• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

manometro de pressão do oleo...

.:IceBoy:.

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2008
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
boas amigos,

Comprei um manometro de pressão oleo para poder controlar sem andar sempre devolta do capot...

Mas tou com algumas duvidas de como o aplicar...

Tem logica ser na bomba de oleo, mas onde concretamente?

O veiculo em questão é um mitsubishi de 98...

Desde já obrigado! :espi28:
 

marcosilva

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
2,179
Gostos Recebidos
0
boas amigos,

Comprei um manometro de pressão oleo para poder controlar sem andar sempre devolta do capot...

Mas tou com algumas duvidas de como o aplicar...

Tem logica ser na bomba de oleo, mas onde concretamente?

O veiculo em questão é um mitsubishi de 98...

Desde já obrigado! :espi28:

amigo qual é o modelo do veiculo?
cumps
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
boas amigos,

Comprei um manometro de pressão oleo para poder controlar sem andar sempre devolta do capot...

Mas tou com algumas duvidas de como o aplicar...

Tem logica ser na bomba de oleo, mas onde concretamente?

O veiculo em questão é um mitsubishi de 98...

Desde já obrigado! :espi28:

Caro amigo está a fazer confusão ou eu não entendi..

Voçe comprou foi um medidor de nível de oleo não será?

Indique o modelo certo como o amigo Marco lhe pediu!


Manómetro de pressão de oleo controla a pressão e não o nível!!
 

.:IceBoy:.

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2008
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Isso é correcto!
No entanto a partir da pressão do oleo podes medir muitas coisas, incluindo se não estou em erro o "nivel" do oleo... Visto que se ouver fuga, a pressão obrigatoriamente vai-se correcto???

Modelo do Carro - Mitsubishi Colt...

1FOTOSABMOTOR031.jpg


Modelo Manometro - Pressão do Oleo...

27027SWL.b.gif


:espi28:
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Isso é correcto!
No entanto a partir da pressão do oleo podes medir muitas coisas, incluindo se não estou em erro o "nivel" do oleo... Visto que se ouver fuga, a pressão obrigatoriamente vai-se correcto???

Modelo do Carro - Mitsubishi Colt...

1FOTOSABMOTOR031.jpg


Modelo Manometro - Pressão do Oleo...

27027SWL.b.gif


:espi28:

Vamos por partes e a ver se me faço entender

1-Valvula de pressão de oleo-Indica a pressão do oleo exercido no circuito total do oleo

2-Valvula de nível-Pode situar-se na vareta do oleo e em muitos carros no carter e serve para a medição da quantidade de oleo!


Já agora pode mostrar numa foto o que comprou,parece-me que houve aqui um engano da sua parte ou de quem lhe vendeu o produto!
 

.:IceBoy:.

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2008
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Sim é isso amigo...

Se calhar expliquei-me mal...

então resumindo...

O manometro traz um sensor...

Parecido com este:
img.php


Ando a procura do sitio onde meto isto para saber a pressão do oleo...

10_1_132
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Sim é isso amigo...

Se calhar expliquei-me mal...

então resumindo...

O manometro traz um sensor...

Parecido com este:
img.php


Ando a procura do sitio onde meto isto para saber a pressão do oleo...

10_1_132


Bom pelo que estou a entender voçe tem o manómetro para aplicar dentro do carro e a valvula de pressão de oleo para aplicar no motor!

Respondendo resumidamente a sua pergunta a cerca de fugas(pressão insurreta) deve-se na maior das vezes ao desgaste no motor,desgaste na bomba de oléo ou fuga possível num tubo ou algo assim!

Eu gostava de ver mesmo a valvula que voce comprou para o motor..

Essa valvula tem de ser substituida pela actual que está instalada no motor e que tem como função avisar no painel uma luz vermelha que indica que não está dá a dar pressão!

Esta nova valvula irá ser direfente e espero que lhe tenham vendido a indicada para esse modelo!

Eu nesse ponto não posso ajudar em muito mas se me mostrar a sua valvula e a parte de trás do manómetro eu ajudo-o na instalação e até ideias onde a colocar!

Abraço:espi28:


Indique se o modelo é 1.3 ou 1.6
 
Última edição:

.:IceBoy:.

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2008
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Boas Amigo...

A fuga de oleo depois cheguei a conclusão que foi numa oficina quando mudaram o oleo ao carro...

Meteram 3 litros...

Mas esqueceram-se que como não mudei o filtro, este ainda tinha oleo...

Resultado andei uma temporada com oleo a mais...

So me apercebi quando ela ja tava a pingar para o chão... :Espi37:

Tenho limpo o motor de tempos a tempos... E como esta perto da proxima revisão "grande" ainda não o levei a casa, onde ira levar correia, filtros, oleos, etc...

Para não ter alguma surpresa subita, achei boa ideia adquirir um brinquedo destes...

Na altura chamaram-me a atenção que o mais certo era ter de ir a um torneiro para me fazerem um adaptação na rosca, isso no entanto oriento-me bem...

O meu problema é saber o local onde vou inserir o sensor... Ja tive a coca e não descubro onde é...

Se fica atras do motor ao lado direito ou esquerdo... Eu penso que nestes motores é atrás, mas não sou mecanico, logo não tenho a certeza! :shy_4_02:

Até já tive a brincar com o manometro com o compressor a ar.. eheh :naodigas:
 

rafa11

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
4,879
Gostos Recebidos
0
Procura no bloco do motor uma valvula parecida com esta:

DSC02342.JPG


o passo da rosca muito provavelmente será o mesmo, se não for já sabes (torneiro), tiras a original do carro a aplicas essa, a ficha do sensor que compraste quanto fios têm?
Isso trás instalação?
Se for de dois fios como parece, e se não trouxer instalação, vais ter de ser tu a faze-la (coisa bastante simples).
Não conheço esse sensor mas, o mais certo é que vais ficar com a luz vermelha do oleo no painel de instrumentos acesa, se o sensor não tiver ficha para ligar a ficha original do carro, tens duas opções para deixares de ver a luz acesa, ou tiras a lampeda do painel de instrumentos ou então fazes um chante á massa no terminal da ficha que ligava a valvula original (era a opção que eu seguia)

 

.:IceBoy:.

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2008
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Ola amigo Rafa11,

Tive a dar volta ao motor a procura disso... E efectivamente fica por tras.. :right:

Vai ser complicado lá chegar... :shy_4_02:

O sensor que vem com o manometro tem dois fios... Um para o manometro e um para fazer massa...

Eu queria era ficar com a luz de origem do carro a trabalhar a mesma...

Visto que o sensor não tem ligação para a luz de origem, achas que se pedir ao torneiro para fazer tipo um "T" para ligar os dois sensores vai interferir na leitura?

Mas agora que falas na luz, o manometro quando o ligo tem um fio laranja que fica com uma corrente de quase 8V, ainda n experimentei "assoprar" no sensor com o compressor e ver se perde a voltagem... Se calhar este fio serve para a luz do painel??

Outra coisa eu posso desapertar o sensor de origem sem mais nem menos ou tenho de tirar o oleo ao carro antes?

Desde já obrigado pela ajuda... :espi28:
 

rafa11

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
4,879
Gostos Recebidos
0
Ola amigo Rafa11,


1ª O sensor que vem com o manometro tem dois fios... Um para o manometro e um para fazer massa...

2ª Eu queria era ficar com a luz de origem do carro a trabalhar a mesma...

3ª Visto que o sensor não tem ligação para a luz de origem, achas que se pedir ao torneiro para fazer tipo um "T" para ligar os dois sensores vai interferir na leitura?

4ª Mas agora que falas na luz, o manometro quando o ligo tem um fio laranja que fica com uma corrente de quase 8V, ainda n experimentei "assoprar" no sensor com o compressor e ver se perde a voltagem... Se calhar este fio serve para a luz do painel??

5ª Outra coisa eu posso desapertar o sensor de origem sem mais nem menos ou tenho de tirar o oleo ao carro antes?

Desde já obrigado pela ajuda... :espi28:

Boas,
A tua 1ª questão: como disse não conheco sensor em questão, geralmente a massa é feita no prorio bloco do motor, posta aqui a referencia dele para ver se encontro algo mais para te ajudar.

2ª É possivel sim, depende do sensor que estas a aplicar.

3ª A partida não deve interferir na leitura, pois a pressão será sempre a mesma.

4ª Como já frizei só conhecendo o sensor em questão para te responder com mais exactidão.

5ª Se aperta no bloco do motor (está bem acima do carter do oleo) podes desapertar a vontade, apenas ira cair um bocado de oleo (coisa pouca)

Coloca aqui as referencias e os dados posiveis do sensor e manometro
 

.:IceBoy:.

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 9, 2008
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Ola

Vou deixar aqui o modelo do manometro então...

oilpresssk4.jpg

AUTOGAUGE - SMOKE LINE - OIL PRESS

Logo tiro fotos ao material... Mas posso ja deixar a descrição dos fios...

MANOMETRO
Tem positvo e negativo para a luz... (vermelho e preto)
Tem o fio do sensor e massa... (verde e preto)
E tem um fio laranja que não sei para que serve... Por curiosidade levei lá multimetro e reparei que com tudo montado em cima da bancada dá 8V...

SENSOR
Tem duas ligações... Uma para o cabo verde que vem do manometro e a outra para a massa...

Logo vou experimentar ligar tudo novamente e com o voltimetro ligado ao fio laranja, dou uma assopradela no sensor (para ganhar pressão, na brincadeira para experimentar fiz 4 bars)a ver se quando ganha bars este fio perde a voltagem... Se perder, a partida será este o fio para a luz do painel correcto? Ganha bars perde voltagem apaga a luz, perde bars ganha voltagem acende a luz...
É estranho é so ter 8V... :right:

Obrigado pelas dicas, andava mesmo a nora! :espi28:

:n1:
 
Última edição:

rafa11

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
4,879
Gostos Recebidos
0
É assim, se esse fio laranja for um sinal de massa e perder a voltagem com a pressão, é muito provável que essa ligação seja para o painel de instrumentos.

Diz-me uma coisa, é dificil desmontar a valvula de origem?

Se não for, tira-a e experimenta isso antes de montares o manómetro no sitio, até podes exerimentar ligar o sinal de massa ao sensor novo e na saida (o que vai ligar ao manometro) ligas ao terminal da instalação que liga na valvula original (o que vai para o painel de instrumentos), pões o carro a trabalhar e vê se a luz apagou (esse teste até pode ser feito com o sensor cá fora, se isso se confirmar, a tarefa fica mais facil, apenas tens de fazer um chante, .
 
Topo