• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Factura da EDP

afmafmafm

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
296
Gostos Recebidos
7
Vou contar o meu caso, costumo tirar a leitura todos os meses, até que um mês timha o dobro dos Kwts, liguei para a EDP e disse que o contador estava avariado e não contava, no dia seguinte tinha lá um artista a mudar o contador.

Voltei a fazer a contagem mensal e continuei com o consumo normal, conclusão, o contador estava-me a roubar, se eu não estive-se atento fazendo a contagem todos os meses e detetando a alteração de consumo, ia andar a pagar o dobro do que devia.

O contador era digital, marca ACTARIS, nesse mês houve trovoada e penso que seria a trovoada que o avariou, e avariou logo a roubar para a EDP, podia avariar a roubar para mim!

Este foi o meu caso, cumprimentos.
 

valesmr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 8, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
quais sao as leituras que tens no contador?

As leituras bate certo com a descrição da factura. Inclusive já testei por várias vezes desligar o quadro eléctrico para poder confirmar se não estaria algum vizinho a aproveitar-se da minha energia, mas está tudo bem!
Conheço pessoas com apartamentos T3 que estão em casa todo o dia, inclusive um delas possuiu um escritório em casa onde estão permanentemente 2 computadores ligados e mesmo assim a factura dela é praticamente metade da minha...
 

valesmr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 8, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Vou contar o meu caso, costumo tirar a leitura todos os meses, até que um mês timha o dobro dos Kwts, liguei para a EDP e disse que o contador estava avariado e não contava, no dia seguinte tinha lá um artista a mudar o contador.

Voltei a fazer a contagem mensal e continuei com o consumo normal, conclusão, o contador estava-me a roubar, se eu não estive-se atento fazendo a contagem todos os meses e detetando a alteração de consumo, ia andar a pagar o dobro do que devia.

O contador era digital, marca ACTARIS, nesse mês houve trovoada e penso que seria a trovoada que o avariou, e avariou logo a roubar para a EDP, podia avariar a roubar para mim!

Este foi o meu caso, cumprimentos.

Boas amigo, após ler o teu caso tive a comparar os meus consumos com os de alguns familiares, todos eles têm metade do meu consumo o que de alguma forma me está a levar a crer que me está a acontecer o mesmo. No teu caso ainda fazias as contagens mensalmente, mas eu nunca o fiz... Com que base poderei exigir a troca do meu contador ou reclamar esta possível taxação incorrecta? Pois já me desloquei á EDP por duas vezes a reclamar pois não seria normal estas taxações e das duas vezes recusaram-se a deslocar-se á minha residência alegando que o problema teria de ser dentro da minha residência e como tal deveria eu contratar um electricista.
Obrigado a todos pela contribuição.
 

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Boas! Podem indicar-me o decreto lei onde esta escrito que quem tem consumos abaixo de um certo kws está isento das taxas audivisuais?E desde quando está em vigor?

Abraços

kablamis

Já que ninguém respondeu a esta questão, respondo eu, na verdade o decreto lei não sei qual é mas que existe é um facto, tenho um armazém onde o consumo é minimo e essa taxa não me é cobrada, quanto ao resto podem fazer o que quiserem que essa taxa nunca será abolida das facturas.
 

valesmr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 8, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Boas! Podem indicar-me o decreto lei onde esta escrito que quem tem consumos abaixo de um certo kws está isento das taxas audivisuais?E desde quando está em vigor?

Abraços

kablamis


Contribuição audiovisual


A contribuição para o audio-visual foi criada pela Lei n.º 30/2003, de 22 de Agosto, alterada pelo Decreto-lei nº 169-A/2005,de 3 de Outubro, que aprovou o modelo de financiamento do serviço público de radiodifusão e de televisão.

O referido diploma legal estabelece que o financiamento do serviço público de radiodifusão é assegurado por meio da cobrança da contribuição para o áudio-visual e o financiamento do serviço público de televisão é assegurado por indemnizações compensatórias e pela receita da contribuição que não seja utilizada para o financiamento do serviço público de radiodifusão.

Esta contribuição e as indemnizações compensatórias são estabelecidas tendo em atenção as necessidades globais de financiamento do serviço público de radiodifusão e de televisão, devendo respeitar os princípios da transparência e da proporcionalidade.

A contribuição para o áudio-visual abrange os consumidores de energia eléctrica, sendo devida mensalmente por estes. Esta redacção resultou do Decreto-Lei n.º 169-A/2005, de 3 de Outubro originando a inclusão de todas as instalações eléctricas e não só as de uso doméstico, conforme dispunha a Lei n.º 30/2003, de 22 de Agosto.

Os valores da contribuição são actualizados à taxa anual de inflação, através da Lei do Orçamento do Estado sendo a contribuição liquidada, por substituição tributária, através das empresas comercializadoras de energia eléctrica e cobrada juntamente com o preço relativo ao seu fornecimento. O valor da contribuição deve ser discriminado de modo autónomo na factura de energia eléctrica.

Os consumidores cujo consumo anual fique abaixo de 400 kWh estão isentos do pagamento desta contribuição.

Fonte: Portal do Consumidor - Contribuição audiovisual
 

kablamis

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2007
Mensagens
707
Gostos Recebidos
1
Boas! Então a ver se entendi...Ajudem-me lá sff hehehe...

1º - a quem me dirigo para poder retirar essa taxa?

2º - visto que não me foi retirada por vontade deles e voluntariamente , posso pedir o valor já pago?

Em junho coloquei novamente luz na minha casa em Portugal e desde lá até hoje, gastei 5 ou 6kw...Quero saber a quem recorrer e se posso ser recercido do dinheiro que paguei desde julho até agora...

Abraços

kablamis
 

valesmr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 8, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Boas! Então a ver se entendi...Ajudem-me lá sff hehehe...

1º - a quem me dirigo para poder retirar essa taxa?

2º - visto que não me foi retirada por vontade deles e voluntariamente , posso pedir o valor já pago?

Em junho coloquei novamente luz na minha casa em Portugal e desde lá até hoje, gastei 5 ou 6kw...Quero saber a quem recorrer e se posso ser recercido do dinheiro que paguei desde julho até agora...

Abraços

kablamis

Boas,
penso que a forma mais simples de o fazeres será através desse formulário:
Reclamação Comercial
 

valesmr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 8, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Boas amigo, após ler o teu caso tive a comparar os meus consumos com os de alguns familiares, todos eles têm metade do meu consumo o que de alguma forma me está a levar a crer que me está a acontecer o mesmo. No teu caso ainda fazias as contagens mensalmente, mas eu nunca o fiz... Com que base poderei exigir a troca do meu contador ou reclamar esta possível taxação incorrecta? Pois já me desloquei á EDP por duas vezes a reclamar pois não seria normal estas taxações e das duas vezes recusaram-se a deslocar-se á minha residência alegando que o problema teria de ser dentro da minha residência e como tal deveria eu contratar um electricista.
Obrigado a todos pela contribuição.

Se alguém me conseguir dar uma dica também agradecia! :espi28:

Embora já tenha apresentado duas reclamações através do link que forneci no post anterior.

Tipo de Reclamação: Consumos

Motivo de Reclamação: Boa tarde, tenho verificado uma taxação extremamente excessiva registada pelo meu contador, a qual aparentemente após inúmeros despistes poderei constatar que se tratar de um registo em duplicado. Mais posso indicar que na última factura nº XXXXXXXXX é apresentado um consumo de 503 kWh, o que representa o dobro dos consumos reais efectuados situando-se estes entre os 230/260 kWh. Gostaria de solicitar uma vez mais, a troca do meu contador e uma reanálise a todas as minhas pois sinto-me extremamente lesado e após duas deslocações á estação EDP em Vila Nova de Gaia a situação exposta foi simplesmente ignorada, inclusive alegaram que a responsabilidade seria minha e que deveria contratar um electricista para averiguar esta situação. Apesar de não fazer qualquer sentido a resposta prestada pelo vosso colaborador, optei por o fazer (mais uma despesa) e toda a instalação eléctrica dentro da minha residência encontra-se em conformidade. Portando agradecia que esta situação fosse resolvida com a maior brevidade possível, e que façam uma reanálise de todas as minhas facturas pois pagando uma média mensal de 100EUR isso leva-me a crer que terei sido lesado em 50EUR por cada factura.

Motivo de Reclamação: No seguimento de reclamação anteriormente exposta, venho apenas clarificar os possíveis consumos dentro da minha residência. A residência tratar-se de um apartamento tipologia T1, no qual apenas possuo 1 cilindro de 75lts c/ uma potência de 1500 WATTS, 1 Frigorífico, 1 Máquina de lavar roupa, 1 TV, 1 Zon Box+1 Router, 1 Notebook. Dos items referidos todos eles com a excepção do cilindro, se encontram em stand by durante todo o dia, havendo apenas utilização dos mesmos á noite após as 20h. A máquina de lavar roupa e utilizada unicamente 1 vez por semana. Já tive um fogão eléctrico, o qual optei por mudar para gás de forma a conseguir diminuir o valor da minha factura de electricidade contudo os valor mantiveram-se situação a qual não consegui compreender até hoje. Os consumos reais que mencionei na reclamação exposta entre 230/260 kWh são baseados em estimativas efectuadas da facturação de alguns familiares e amigos, de forma que poderei ainda estar a mencionar valores mais elevados do que os consumos reais. Agradeço que tomem conta da minha participação/reclamação e que reúnam esforços numa tentativa de se resolver a situação da melhor forma, pois não hesitarei em recorrer judicialmente e junto das entidades reguladores de forma a ver esta situação
resolvida e a ser recercido de todos os valores devidos.


Ando á 3 anos a pagar uma média de 100EUR/mês
Se efectivamente se confirmar uma contagem em duplicado, 50EUR X 36 = 1800EUR

Roubado em 1800EUR...
 
Última edição:

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Não sei se tens ou se conheces alguém que tenha uma pinça amperimétrica. mede a corrente que estas a consumir.
 

afmafmafm

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
296
Gostos Recebidos
7
Se alguém me conseguir dar uma dica também agradecia! :espi28:

Embora já tenha apresentado duas reclamações através do link que forneci no post anterior.

Tipo de Reclamação: Consumos

Motivo de Reclamação: Boa tarde, tenho verificado uma taxação extremamente excessiva registada pelo meu contador, a qual aparentemente após inúmeros despistes poderei constatar que se tratar de um registo em duplicado. Mais posso indicar que na última factura nº XXXXXXXXX é apresentado um consumo de 503 kWh, o que representa o dobro dos consumos reais efectuados situando-se estes entre os 230/260 kWh. Gostaria de solicitar uma vez mais, a troca do meu contador e uma reanálise a todas as minhas pois sinto-me extremamente lesado e após duas deslocações á estação EDP em Vila Nova de Gaia a situação exposta foi simplesmente ignorada, inclusive alegaram que a responsabilidade seria minha e que deveria contratar um electricista para averiguar esta situação. Apesar de não fazer qualquer sentido a resposta prestada pelo vosso colaborador, optei por o fazer (mais uma despesa) e toda a instalação eléctrica dentro da minha residência encontra-se em conformidade. Portando agradecia que esta situação fosse resolvida com a maior brevidade possível, e que façam uma reanálise de todas as minhas facturas pois pagando uma média mensal de 100EUR isso leva-me a crer que terei sido lesado em 50EUR por cada factura.

Motivo de Reclamação: No seguimento de reclamação anteriormente exposta, venho apenas clarificar os possíveis consumos dentro da minha residência. A residência tratar-se de um apartamento tipologia T1, no qual apenas possuo 1 cilindro de 75lts c/ uma potência de 1500 WATTS, 1 Frigorífico, 1 Máquina de lavar roupa, 1 TV, 1 Zon Box+1 Router, 1 Notebook. Dos items referidos todos eles com a excepção do cilindro, se encontram em stand by durante todo o dia, havendo apenas utilização dos mesmos á noite após as 20h. A máquina de lavar roupa e utilizada unicamente 1 vez por semana. Já tive um fogão eléctrico, o qual optei por mudar para gás de forma a conseguir diminuir o valor da minha factura de electricidade contudo os valor mantiveram-se situação a qual não consegui compreender até hoje. Os consumos reais que mencionei na reclamação exposta entre 230/260 kWh são baseados em estimativas efectuadas da facturação de alguns familiares e amigos, de forma que poderei ainda estar a mencionar valores mais elevados do que os consumos reais. Agradeço que tomem conta da minha participação/reclamação e que reúnam esforços numa tentativa de se resolver a situação da melhor forma, pois não hesitarei em recorrer judicialmente e junto das entidades reguladores de forma a ver esta situação
resolvida e a ser recercido de todos os valores devidos.


Ando á 3 anos a pagar uma média de 100EUR/mês
Se efectivamente se confirmar uma contagem em duplicado, 50EUR X 36 = 1800EUR

Roubado em 1800EUR...

É facil saber se o contador esta a contar demasiado ou não, tenho que saber se é analogico ou digital.
Se é digital, ele diz lá "X piscadelas por KW", se é analogico, diz "X rotações por KW"
Agora pegas num cronometro e vês o tempo que demora, nocaso do digital, entre uma piscadelas, no caso do analogico, o tempo que demora a dar uma volta.
Depois é só fazer as contas "como dizia o Guterres", e ficas a saber os Watts que estas a gastar nesse momento.

Agora tens que saber o que tens ligado e o consumo de cada aparelho que esta ligado nesse momento.

Facil, não precisas nem de um técnico, nem de ser engenheiro, só precisas de saber fazer contas, se mesmo assim tiveres dúvidas, diz que eu ajudo

Cumprimentos
 

valesmr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 8, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
É facil saber se o contador esta a contar demasiado ou não, tenho que saber se é analogico ou digital.
Se é digital, ele diz lá "X piscadelas por KW", se é analogico, diz "X rotações por KW"
Agora pegas num cronometro e vês o tempo que demora, nocaso do digital, entre uma piscadelas, no caso do analogico, o tempo que demora a dar uma volta.
Depois é só fazer as contas "como dizia o Guterres", e ficas a saber os Watts que estas a gastar nesse momento.

Agora tens que saber o que tens ligado e o consumo de cada aparelho que esta ligado nesse momento.

Facil, não precisas nem de um técnico, nem de ser engenheiro, só precisas de saber fazer contas, se mesmo assim tiveres dúvidas, diz que eu ajudo

Cumprimentos

Boas,
o contador é digital o qual têm efectivamente uma luz intermitente vermelha e uma descrição com o seguinte:
Por baixo da luz surge a descrição 1000 imp/kWh
Depois no canto inferior direito do contador surge a descrição 100 Wh/imp @ 80ms

Desliguei tudo em minha casa deixando apenas a TV e a Zon Box com um consumo total de 270 Watts, fiz como sugeris-te e demorou 21segs40ms a concluir um ciclo.

Portanto fazendo as contas da seguinte forma:
270 W = 270 Wh

Se cada ciclo for: 100 Wh/imp @ 80ms

100 Wh = 80ms
270 Wh = X

X= 270 x 80 = 21600

X= 21600 / 100 = 216ms

Portanto teria atingido os 270 W em 22Segs, onde contabilizei neste 21seg:40ms.

Dando uma pequena margem de erro, a contagem então estaria correcta?
 
Última edição:

afmafmafm

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
296
Gostos Recebidos
7
Por baixo da luz surge a descrição 1000 imp/kWh

Se são 1000 impulsos por KWh (1 KWh é igual a 1000W) isso facilita mesmo muito a a leitura!

A ver, 1 impulso demorou 21 segundos (vamos arrendondar), uma hora tem 3600 segundos, a dividir por 21, da 171,42 Watts

Vamos fazer as contas, de cabeça (como o Guterres) 1000 impulsos por KW, cada impulso é 1 Watt, ou seja, 1 impulso em 21 segundos, dá 3 impulsos por minuto, vezes 60, igual a 180, isto são contas de cabeça, o valor certo esta acima

Se realmente tens tudo desligado? Eu aconselhava um técnico que fosse ver a instalação podes ter alguma fuga de corrente que esteja a dar esse consumo, isto são suposições, mas que pode acontecer!

Se estiver tudo bem, estas a ser roubado!

Cumprimentos
 

valesmr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 8, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Se são 1000 impulsos por KWh (1 KWh é igual a 1000W) isso facilita mesmo muito a a leitura!

A ver, 1 impulso demorou 21 segundos (vamos arrendondar), uma hora tem 3600 segundos, a dividir por 21, da 171,42 Watts

Vamos fazer as contas, de cabeça (como o Guterres) 1000 impulsos por KW, cada impulso é 1 Watt, ou seja, 1 impulso em 21 segundos, dá 3 impulsos por minuto, vezes 60, igual a 180, isto são contas de cabeça, o valor certo esta acima

Se realmente tens tudo desligado? Eu aconselhava um técnico que fosse ver a instalação podes ter alguma fuga de corrente que esteja a dar esse consumo, isto são suposições, mas que pode acontecer!

Se estiver tudo bem, estas a ser roubado!

Cumprimentos

Boas obrigado pela grande ajuda que me estás a dar.
Peço desculpa talvez pela minha ignorância mas nesse caso então o impulso apenas teria contabilizado 171,42 Watts, mas eu mantive a TV e uma Zon Box ligada o que totalizaria um consumo de 270 Watts!

Não compreendi... Nesse caso até estaria a ser beneficiado!

Se desligar o quadro eléctrico, o contador não faz qualquer contagem portanto penso que não haverá nenhuma fuga desde o contador até ao quadro eléctrico.
Poderá ser alguma fase dentro do quadro eléctrico?
 
Última edição:

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
como calculaste o 270W? se viste nas etiquetas dos equipamentos isso é uma estimativa máxima. testa com mais carga e aplica a formula dada pelo afmafmafm.
 

afmafmafm

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
296
Gostos Recebidos
7
A tv, se for um plasma, vai consumir prai 150W, mais 20W da box, soma os 170W.

Atenção que por desligares o quadro e o contador não contar nada, não quer dizer que não te esteja a roubar.
 
Última edição:

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
Não se esqueçam que o termocumulador consome bem. e qt maior for a temperatura definida, pior!!!!
 

valesmr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 8, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Ainda não arranjei ninguém que me empreste ou que vá até minha casa com um pinça amperimétrica. Mas daqui a 5 minutos vou testar disjuntor por disjuntor e ver os consumos. Mas pelo que tive oportunidade de ver á pouco, com o meu cilindro ligado/aquecer cada ciclo durava 3seg, portanto um consumo de 1200 Watts... Mas daqui a pouco vou testar quando a resistência do cilindro desligar...
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
Ainda não arranjei ninguém que me empreste ou que vá até minha casa com um pinça amperimétrica. Mas daqui a 5 minutos vou testar disjuntor por disjuntor e ver os consumos. Mas pelo que tive oportunidade de ver á pouco, com o meu cilindro ligado/aquecer cada ciclo durava 3seg, portanto um consumo de 1200 Watts... Mas daqui a pouco vou testar quando a resistência do cilindro desligar...

Eu quando baixei 5graus verifiquei uma diferença enorme
 

valesmr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 8, 2013
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Fiz o teste assim que a luz da resistência (Cilindro) apagou, o ciclo no contador baixou para 16seg com TV+BOX+ROUTER ligado!
O ciclindro encontra-se perto de uma janelo num 4º andar, penso que pelo facto do clima estar " gelado" faz com que este durante o dia na minha ausência se ponha a aquecer a água levando a estes consumos exorbitantes!
Amanhã já lhe meto um temporizador de tomada e só vai trabalhar 2/3 horinhas á noite...
Vamos lá ver afinal se vai ou não baixar a factura. Não ganho só para luz... :shy_4_02:
 

afmafmafm

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
296
Gostos Recebidos
7
Esta resolvido a mistério, então o cilindro ligado 24 horas? Claro que o consumo vem dai!
 
Topo