o telemóvel como se de um Walkie Talkie se tratasse. Para que não seja necessário levar a cabo uma configuração sempre que se deseja ligar aos dispositivos mais usuais, poderá ainda definir perfis para cada tipo de ligação a cada tipo de dispositivo facilitando assim futuras operações de conectividade.


Produtividade

Quickoffice, Adobe Reader e Leitor de Flash são algumas das ferramentas de produtividade que acompanham este telemóvel. O primeiro permite-nos criar / editar ficheiros, tais como .doc; .xls ou .ppt. Já o segundo destina-se aos ficheiros .pdf e o último às populares animações .swf. Como novidade e para ajudar a compactar os seus ficheiros de maiores dimensões, pode contar com o ‘zip manager’ que permite reunir vários ficheiros de grandes dimensões e compactá-los num só para facilitar, por exemplo, o envio para dispositivos externos. Para último deixámos o web browser, com o qual ficámos bastante surpreendidos. Apresenta de forma correcta todos os conteúdos, tal como se estivesse a utilizar um computador, permitindo uma fácil navegação tendo sempre em conta que está a navegar a partir de um telemóvel.
 

nrms®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,808
Gostos Recebidos
0
Multimédia

No que respeita a aplicações multimédia e assumindo que os telemóveis desempenham cada vez mais um papel de leitores de áudio, não podíamos deixar de analisar o leitor de música que este modelo da companhia finlandesa nos oferece. Achamo-lo bastante completo contendo todas as operações comuns e básicas de gestão de ficheiros áudio permitindo uma organização por artista, álbum, género ou ainda por compositor. No que respeita ao som, testámos a qualidade do mesmo utilizando os auriculares que acompanham este N95, ao som de ‘Moby – In my Heart’ e de facto agradou-nos muito a qualidade de som proporcionada. Ao nível do rádio, sentimos alguma dificuldade na correcta sintonização dos postos e notámos algum decréscimo na qualidade sonora.​

Muitas mais funcionalidades estão disponíveis para analisar neste N95, no entanto preocupámo-nos mais em mantê-lo informado sobre as novidades e as funcionalidades de maior relevância deste aparelho. É um terminal muito completo, mas não é para todas as bolsas. Contudo, se tem possibilidades de o adquirir não hesite, pois é uma óptima ferramenta de trabalho.​

nokian951b4ec87no8.jpg

Quando se finalizou esta análise, a Nokia anunciou que o N95 foi eleito como European Media Phone 2007-2008, pela EISA - European Imaging and Sound Association, a principal associação Europeia de electrónica de consumo. Em referência a esta distinção, a EISA elogiou o Nokia N95 pelo facto de integrar ‘praticamente todas as funcionalidades imagináveis num dispositivo móvel.’ O Painel de Júri citou várias características do Nokia N95, tais como o GPS, a câmara de 5 megapixels com lentes Carl Zeiss, e a captação vídeo em formato MPEG4, com até 30 fps (frames per second). A EISA destacou também a capacidade do dispositivo para acesso a dados – até 3.5 Mb/s, o seu evoluído web browser, a conectividade Wi-Fi, cartão de memória microSD, e ainda a capacidade de reprodução áudio de múltiplos formatos de ficheiros.

Valor aproximado: 659,90 Euros (Preço dos operadores)​


Especificações Técnicas
Peso: 120g
Volume: 90 cc
Comprimento: 99 mm
Largura: 53 mm
Espessura máxima: 21 mm
Ecrã: TFT QVGA (240 x 320 pixels), 2.6” TFT, com detector de luz ambiente e até 16 milhões de cores
Câmara traseira: Câmara com capacidade até 5 megapixel (2592 x 1944 pixels), tecnologia óptica Carl Zeiss, lentes Tessar, captação de vídeo em formato MPEG-4 VGA até 30 fps e Auto-Focus
Câmara frontal: Sensor CIF (352 x 288)
Frequências de funcionamento: WCDMA2100 (HSDPA), EGSM900, GSM850/1800/1900 MHz (EGPRS). Realiza comutação automática entre bandas e modos.
Memória interna: 160 MB
Memória expansível: Suporta até 2 GB através de um cartão microSD
Autonomia em conversação: Até 3h 30m
Autonomia em stand-by: Até 9 dias​
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Boas tardes!

Amigos este já não é um telemovel mas algo revolucionario que vem dar que falar a todas as marcas..
É um pc autentico e que ao trabalhar com ele durante uma semana não me deixou duvidas que é o melhor telemovel até a actualidade..

É uma exelente aquisição..
 

papanela

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
12
Gostos Recebidos
0
Boa noite.
Também comprei um á cerca de dez dias, ainda estou em teste,pois é a primeira vez que tenho um telefone com tanta tecnologia junta,pois o anterior era um 6210.
Depois de instalar os mapas do GPS que estão disponiveis gratuitamente no site da NOKIA, verifico que demora muito a iniciar o satélite, cerca de 3 a 5 minutos e durante o percurso dá muitas falhas.
Quando o ligo á internet atraves da minha rede sem fios,o alcance é pequeno e á alguns páginas que não consigo abrir,por exemplo a RFM online.abre a página principal e pouco mais.

Será que estes comportamento tem a ver por estar bloqueado á Vodafone ou é mesmo assim?
 

Armenio64

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Boa Noite.
Tenho um Nókia N95 da Vodafone que é uma maravilha de telemóvel atodos os níveis, menos um.
A bateria, apesar de no site da Nókia referir que dura 220h em stand by, não dura mais de 72h.
De referir que já é o terceiro pois a Vodafone já mo trocou 2 vezes e têm todos o mesmo problema.
Acontece o mesmo a mais alguém?
Cumps.
 
Topo