• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Montagem de aquário

Serr@no™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,690
Gostos Recebidos
0
Passos para montar um aquário de água doce-quente:
Escolha o local onde deve ficar seu aquário, não deve incidir luz solar directa, apenas uma iluminação natural, deve ter tomadas próximas, prefira um local longe do alcance de animais e crianças. Nunca tente deslocar o aquário se ele estiver cheio.
Sob o aquário coloque uma placa de esferovite, que irá impedir o contacto do aquário directo com o móvel evitando variações de temperatura, impede também que o móvel fique marcado bem como vibrações no aquário.
Despeje o areão lavado no fundo do aquário espalhando bem, evite acúmulos de cascalho em determinados locais. Tente fazer uma pequena inclinação do fundo para a frente, para evitar que fiquem lá atrás restos de comida e cócós.
Encha o aquário com a água sem cloro através da torre, encha até a metade.
Coloque as plantas, enterre bem para não soltarem, e se quiser coloque também algum objecto de decoração (troncos, pedras).
Complete a água do aquário
Instale o aquecedor, e ligue o oxigenador, tampe o aquário, ligue a iluminação.
Deixe o aquário funcionando por aproximadamente uma semana, faça o teste do PH, só então acrescente peixes, nunca todos de uma vez, dê um intervalo de uma semana e só então coloque mais peixes. Lembre-se seu aquário comporta apenas uma certa quantidade de peixes conforme seu tamanho, portanto não ultrapasse a sua capacidade.
 

Cyber_1

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2006
Mensagens
134
Gostos Recebidos
0
Passos para montar um aquário de água doce-quente:
Escolha o local onde deve ficar seu aquário, não deve incidir luz solar directa, apenas uma iluminação natural, deve ter tomadas próximas, prefira um local longe do alcance de animais e crianças. Nunca tente deslocar o aquário se ele estiver cheio.
Sob o aquário coloque uma placa de esferovite, que irá impedir o contacto do aquário directo com o móvel evitando variações de temperatura, impede também que o móvel fique marcado bem como vibrações no aquário.
Despeje o areão lavado no fundo do aquário espalhando bem, evite acúmulos de cascalho em determinados locais. Tente fazer uma pequena inclinação do fundo para a frente, para evitar que fiquem lá atrás restos de comida e cócós.
Encha o aquário com a água sem cloro através da torre, encha até a metade.
Coloque as plantas, enterre bem para não soltarem, e se quiser coloque também algum objecto de decoração (troncos, pedras).
Complete a água do aquário
Instale o aquecedor, e ligue o oxigenador, tampe o aquário, ligue a iluminação.
Deixe o aquário funcionando por aproximadamente uma semana, faça o teste do PH, só então acrescente peixes, nunca todos de uma vez, dê um intervalo de uma semana e só então coloque mais peixes. Lembre-se seu aquário comporta apenas uma certa quantidade de peixes conforme seu tamanho, portanto não ultrapasse a sua capacidade.

Boas amigo Serr@no:

Excelente dica,o meu filho anda de roda de mim a querer montar um aquário,sei que também é um escelente hobby,para um fim de semana para a sua manutenção,vou seguir os teus passos.obrigado amigo Serr@no.

1 Abraço Cyber_1
 

spdss

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
348
Gostos Recebidos
1
Estou a pensar adquirir um aquario, e gostaria de saber qual o aquario que devo comprar, gostaria de ter pelo menos 10 ou 15 peixes.
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Estou a pensar adquirir um aquario, e gostaria de saber qual o aquario que devo comprar, gostaria de ter pelo menos 10 ou 15 peixes.

Amigo a escolha do aquário varia muito dos gostos,carteiras,espaço e o fundamental,se água fria ou água quente.

Partindo do principio que queres adquirir um aquário para peixes de água quente,podes ver aqui no forum algumas dicas que te vão ajudar na escolha,no entanto para esse nro de peixes que queres ter,irás ter que gastar á volta de 400€,e isto para um aquário com o minimo de condições.

Neste valor está incluido o aquário,termostato,substracto,decoração,etc....isto sem incluir o valor dos peixes que queres comprar e provavelmente o movel que não deves ter.

Estes valores serão os mais baixos,e não te esqueças que depois de te iniciares nesta actividade,vais ficar viciado e as compras e melhorias ao aquário vão ser constantes!!!!


Boa sorte na compra!!!!!!!
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Montagem de Aquário

Montagem de Aquário

montagemaquario.jpg


Seja Bem-vindo ao fascinante mundo da Aquariofilia.

A grande variedade de plantas e peixes exóticos coloridos permitir-lhe-á ter em casa um pedaço da natureza. Observar um aquário é agradável e relaxante! Faz bem ao stress!

Ter um aquário em casa, não é uma tarefa fácil. Mas também não é muito difícil, precisamos apenas ter uma boa dose de dedicação. Peixes são animais muito sensíveis que sentem qualquer mudança no seu habitat. Em um aquário temos que controlar vários factores com: PH, Dureza, etc...

Antes de começar a montar o seu aquário, procure lojas que comercializem aquários e peixes e fale com eles, coloque as suas dúvidas, bons vendedores saberão esclarecer as suas dúvidas e dar-lhe bons conselhos sem lhe impingirem nada.

Pense bem antes de começar se quer montar um Aquário Comunitário ou criar espécies específicas, isso é fundamental para pensar como vai montar o aquário, saber o PH, as plantas e outros factores.
O sítio onde colocar o aquário:
-Não deve incidir luz solar directa;
-Deve existir tomadas próximas;
-Prefira um local longe do alcance de fumo (tabaco, lareiras);
-Longe de sítios de passagem (portas), ruídos, correntes de ar;
-Longe da tentação de animais e crianças;
-Fora dos quartos de dormir (barulho);
-Mesa / móvel (base estável e segura) pense no peso do seu aquário);
-É agradável poder olhar para o aquário, sentado na sua poltrona favorita;
-É necessário espaço para poder efectuar com facilidade as operações de manutenção e limpeza;


Medidas e Capacidades do Aquário

Comprimento x Largura x Altura = Capacidade
50 x 25 x 30 cm = 38 L
60 x 30 x 30 cm = 54 L
80 x 30 x 40 cm = 96 L
80 cm 35 cm 39 cm =109 L
100 cm 40 cm 40 cm =160 L
100 cm 40 cm 50 cm =200 L
120 cm 40 cm 50 cm =240 L
130 cm 40 cm 50 cm =260 L


Regra geral:
Quanto maior for o aquário, maior será a sua estabilidade química, pode ser de qualquer formato, os mais indicados são os de vidro com vedante em silicone. Mais fácil será de cuidar dos peixes e da água.

Lembre-se que um aquário pesa, é preciso escolher bem o sítio onde vai colocá-lo. No caso de um aquário de 60 cm, pode testar a resistência da mesa ou móvel, com o seu peso.

Iluminação - A iluminação mais usada é a fluorescente, existindo lâmpadas especiais para aquários.

Pedras/areão - O Areão próprio para aquários existe à venda nas lojas de animais, de vários tamanhos e cores. Antes de colocar no aquário deve ser lavado abundantemente para retirar terra e areia. Para um aquário de 60cm podem ser precisos 10Kgs de areão, dependendo do tamanho da pedra.

Bomba de ar - Auxilia a oxigenação da água, já que só a presença de plantas não é suficiente, para isso use uma bomba de ar com pedra porosa (à venda em lojas) que vai auxiliar também na movimentação da água impedindo o acumulo de substâncias em determinados lugares. Sem oxigénio os peixes morrem.

Aquecedor ou Termóstato - Mantém a temperatura da água constante, pois variações bruscas na temperatura afectam directamente a saúde de peixes e plantas, para isso além do aquecedor (os melhores vem com termóstato) tenha sempre um termómetro fixo no aquário. A temperatura deve ser adequada às espécies que povoam o aquário.

Os peixes

Os peixes estão perfeitamente equipados para a vida aquática! Protegidos por um revestimento de escamas rígidas, estas muitas vezes cobertas de um líquido escorregadio, denominado muco, que os ajuda a deslizar na água, possuem um corpo hidrodinâmico, adquirem a temperatura do meio onde vivem. Não possuem sangue quente como os mamíferos, por isso o seu mecanismo biológico está condicionado à temperatura ambiente. A maioria possui bexiga natatória semelhante a um balão que os ajuda a flutuar. Na maioria destes animais a difusão do oxigénio dissolvido na água faz-se através das guelras. Servem-se da barbatana caudal para se deslocarem, auxiliada pelas barbatanas peitorais, igualmente utilizadas para a direcção. As barbatanas ventrais ou pélvicas actuam como um leme de direcção. Os peixes são o grupo de vertebrados mais bem sucedidos. Vivem praticamente em todos os lugares onde há água.
Estão perfeitamente equipados para a vida aquática, com escamas escorregadias e corpo hidrodinâmico.
A maioria possui bexiga natatória semelhante a um balão que os ajuda a flutuar.
A super classe Peixes, que incluí mais de 20.000 espécies, divide-se em dois grandes grupos:

- os peixes cartilagíneos
- os peixes ósseos

A Temperatura do seu corpo varia de acordo com a do seu meio envolvente. Na maioria destes animais a difusão do oxigénio dissolvido na água faz-se através das guelras. Servem-se da barbatana caudal para se deslocarem e apresentam-se geralmente protegidos por um revestimento de escamas rígidas. Estas são muitas vezes cobertas de um líquido escorregadio, denominado muco, que os ajuda a deslizar na água.

Os peixes não vivem muito tempo, os peixes de dimensões mais pequenas vivem menos tempo que os de dimensões maiores. Isto explica-se: as espécies mais pequenas gastam o mesmo número de batimentos cardíacos com mais rapidez do que as espécies maiores, que realizam os mesmos batimentos mas de uma forma mais lenta.

Por exemplo: os Vivíparos mais pequenos, vulgares, como é o caso dos Gouramis, vivem entre 2 a 4 anos. Os peixes gato, Corídoras e alguns Ciclídeos vivem entre 8 a 12 anos.

Os peixinhos dourados comuns hoje em dia podem atingir os 10 anos de vida. As carpas, bem tratadas podem atingir os 20 anos.


Alimentação

Os peixes são alimentados com comida industrializada, que pode ser comprada em qualquer boa loja de animais. Devemos apenas dar para cada espécie o seu tipo de comida. Nunca devemos esquecer que: "os peixes morrem pela boca", tem que ser alimentados apenas o necessário, nunca de mais nem de menos.

A Água e os seus parâmetros

Pode ser a de torneira quando o encanamento for de PVC, ela deve descansar por 3 dias para evaporar o cloro, depois de colocada no aquário o oxigenador deve permanecer por 15 a 20 dias sem nenhum peixe. Durante este tempo mantenha o aquário sempre coberto. Existem à venda produtos Anti-cloro, com os quais a àgua fica logo pronta.

PH
As variações de pH podem prejudicar os peixes e as plantas, portanto deve ser medido com regularidade e deve ficar em torno de 6,0 e 7,6.


Plantas

A colocação de plantas é muito importante pois elas ajudam na oxigenação do aquário e na alimentação dos peixes. As plantas também são decorativas.
Atenção : Tem de se conhecer as espécies que povoam o aquário, alguns peixes comem as plantas todas. Existem à venda plantas artificiais.

Como montar um aquário de água doce-quente

Escolha o local onde deve ficar seu aquário, não deve incidir luz solar directa, apenas uma iluminação natural, deve ter tomadas próximas, prefira um local longe do alcance de animais e crianças. Nunca tente deslocar o aquário se ele estiver cheio.

Sob o aquário coloque uma placa de esferovite, que irá impedir o contacto do aquário directo com o móvel evitando variações de temperatura, impede também que o móvel fique marcado bem como vibrações no aquário.

Despeje o areão lavado no fundo do aquário espalhando bem, evite acúmulos de cascalho em determinados locais. Tente fazer uma pequena inclinação do fundo para a frente, para evitar que fiquem lá atrás restos de comida e cócós.

Encha o aquário com a água sem cloro através da torre, encha até a metade.

Coloque as plantas, enterre bem para não soltarem, e se quiser coloque também algum objecto de decoração (troncos, pedras).

Complete a água do aquário

Instale o aquecedor, e ligue o oxigenador, tampe o aquário, ligue a iluminação.

Deixe o aquário funcionando por aproximadamente uma semana, faça o teste do PH, só então acrescente peixes, nunca todos de uma vez, dê um intervalo de uma semana e só então coloque mais peixes. Lembre-se seu aquário comporta apenas uma certa quantidade de peixes conforme seu tamanho, portanto não ultrapasse a sua capacidade.


Como comprar peixes

Compre os peixes em lojas especializadas, onde os aquários estejam limpos e sem peixes mortos.

Observe bem os peixes e escolha o que estiver nadando sem nenhum problema, não compre os que estiverem parados, escondidos, respirando na superfície, a não ser que sejam características próprias da espécie..

Verifique se o aquário tinha aquecimento, colocando a mão no vidro.

Preste atenção nos olhos do peixe eles não devem apresentar manchas, estarem opacos, inchados.

Evite peixes que tem dificuldade para se locomover.

O saco que servirá para transportar os peixes da loja para o seu aquário, deve conter ar, não ter muitos peixes, proteja o saco do frio e do calor excessivo.

Antes de colocar os peixes no aquário, corrija o pH e verifique a temperatura. Não despeje directamente os peixes no aquário, primeiro mergulhe o saquinho até que as temperaturas se aproximem e deixe que os peixes saiam devagar.


Principais Doenças

Íctio é uma das mais comuns, o corpo do peixe fica cheio de bolinhas brancas parecendo algodão, o peixe se locomove pouco e tenta arrancar as bolas se esfregando nas pedras do aquário. Separe o peixe, pois a doença se espalha, e em um aquário-hospital faça o tratamento com remédio específico à venda em lojas de animais. Para evitar o aparecimento da doença mantenha a temperatura do seu aquário em torno dos 28°C.

Intoxicação Alimentar o peixe fica com o ventre estufado, escamas eriçadas, ocorre quando há um excesso de comida, que fica se deteriorando no fundo do aquário, limpe o aquário e suspenda a alimentação por um dia.

Nadadeiras Apodrecidas ocorre principalmente por acção de bactérias que se desenvolvem em pH ácido e temperatura baixa, as nadadeiras se desmancham e ficam esbranquiçadas, antes de qualquer tratamento corrija a temperatura e o pH. Em um aquário-hospital use o produto específico à venda nas lojas.

Susana "papillon" para o Mundo dos Animais
 

Rik_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2010
Mensagens
41
Gostos Recebidos
0
boas... tenho um aquário com capacidade para cerca de 200litros, que, em tempo foi cheio de vida!!! enquanto o meu pai esteve na suíça era ele quem cuidava do mesmo...veio para Portugal e na árdua viagem, os animais morreram. após 1 ano da tragédia, limpei-o e deixei o com agua, o respectivo cascalho, ornamentos desde montes de pedras em forma de cavernas...
da ultima vez q o aquário foi limpo, notei grande diferença no comportamento dos peixes.

ja tive 2 coridoras que acabaram "esmagados" nas pedras, um molly, e 1 que lhe chamam cabeça e sangue... fiquei de rastos!!! se há coisa q adoro são os meus bichinhos!!!

neste momento tenho:

4 tetra neon,
2 platy,
2 plecos,
1 Danio rerio.
1 goldfsh...

anteriormente, os peixes nadavam todos contentes pelo aquario, quando lhes deitava comida "mostravam-se"... desde que voltei a limpar-lo ficaram completamente sedentários... estão sempre parados no mesmo sitio...
hoje, garantiram-me que o goldfish se adaptava a temperatura da agua do meu aquario e não hesitei...

alguem q possa ajudar, por favor... ando muito desanimado com o aquario... ja pensei em vender...

quem quiser, posso enviar umas fotos do respectivo.

abraços.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
boas... tenho um aquário com capacidade para cerca de 200litros, que, em tempo foi cheio de vida!!! enquanto o meu pai esteve na suíça era ele quem cuidava do mesmo...veio para Portugal e na árdua viagem, os animais morreram. após 1 ano da tragédia, limpei-o e deixei o com agua, o respectivo cascalho, ornamentos desde montes de pedras em forma de cavernas...
da ultima vez q o aquário foi limpo, notei grande diferença no comportamento dos peixes.

ja tive 2 coridoras que acabaram "esmagados" nas pedras, um molly, e 1 que lhe chamam cabeça e sangue... fiquei de rastos!!! se há coisa q adoro são os meus bichinhos!!!

neste momento tenho:

4 tetra neon,
2 platy,
2 plecos,
1 Danio rerio.
1 goldfsh...

anteriormente, os peixes nadavam todos contentes pelo aquario, quando lhes deitava comida "mostravam-se"... desde que voltei a limpar-lo ficaram completamente sedentários... estão sempre parados no mesmo sitio...
hoje, garantiram-me que o goldfish se adaptava a temperatura da agua do meu aquario e não hesitei...

alguem q possa ajudar, por favor... ando muito desanimado com o aquario... ja pensei em vender...

quem quiser, posso enviar umas fotos do respectivo.

abraços.

Olá

Verifica se os niveis de PH estão ok, se mudaste a água toda é normal esta ainda não estar devidamente preparada para os peixes, esta demora algum tempo até ter todo o equilíbrio necessário para eles, não desistas e espera que a água fique biologicamente boa para os peixes.

Uma tabela para veres problemas em relação á cor da água

Imagem098.jpg


Verifica o filtro e a temperatura.

Espero que tudo corra bem.

:espi28::espi28:
 

Rik_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2010
Mensagens
41
Gostos Recebidos
0
Resposta

meu caro, penso q também possa ser o facto de ainda não ter NADA de plantas...de qualquer maneira, vou colocar umas fotos e o Sr. dar-me-á a sua opinião...

P.S.- neste momento nao tenho bomba de ar, porque queimou... ando a resolver a situação... se o senhor quiser posso também postar o material que tenho.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
meu caro, penso q também possa ser o facto de ainda não ter NADA de plantas...de qualquer maneira, vou colocar umas fotos e o Sr. dar-me-á a sua opinião...

P.S.- neste momento nao tenho bomba de ar, porque queimou... ando a resolver a situação... se o senhor quiser posso também postar o material que tenho.

Rik, mas tens o filtro a funcionar? Isso é o mais importante para haver limpeza da água.

Lê este topico:http://www.gforum.tv/board/1064/266488/filtracao-no-aquario.html


satpa :)9BF12D:)

:espi28::espi28:
 
Última edição:

Rik_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2010
Mensagens
41
Gostos Recebidos
0
Última edição:

Rik_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2010
Mensagens
41
Gostos Recebidos
0
Caro amigo, tenho uma nova aquisição... um escalar juvenil. cumps.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Muito bem Rik..:espi28::espi28:

Vai dando noticias como corre o aquario, no que puder ajudar, não hesites em perguntar
 

Rik_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2010
Mensagens
41
Gostos Recebidos
0
Desde já agradeço a disponibilidade... É mesmo necessário substrato para começar a por plantas? vou começar do zero outra vez... dar uma limpeza geral ao aquário, mesmo em tudo,tudo,tudo! arranjei um alguidar com tamanho suficiente para os bichos e a resistência de aquecimento para ficarem durante a noite enquanto a agua "acalma" e em principio, vou conseguir arranjar um feltro exterior dum familiar que ja desistiu da aquariofilia a uns bons anos...
 

Rik_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2010
Mensagens
41
Gostos Recebidos
0
Desde já agradeço a disponibilidade... É mesmo necessário substrato para começar a por plantas? vou começar do zero outra vez... dar uma limpeza geral ao aquário, mesmo em tudo,tudo,tudo! arranjei um alguidar com tamanho suficiente para os bichos e a resistência de aquecimento para ficarem durante a noite enquanto a agua "acalma" e em principio, vou conseguir arranjar um feltro exterior dum familiar que ja desistiu da aquariofilia a uns bons anos...


(Foto do meu menino que deu muitos atrofios com o gajo da loja!!!)
Yfrog - 07012010068 - Uploaded by Rik_pt
 

Rik_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2010
Mensagens
41
Gostos Recebidos
0
Caro Satpa, estou com um problema... o meu Kinguios (Goldfish) virou canibal... anda me a comer os Neon Azul!!! que faço? ja pensei em dá-lo, visto q é um peixe que nao requer grandes cuidados... cumps.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Rik, compra umas plantas e coloca-as no aquário sem fazer a tal limpeza geral, porque vais ter problemas depois disso, assim dá possibilidade ao neon de se esconder.Se verificares que o goldfish continua violento, tenta separa-lo, se tiveres a quem dar, se calhar não é má opção:shy_4_02:

Bjs
satpa
 

Rik_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 5, 2010
Mensagens
41
Gostos Recebidos
0
Sim, vou colocar plantas... o problema é que aqui na terrinha só há uma casa q vende peixes e esse tipo de coisas para aquários... e digamos q o gajo inda sabe menos q eu... como calcula, encontrar o que quero é fud***...

conhece algum site de vendas Online?

ah, e o platy anda doido... ta deitado no fundo...da ideia de morto...:shy_4_02:
 
Última edição:
Topo