• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Volkswagen deixa de vender carros a diesel

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
É hidrogénio o futuro, bolas que essa gente continuam agarrados às baterias e gás, as baterias necessitam electricidade que muita ainda vem do petróleo e queima de carvão para além da questão do tempo de carregamento e autonomia, o gás continua a ser um combustível fóssil e logo polui.

Com o hidrogénio a energia é produzida pelo próprio veículo, mas compreendo o pensamento pequeno deles. Como depois vão cobrar impostos sobre os combustíveis e ambiente, assim como mensalidades sobre as baterias!?
Tu continuas a insistir no hidrogénio como alternativa aos combustíveis fósseis. Se fosse assim tão fácil substutuir um pelo outro não achas que não haveria já até particulares com os carros convertidos? O grande problema do hidrogénio não é a sua produção, é o armazenamento, já que está provado que é impossível produzi-lo à medida que o motor vai precisando de combustível.

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
A propósito da substituição de combustível fóssil por hidrogénio encontrei um artigo (Fonte) sobre algo interessante que, não substitui mas, actua em comunhão com o dito reduzindo, afirmam eles, o consumo de gasóleo, gasolina ou gpl, aumentando a potencia e longevidade do motor.

Se já é viável esta forma de armazenamento (células de hidrogénio) certamente seria, se quem domina estas áreas assim quisesse, fácil encontrar uma solução fiável de armazenamento nos veículos.

Deixo-vos uma imagem do funcionamento desses Kits de hidrogénio.
hhosystems.png


Cumps

Feraida
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
DX2 no início do automóvel também não era fácil armazenar o combustível e haviam muitos acidentes, então fomos evoluindo a tecnologia e hoje é considerado seguro. O mesmo com o hidrogénio, para mim continua a ser ao momento a melhor alternativa. Mas o avanço é sempre travado pelos lobbys associados ao petróleo, acho que é tão simples quanto isso

Como vão depois os States vender as reservas deles e outros!?
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Não é o melhor site mas foi o mais resumido e rápido que encontrei pelo telemóvel

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Honda_FCX_Clarity

Disponível em alguns países por aluguer, a honda quer começar a venda para o ano.
É um projeto com vários anos e resultados optimos. Os mais céticos que pesquisem este projeto da Honda
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
DX2 no início do automóvel também não era fácil armazenar o combustível e haviam muitos acidentes, então fomos evoluindo a tecnologia e hoje é considerado seguro. O mesmo com o hidrogénio, para mim continua a ser ao momento a melhor alternativa. Mas o avanço é sempre travado pelos lobbys associados ao petróleo, acho que é tão simples quanto isso

Como vão depois os States vender as reservas deles e outros!?

Assim queiram de facto tratar do meio ambiente e, deixar-se de hipocrisias, assinando tratados que, depois, são os primeiros a esquecer.

Moralidade na casa dos outros é fácil apregoar. Tratar da nossa casa sai mais caro e, difícil.

O conhecimento existe a tecnologia também o que esperamos????

Que se acabem com os lobbies e afins que controlam tudo o que mexe e, dá lucro, na grande economia mundial.

Cumps

Feraida
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não é o melhor site mas foi o mais resumido e rápido que encontrei pelo telemóvel

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Honda_FCX_Clarity

Disponível em alguns países por aluguer, a honda quer começar a venda para o ano.
É um projeto com vários anos e resultados optimos. Os mais céticos que pesquisem este projeto da Honda
Eu já adivinhava que fosse esse o carro de que falavas. Acontece que esse Honda não é movido a hidrogénio, mas sim com motores eléctricos que são alimentados por células de combustível que produzem electricidade a partir de uma reacção química. Isso nada tem a ver com a propulsão a hidrogénio, na qual os veículos mantém o motor de combustão só que é alimentado a hidrogénio em vez de gasolina ou diesel.

DX2
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Eu já adivinhava que fosse esse o carro de que falavas. Acontece que esse Honda não é movido a hidrogénio, mas sim com motores eléctricos que são alimentados por células de combustível que produzem electricidade a partir de uma reacção química. Isso nada tem a ver com a propulsão a hidrogénio, na qual os veículos mantém o motor de combustão só que é alimentado a hidrogénio em vez de gasolina ou diesel.

DX2

Eu nunca disse que a combustão seria feita a partir do próprio hidrogénio, andando mais para trás digo mesmo que o hidrogénio é usado para criar energia eléctrica. Basicamente os mesmos motores eléctricos mas sem a porcaria das baterias
Dessa forma o "combustível" deste veiculo é hidrogénio, que vai atestar normalmente como se fosse gasolina/diesel e até com médias de consumos muito semelhantes, não estamos a querer chegar ao detalhe se é de facto combustão ou motores eléctricos mas apenas ao combustivel usado por este veiculo. A BMW já deu uma volta ao mundo com vários veículos (BMW 750hL) alimentados a hidrogénio (já em 2000).
Não me interessa muito saber se são celulas de combustivel ou se é de facto combustão, sendo o combustivel o hidrogénio é o que me interessa

Ja temos a tecnologia à muitos anos!!!!
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Engenheiros da Volkswagen admitem manipulação a partir de 2008

Alguns engenheiros da Volkswagen confessaram que instalaram o "software" para manipular os dados de emissões poluentes em alguns motores a partir de 2008, segundo a informação publicada no jornal alemão Bild.

ng4816642.jpg
PHILIPP VON Ditfurth/EPA

Os engenheiros, que trabalham no desenvolvimento de motores na central do consórcio em Wolfsburg, no norte da Alemanha, afirmaram que o motor EA189 que estavam a desenvolver desde 2005, estava a ponto de começar a ser produzido em série.

Uma vez que não conseguiram encontrar uma fórmula que lhes permitisse cumprir, quer os limites de emissões poluentes, quer de custos, recorreram ao 'software' para evitar que um projecto que era de grande importância para o grupo tivesse de ser travado, de acordo com o diário alemão.

Segundo o jornal, o motor começou a ser produzido em série, não só para o mercado norte-americano, mas a nível mundial.

Ainda de acordo com o Bild, até ao momento as investigações não apresentaram quaisquer indícios de que o ex-presidente da Volkswagen Martin Winterkorn -- que apresentou demissão na sequência do escândalo das emissões poluentes -- estava a par das manipulações.

O jornal refere que um dos mais estreitos colaboradores de Winterkorn, Ulrich Hackenberg, está na mira da investigação interna e suspeita-se que este último, não só estava a par da manipulação, como terá dado a ordem para que esta fosse efectuada.

A Volkswagen provocou na semana passada a indignação mundial quando admitiu que 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo estão equipados com os chamados dispositivos de descativação que activam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.

Fonte
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A propósito da substituição de combustível fóssil por hidrogénio encontrei um artigo (Fonte) sobre algo interessante que, não substitui mas, actua em comunhão com o dito reduzindo, afirmam eles, o consumo de gasóleo, gasolina ou gpl, aumentando a potencia e longevidade do motor.

Se já é viável esta forma de armazenamento (células de hidrogénio) certamente seria, se quem domina estas áreas assim quisesse, fácil encontrar uma solução fiável de armazenamento nos veículos.

Deixo-vos uma imagem do funcionamento desses Kits de hidrogénio.
hhosystems.png


Cumps

Feraida
Há uma coisa semelhante à venda em Portugal já há alguns anos, que está a equipar frotas de camionetes de entrega de encomendas, táxis, navios de pesca e já há alguns particulares com o sistema instalado também, mas não me consigo lembrar do nome. Sei que apareceu uma vez numa reportagem na televisão.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu nunca disse que a combustão seria feita a partir do próprio hidrogénio, andando mais para trás digo mesmo que o hidrogénio é usado para criar energia eléctrica. Basicamente os mesmos motores eléctricos mas sem a porcaria das baterias
Dessa forma o "combustível" deste veiculo é hidrogénio, que vai atestar normalmente como se fosse gasolina/diesel e até com médias de consumos muito semelhantes, não estamos a querer chegar ao detalhe se é de facto combustão ou motores eléctricos mas apenas ao combustivel usado por este veiculo. A BMW já deu uma volta ao mundo com vários veículos (BMW 750hL) alimentados a hidrogénio (já em 2000).
Não me interessa muito saber se são celulas de combustivel ou se é de facto combustão, sendo o combustivel o hidrogénio é o que me interessa

Ja temos a tecnologia à muitos anos!!!!
Pois, mas as coisas não podem ser postas dessa maneira porque esse Honda não é movimentado a hidrogénio, mas sim a energia eléctrica. Se ele tivesse baterias e elas fossem carregadas pelas células de combustível nos postos de carregamento, em vez de serem com energia da rede, era exactamente a mesma coisa.
Em relação ao uso de baterias nos veículos eléctricos, neste momento a Tesla (o maior e mais avançado fabricante de veículos eléctricos do mundo) já tem a grande maioria dos postos de carregamento nos EUA abastecidos por energia fotovoltaica, portanto mais limpo do que isto é um bocado difícil. E o objectivo deles é que todos os postos em todo o Mundo deixem de estar ligados à rede eléctrica para os poderem colocar em qualquer sítio e não estarem dependentes das áreas de serviço ou dos centros comerciais.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Deixo aqui um vídeo sobre o assunto.. acho que explica bem a diferença entre o uso do hidrogénio como combustível (a forma tradicional) e a forma que é desejável.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Deixo aqui um vídeo sobre o assunto.. acho que explica bem a diferença entre o uso do hidrogénio como combustível (a forma tradicional) e a forma que é desejável.
Mais um "velho conhecido" meu.

É óbvio que o desejável era ter veículos eléctricos que auto-carregassem as baterias, como o vídeo mostra, mas é impensável e impossível pensar que se poderia substituir todo o parque mundial de veículos com motores de combustão por estes, por isso a melhor solução a curto/médio prazo seria a da conversão dos actuais motores para usarem combustível fóssil ou gás e hidrogénio. Só com isto conseguiríamos reduzir drasticamente as emissões de CO2. Depois, com o passar do tempo e com a generalização e menor custo destes veículos eléctricos, o actual parque começaria progressivamente a ser substituído.

DX2
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Deixo aqui um vídeo sobre o assunto.. acho que explica bem a diferença entre o uso do hidrogénio como combustível (a forma tradicional) e a forma que é desejável.

É mesmo isto!!!!
Basta haver vontade e acredito que em 2 décadas todos os automóveis já seriam como estes e uma das principais fontes de poluição praticamente erradicada. Assim já podíamos manter aquele nosso carro de estimação (ainda a combustão) para dar umas voltas ao fim-de-semana porque isso não causaria qualquer problema ao planeta visto o grande bolo de veículos que andam todos os dias já são totalmente limpos.

Isto não resolveria os problemas de poluição do planeta, pois há muitas mais coisas a poluir e muito mais que os automóveis, mas já seria sem dúvida uma grande ajuda.

No vídeo falam e bem do custo, é mais alto de facto mas com a massificação rapidamente os preços baixam. Já nem temos que mudar o oleo de x em x tempo pois os motores eléctricos não usam nada disso.
Ja nem falo em decisão politica, mas se as marcas todas (sem excepção) abandonassem o petroleo e começassem apenas a trabalhar com esta solução nenhum Lobby teria forma para lhes fazer frente. Se as marcas apresentarem isto ao publico em grande escalada as pessoas iam aderir, uns mais rapido que outros claro (depende das finanças de cada um) mas mais tarde ao mais cedo quando fosse mesmo necessário mudar de veiculo já iam para um destes no mercado de usados
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Mais um "velho conhecido" meu.

É óbvio que o desejável era ter veículos eléctricos que auto-carregassem as baterias, como o vídeo mostra, mas é impensável e impossível pensar que se poderia substituir todo o parque mundial de veículos com motores de combustão por estes, por isso a melhor solução a curto/médio prazo seria a da conversão dos actuais motores para usarem combustível fóssil ou gás e hidrogénio. Só com isto conseguiríamos reduzir drasticamente as emissões de CO2. Depois, com o passar do tempo e com a generalização e menor custo destes veículos eléctricos, o actual parque começaria progressivamente a ser substituído.

DX2

Mas os veículos não são auto-carregáveis e nem é isso que se pede!!!

Ainda não entendi o teu cepticismo quanto ao hidrogénio, seja em combustão (no passado) e agora em células para a produção de electricidade.
Estes veículos vai-se normalmente a uma bomba e enche-se, como se fosse gasolina ou gás. Têm médias de consumo semelhantes na casa dos 5 a 8L/100km, ou seja, mesmas distancias com um deposito, mesmo tempo a abastecer mas 100% ecológico. Ainda para mais abundante em tudo, logo o preço por cada litro de hidrogénio não é alvo de politiquismos e da bolsa, ficando o preço sempre fixo e até ir sempre baixando cada vez que houvesse novas formas de produzir (extrair) o hidrogénio de forma mais barata.

Nesta questão ainda não te consegui entender DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas os veículos não são auto-carregáveis e nem é isso que se pede!!!

Ainda não entendi o teu cepticismo quanto ao hidrogénio, seja em combustão (no passado) e agora em células para a produção de electricidade.
Estes veículos vai-se normalmente a uma bomba e enche-se, como se fosse gasolina ou gás. Têm médias de consumo semelhantes na casa dos 5 a 8L/100km, ou seja, mesmas distancias com um deposito, mesmo tempo a abastecer mas 100% ecológico. Ainda para mais abundante em tudo, logo o preço por cada litro de hidrogénio não é alvo de politiquismos e da bolsa, ficando o preço sempre fixo e até ir sempre baixando cada vez que houvesse novas formas de produzir (extrair) o hidrogénio de forma mais barata.

Nesta questão ainda não te consegui entender DX2
Não são? Aquilo basicamente é um veículo eléctrico normal com uma célula de combustível que carrega uma bateria, em vez de ser carregada a partir da rede eléctrica. Tu enches o depósito com hidrogénio para abastecer a célula, não para fazer trabalhar o motor eléctrico.

Ainda não percebeste porque ele simplesmente não existe. Eu sou grande fã do hidrogénio. Se pudesse instalava um dos kits de que falei acima, ficava com mais cerca de 30cv e reduzia os consumos em 40% (dados estimados para o carro em causa), porque é actualmente a única maneira de substituir parte do combustível fóssil por combustível limpo para quem tem veículos com motor de combustão.
O ideal seria que os carros gastassem apenas hidrogénio e foi precisamente aí que a tecnologia "emperrou", porque uma coisa é usar hidrogénio para optimizar a gasolina e o diesel ou para criar energia eléctrica, e outra coisa completamente diferente é usá-lo directamente como combustível. Ele é altamente instável, volátil e explosivo e toda a investigação feita ao longo de muitos anos (pelo menos a que se conhece) demonstrou que seria muito difícil ter níveis de segurança aceitáveis para poder permitir que ele pudesse ser utilizado como a gasolina ou o diesel ou o gás.
Esta foi a ideia inicial porque a tecnologia dos carros eléctricos era completamente arcaica e ineficiente, mas com a sua evolução nos últimos anos tornou-se óbvio que o melhor (e mais seguro) uso a dar ao hidrogénio era em células de combustível para produção de energia eléctrica para fazer mover carros eléctricos, porque não é utilizado da mesma maneira que seria num motor de combustão. Como dizes e muito bem, acaba-se com as mudanças de óleo, filtros, catalizadores, escapes, velas, etc.
Enquanto a tecnologia das células de combustível não estiver mais massificada eu já me "contentava" com um Tesla S. Anda mais que o meu, dá para fazer mais quilómetros do que um depósito do meu e polui zero. :)

DX2
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Enquanto a tecnologia das células de combustível não estiver mais massificada eu já me "contentava" com um Tesla S. Anda mais que o meu, dá para fazer mais quilómetros do que um depósito do meu e polui zero. :)

DX2

Viste o programa do TopGear onde testaram o carro? Eles tambem abusam como já é sabido, tiveram que usar 3 carros, um porque ficou sem energia muito antes do previsto, o 2º aqueceu demasiado e parou e o 3º lá acabaram os testes. Mas o Jeremy, enfim, quem conhece o programa sabe que a fiabilidade dos testes deles são sempre levados para lá do extremo!!! :D

Tens bom gosto sim sr., excelente máquina, só o facto ter a autonomia que estamos habituados é optimo, e não perdendo em design e muita performance! Já vi uns carros eléctricos (da Audi penso) que o sistema de audio simula o som normal de um carro a gasolina, lindo!! Há duas coisas que não gosto muito nas baterias, o conhecido tempo de carregamento (mas já anda por aí umas coisas que dizem que carregam em 30min) e a questão da futura "viciação" das baterias. Por isso estes carros a baterias, pelo menos os que já consultei nos sites das marcas, nas condições indicam que as baterias têm um custo mensal, segundo eles "aluguer". Basicamente eles nunca ficam a perder neste caso, passado x tempo o dono já pagou a nova bateria que a marca com uma manobra de marketing gentilmente contacta o dono para informar que está na altura de trocarem as baterias à viatura e possivelmente de "borla", que queridos que eles são!!! :D
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Viste o programa do TopGear onde testaram o carro? Eles tambem abusam como já é sabido, tiveram que usar 3 carros, um porque ficou sem energia muito antes do previsto, o 2º aqueceu demasiado e parou e o 3º lá acabaram os testes. Mas o Jeremy, enfim, quem conhece o programa sabe que a fiabilidade dos testes deles são sempre levados para lá do extremo!!! :D
Não vi mas vindo quem diz que o diesel é o combustível do Diabo, não esperaria outro tratamento a um carro que nem "motor" tem! :D Se isso tivesse acontecido ao Roadster é que era preocupante, porque é um desportivo pensado para ser abusado. Agora o Model S é um carro familiar. O que eles quiseram foi mostrar que nada consegue bater um carro a gasolina, mas os números não enganam.

Se quiseres dá uma vista de olhos pelo site do representante deles cá em Portugal, http://www.zeev.pt/. Também representam a Brammo, a Energica e a Zero Motorcycles.

DX2
 

xupiteira

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 5, 2015
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
11 milhões de Volkswagen foram falseados nas emissões de gases

O grupo automóvel alemão Volkswagen anunciou, esta terça-feira, que mais de 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo foram equipados com um software que poderia distorcer os dados de emissões poluentes quando os veículos eram submetidos a testes em laboratório

ng4728324.JPG
EPA
Distorção acontece em carros a gasóleo em todo o mundo

Em comunicado, o grupo faz questão de esclarecer que "os veículos novos do grupo Volkswagen com motores diesel UE 6, atualmente disponíveis na União Europeia, estão em conformidade com os requisitos legais e as normas ambientais", mas que os veículos "com motores tipo EA 189, envolvendo cerca de onze milhões de automóveis em todo o mundo", poderão ter discrepâncias nos dados das emissões.

A Volkswagen acrescenta estar a trabalhar "intensamente para eliminar as discrepâncias através de medidas técnicas", estando em contacto com as autoridades competentes, principalmente a KBA (Autoridade Federal Alemã de Transportes).

A Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos acusou na sexta-feira a empresa de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um 'software' incorporado no veículo, enfrentando uma multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros ao câmbio de hoje).

O presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, reconheceu que a empresa falseou os dados e lamentou no domingo ter "quebrado a confiança" dos seus clientes e do público em geral, depois das acusações das autoridades norte-americanas.

O presidente da empresa disse estar "profundamente arrependido" por ter quebrado a confiança do público, sendo que a marca suspendeu as vendas dos modelos de carros envolvidos, que eram uma pedra angular dos esforços de Winterkorn para recuperar mercado nos Estados Unidos.

A estratégia da Volkswagen para o mercado norte-americano passava por vender carros a gasóleo com motores potentes e baixas emissões poluentes, uma forma de ganhar quota, já que no ano passado as vendas nos Estados Unidos tinham caído 10% para 366.970 unidades.

No entanto, a Volkswagen não especificou quantos modelos estarão afetados pela decisão, mas alguns dos veículos que incluem este motor são, por exemplo, o Golf, Jetta, Beetle, Passat da Volkswagen e o Audi A3.


In:Jn

No mínimo inacreditável
 
Topo