• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Perda de sinal digital á noite

balantatuga

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2011
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Boas,
Precisava das vossas opiniões sobre o seguinte.
Instalei a antena TDT Televes DAT HD BOSS e o amplificador e Alimentador Televes 5457 (20DB) cabos novos etc.
O resultado é que durante o dia, a imagem é boa mas +- a partir das 19:00 h e á noite a imagem começa a ter pixelização e deixa mesmo de ter sinal, é raro o dia que isto não acontece. Já dei voltas á antena e penso que está bem direccionada.
Consultei o site da TDT e a minha residência está assinalada como tendo cobertura total, liguei para eles e dissera-me que era apenas parcial e por causa de haver uns montes aqui á volta, era natural que isto acontecesse. Perguntei qual era a solução para o meu caso e o operador disse que aquilo não era um serviço técnico e que se eu quisesse podia reclamar á Anacom que foi o que fiz, primeiro por telefone, onde me disseram para formalizar a reclamação por escrito o que fiz já por duas vezes sem resposta.

Á parte disto, alguém sabe como eu posso melhorar a receção pelos meus próprios meios?
Será que resultava colocar um amplificador com mais de 20 DB?

Obrigado de antemão
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O problema não é da tua instalação, é um fenómeno (para não lhe chamar outra coisa) que está a acontecer um pouco por toda a parte.

Bem-vindo ao Clube dos Sem Sinal na TDT à Noite.

DX2
 

balantatuga

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2011
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Então e não se pode fazer nada?
Eu estava capaz de comprar um amplificador mais potente a ver se resolvia, mas primeiro queria saber se alguém já o fez.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O problema não é falta de potência do sinal, é o stream de sinal digital que deixa de chegar em quantidade suficiente a uma certa distância do emissor e ao anoitecer, na maior parte dos casos.

DX2
 

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Amigo tenta com uma antena direcçional para esse canal, em vez de uma de banda larga ,e com um amplificador com figura de ruido entre 2 a 3 db,pode melhorar mas tambem o sinal pode ser de tal ordem ausente que não resolva mas não há como tentar um abraço
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Amigo tenta com uma antena direcçional para esse canal, em vez de uma de banda larga ,e com um amplificador com figura de ruido entre 2 a 3 db,pode melhorar mas tambem o sinal pode ser de tal ordem ausente que não resolva mas não há como tentar um abraço

Há algum tempo pensei nesta ideia, mas desisti devido a:
- só teria resultados positivos se o problema fosse de outras frequencias que fizessem interferencias. A minha ideia actual é que não é o caso.
- essa antena tinha que ser construida manualmente. Embora existe software para o seu calculo, mas, como já aconteceu o canal já foi alterado e não se sabe se futuramente não será novamente portanto poderia ser tempo e dinheiro atirado ao lixo
- por vezes o sinal nem sequer chega ás antenas que tenho instaladas portanto tambem não chegaria a essa

AGORA OUTRO ASSUNTO
Ultimamente tenho notado que com as mesmas condiçoes de recepção tenho mais 2% de sinal passou no tv de nivel 8 para 10
Será que aumentaram a potencia do emissor que me fornece o sinal
Emissor da Boa Viagem
 
Última edição:

rato

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
433
Gostos Recebidos
0
:espi28:


Amigos respeitante a este assunto tenho tido o mesmo problema alguns dias,

de noite a emissão fica com frezes ou sem sinal.

Deparei-me com outra situação mesmo sem sinal o ecrân fica verde mas não

em todos os canais alternando.

Nota-se que andam mexer na emissão pois alguma coisa se passa com o sinal,

mas estranho é ser durante a noite.
 

jose luis perales

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
123
Gostos Recebidos
0
isso ja passa a ser fiasco o mais increible e que en españa a tdt nao ten problemas isto so en portugal anacom ja esta a par da situaçao eles ten que resolver isso esas falhas sao provocadas por un virus chamado pacotes de promoçao quando o virus entra en açao começa a ficar o sinal aos picos i perdas de sinal i fazer frezes nao adianta por anplificadores o antenas con mais rendimento o problema ta visto o pior cego e aquel que ve i nao consigue ver
 

pantorras

GF Bronze
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
77
Gostos Recebidos
0
viva....amigo balantuga poderia ser mais claro sob qual ponto do nosso país se encontra?



Cumps



PANTORRAS
 

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Mensagens
612
Gostos Recebidos
0
A mim também me está a acontecer o mesmo. O que acho incrível é que mudei a antena para outro local (estava no telhado e passei para a varanda) e consegui o melhor sinal que alguma vez tive: 85% sinal/95% qualidade, o que é excelente.
Agora o que acontece é que chegando à noite o sinal é o mesmo mas a qualidade vai baixando até ficar a 0%.

O que eu acho que acontece é que devido a propagações troposféricas (que normalmente acontece quase diariamente sobretudo à noite) os sinais de outros emissores mais distantes interferem com o sinal "principal" entrando assim em conflito. No meu caso, por exemplo, apanho a tvi analógica da Lousã (canal 32) e quando fico sem digital, esse canal esta cheio de interferências devido a mistura de outro emissor no mesmo canal. (Uma prova que é o que está a causar os problemas).

Para concluir, isto só vem a comprovar a má gestão da instalação dos emissores, pois segundo li noutros sites, o sistema DVB-T previu este tipo de situações, e a solução conseguida é a correcta sincronização de todos emissores nacionais fazendo com que os sinais cheguem em simulatâneo e não com tempo de atraso (multi-trajecto) para que quando este fenómeno acontecer a interferência seja positiva (efeito de amplificação/melhoria de qualidade sinal) e não negativa (efeito de cancelamento/decréscimo ou eliminação da qualidade de sinal). Obviamente que isso não está a acontecer na nossa tdt.

E se assim continuar, quando for o desligamento vai haver muitos problemas!
 

balantatuga

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2011
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
A minha residência é em Anadia e o emissor é o da zona industrial de Águeda.
Já agora aproveito para acrescentar que quando á noite tenho problemas de sinal, se fizer uma busca automática de canais, consigo sintonizar canais espanhóis, que depois deixam de funcionar quando o sinal da TDT portuguesa volta ao normal...é tudo muito esquisito.
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
A minha residência é em Anadia e o emissor é o da zona industrial de Águeda.
Já agora aproveito para acrescentar que quando á noite tenho problemas de sinal, se fizer uma busca automática de canais, consigo sintonizar canais espanhóis, que depois deixam de funcionar quando o sinal da TDT portuguesa volta ao normal...é tudo muito esquisito.




Qual é o canal que sintonizas na busca quando apanhas espanhois?
 

lord_zed

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
529
Gostos Recebidos
0
Boa noite : eu tambem tive esse problema ,tinha a antena num terraço com cerca de 4 mtrs de autura + o mastro ,agora tenho a +_ a 2 mtrs do chão e tnho sinal a 100%, quando antes no maximo 50/55% , testa para ver,espero ter ajudado
 

microspot

GF Prata
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
130
Gostos Recebidos
0
Como também já me aconteceu, comprei logo no inicio uma antena com maior ganho no canal que inicialmente tínhamos, o canal já foi alterado e não se sabe se futuramente não será novamente portanto já foi dinheiro atirado ao lixo pois agora a antena serve mas não como tinha investido.
- por vezes o sinal nem sequer chega a antena que tenho instalada, portanto também não compreendo como tenho um emissor em linha de vista a cerca de 5km da minha casa e tenho que direccionar para outros bem mais longe só porque tem maior potencia ou o sinal chega em melhores condições.
Contactei os serviços TDT, disseram que a opção seria colocar o serviço TDT por satélite.
Estou a ver que quando acabar a emissão analógica fico sem nada e apenas estou a cerca de 12km de Coimbra, onde tem: TDT, cabo, fibra óptica e tudo que mais se possa ter a metade do preço do que me custaria instalar o serviço TV+NET+TLF.
Fonix, que país é este que anda a duas velocidades.
 

balantatuga

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2011
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Desculpa, pensava que estavas a perguntar pelo português, os espanhóis, não sei, fiz a busca uma vez em que os canais portugueses estavam com problemas, foi nessa altura que na busca automática, sintonizei canais espanhóis que deixam de funcionar quando os canais portugueses voltam ao normal. gostava de te dar a informação mas não sei como se faz para ver em que canal estou a sintonizar estes espanhóis. Quando os canais portugueses estão a dar bem e com o comando mudo para os canais espanhóis, apenas aparece o nome dos mesmos.
não sei se me estou a fazer entender
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Desculpa, pensava que estavas a perguntar pelo português, os espanhóis, não sei, fiz a busca uma vez em que os canais portugueses estavam com problemas, foi nessa altura que na busca automática, sintonizei canais espanhóis que deixam de funcionar quando os canais portugueses voltam ao normal. gostava de te dar a informação mas não sei como se faz para ver em que canal estou a sintonizar estes espanhóis. Quando os canais portugueses estão a dar bem e com o comando mudo para os canais espanhóis, apenas aparece o nome dos mesmos.
não sei se me estou a fazer entender

Pois
Isso só pode ser possivel nas tua zona e na minha e na minha que é mais para a beiramar, devido a picos de propagação em uhf que só acontece no verão.
No entanto gostava de saber quais as frequencias da tdt da Galiza (não sei se é igual em toda a Espanha) andei á procura e não encontrei.
Se alguem souber informe por favor
 
Topo