• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como actualizar bios ASRock

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
Quero actualizar a bios de uma board ASRock P4VM890 que já tenho o ficheiro com a última versão que encontrei P4VM89_1.90.
Só que agora estou no impasse como fazer vem um anexo com o nome ASRflash.EXE tudo tiradop do site do fabricante
Executo o ASRflash.EXE e nada me faz, estou a trabalhar no ambiente do windows XP.
Será que me falta alguma aplicação para executar o ficheiro P4VM89_1.90, ou será que não estou a fazer da forma correcta.
Desde já o meu obrigado
:shy_4_02:
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Quero actualizar a bios de uma board ASRock P4VM890 que já tenho o ficheiro com a última versão que encontrei P4VM89_1.90.
Só que agora estou no impasse como fazer vem um anexo com o nome ASRflash.EXE tudo tiradop do site do fabricante
Executo o ASRflash.EXE e nada me faz, estou a trabalhar no ambiente do windows XP.
Será que me falta alguma aplicação para executar o ficheiro P4VM89_1.90, ou será que não estou a fazer da forma correcta.
Desde já o meu obrigado
:shy_4_02:

isso é feito em DOS, ve lá nao pifes isso....

how to

http://translate.google.pt/translat...lejabeach.com/ASRock/html/asrockbiosguide.htm
 
Última edição:

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85

Obrigado amigo helldanger1 pela dica.
Criei a disquete de arranque e depois não me cabia os ficheiros da bios.
Então mais umas pesquisas e descobri esta aplicação (amiflash) que funciona no ambiente do windows xp e testei.
Fiz a actualização sem qualquer problema, reiniciei a máquina e está melhor,
está lá a nova versão da bios, à excepção das portas USB que continuam a assumirem-se como USB1 e não USB2 como deviam.
A actualização que fiz foi no sentido de tentar colocar as portas USB2 a funcionar, dado que no setup da bios não posso alterar mais nada e no menu de hardware indicar que está tudo a funcionar.
Qualquer das maneiras e desde já o meu obrigado
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Obrigado amigo helldanger1 pela dica.
Criei a disquete de arranque e depois não me cabia os ficheiros da bios.
Então mais umas pesquisas e descobri esta aplicação (amiflash) que funciona no ambiente do windows xp e testei.
Fiz a actualização sem qualquer problema, reiniciei a máquina e está melhor,
está lá a nova versão da bios, à excepção das portas USB que continuam a assumirem-se como USB1 e não USB2 como deviam.
A actualização que fiz foi no sentido de tentar colocar as portas USB2 a funcionar, dado que no setup da bios não posso alterar mais nada e no menu de hardware indicar que está tudo a funcionar.
Qualquer das maneiras e desde já o meu obrigado

Depois de se fazer flash a bios, deve se fazer um resert a mesma via jumpers depois meter a bios em defaults, será o processo completo de um upgrade, quanto as usb2 são as portas traseiras da board, as de expansão sao 1.1
:espi28:

PS : o flash pode ser feito também via cd
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
Depois de se fazer flash a bios, deve se fazer um resert a mesma via jumpers depois meter a bios em defaults, será o processo completo de um upgrade, quanto as usb2 são as portas traseiras da board, as de expansão sao 1.1
:espi28:

PS : o flash pode ser feito também via cd

Amigo helldanger1.
Fiz o reset depois de fazer flash como dizes no no jumper junto À pilha e para garantir isso mesmo retirei a pilha e desliguei da corrente durante algum tempo.
Por isso arrancou-me mesmo por defeito.
Em relação ás portas usb tinha a funcionar em usb2 e perdias, não sei como, então para testar coloquei outro disco instalei novamente SO com todos os SPACK, 2 e 3 e respectivas actualizações e nada.
Com isto tudo penso que será anomalia da board, mas ainda vou fazer mais uns testes.
Um abraço
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Amigo helldanger1.
Fiz o reset depois de fazer flash como dizes no no jumper junto À pilha e para garantir isso mesmo retirei a pilha e desliguei da corrente durante algum tempo.
Por isso arrancou-me mesmo por defeito.
Em relação ás portas usb tinha a funcionar em usb2 e perdias, não sei como, então para testar coloquei outro disco instalei novamente SO com todos os SPACK, 2 e 3 e respectivas actualizações e nada.
Com isto tudo penso que será anomalia da board, mas ainda vou fazer mais uns testes.
Um abraço

instala os drivers do chipset deve resolver :espi28:
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
instala os drivers do chipset deve resolver :espi28:

Dado que não tenho o CD de instalação da board Asrok PVM890, e o chipset é VIA VT8237R+ e já encontrei uns drivers que instalei após ter colocado um novo disco Sata II 32 e instalado tudo de novo continuo a ter só USB 1,1 e não USB 2,0 como devia, com os jumpers da board configurados de acordo com o manual, penso que será mesmo anomalia da board.
Mas no entanto estou aberto a nova ideias para tentar solucionar este problema.
Desde já o meu obrigado.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Dado que não tenho o CD de instalação da board Asrok PVM890, e o chipset é VIA VT8237R+ e já encontrei uns drivers que instalei após ter colocado um novo disco Sata II 32 e instalado tudo de novo continuo a ter só USB 1,1 e não USB 2,0 como devia, com os jumpers da board configurados de acordo com o manual, penso que será mesmo anomalia da board.
Mas no entanto estou aberto a nova ideias para tentar solucionar este problema.
Desde já o meu obrigado.
nao tem mas o seu amigo arranja-lhe rapido

ASRock > Productos > Placas Base > P4VM890 > Descarga

ja verifico o manual .....
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85

Mais uma vez tenho a agradecer sempre a tua disponibilidade para ajudar.
Mas tudo o que me indicaste acima já o tinha feito.
Todos os drivers que precisava para a placa tinha tirado do mesmo local, o manual também já o tinha lido.
Mas acontece que de acordo com o ponto 3.3.8 seguindo o esquema do manual:
USB Controller Enabled
USB 2.0 Support Enabled
Legacy USB Support Disabled

Não me reconhece qualquer driver USB e não encerra o PC, quando tento reiniciar bloqueia.
Só me está a funcionar com a seguinte configuração:
USB Controller Enabled
USB 2.0 Support Disabled
Legacy USB Support Disabled
Ou seja em USB1.1
Irei durante a semana noutro disco para testes instalar outro SO até talvez o W7 para verificar mais algumas dúvidas se será mesmo da placa ou não.
Mais uma vez o meu obrigado.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1

Mais uma vez tenho a agradecer sempre a tua disponibilidade para ajudar.
Mas tudo o que me indicaste acima já o tinha feito.
Todos os drivers que precisava para a placa tinha tirado do mesmo local, o manual também já o tinha lido.
Mas acontece que de acordo com o ponto 3.3.8 seguindo o esquema do manual:
USB Controller Enabled
USB 2.0 Support Enabled
Legacy USB Support Disabled

Não me reconhece qualquer driver USB e não encerra o PC, quando tento reiniciar bloqueia.
Só me está a funcionar com a seguinte configuração:
USB Controller Enabled
USB 2.0 Support Disabled
Legacy USB Support Disabled
Ou seja em USB1.1
Irei durante a semana noutro disco para testes instalar outro SO até talvez o W7 para verificar mais algumas dúvidas se será mesmo da placa ou não.
Mais uma vez o meu obrigado.

com a configuraçao que da as usb´s trabalham bem?
ja testas-te com a board fora da caixa ?
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
com a configuraçao que da as usb´s trabalham bem?
ja testas-te com a board fora da caixa ?

Com as configurações
USB Controller Enabled
USB 2.0 Support Disabled
Legacy USB Support Disabled
Dá-me bem mas em USB1.1 (Baixa velocidade)
Com a board fora da caixa ainda não testei.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Com as configurações
USB Controller Enabled
USB 2.0 Support Disabled
Legacy USB Support Disabled
Dá-me bem mas em USB1.1 (Baixa velocidade)
Com a board fora da caixa ainda não testei.

é muito estranho,sempre trabalhou bem as usb2?podera haver algo na board que nao faça o circuito bem,ou alguma parte metalica que toque no jumper das usb´s,trocas te de fonte de alimentaçao?, testa ca fora,so indo por partes é que se resolve.....
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
é muito estranho,sempre trabalhou bem as usb2?podera haver algo na board que nao faça o circuito bem,ou alguma parte metalica que toque no jumper das usb´s,trocas te de fonte de alimentaçao?, testa ca fora,so indo por partes é que se resolve.....
Obrigado mais uma vez
Os jumpers das USB's estão isolados
No próximo fim de semana irei por partes, retirar a board ligar totalmente isolada de qualquer ponto, ligar outra fonte sem qualquer periférico excepto o disco e em última alternativa outro SO.
Depois direi o resultado.
Desde já um abraço
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Obrigado mais uma vez
Os jumpers das USB's estão isolados
No próximo fim de semana irei por partes, retirar a board ligar totalmente isolada de qualquer ponto, ligar outra fonte sem qualquer periférico excepto o disco e em última alternativa outro SO.
Depois direi o resultado.
Desde já um abraço

O problema em si , não tem a ver com o disco rígido já que não assume a sua função na bios, pode é haver algum circuito em contacto com a caixa, ou a própria fonte não estar em bom estado, mas como referi só mesmo fazendo testes é que se poderá ou nao resolver isso, não há necessidade de tanto agradecimento pois o problema ainda nao está resolvido :espi28:
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
O problema em si , não tem a ver com o disco rígido já que não assume a sua função na bios, pode é haver algum circuito em contacto com a caixa, ou a própria fonte não estar em bom estado, mas como referi só mesmo fazendo testes é que se poderá ou nao resolver isso, não há necessidade de tanto agradecimento pois o problema ainda nao está resolvido :espi28:

helldanger1 não me conheces, sou assim mesmo.
Em relação a este assunto já me está a passar, a fonte é relativamente nova (tem cerca de 6 meses, 680 walts) de potência.
Acabei de testar a lâmpada USB e tem os 5 volts para alimentar.
Mas irei fazer os restantes testes em breve.
Um abraço
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
Após fazer os seguintes testes:
Outra fonte de alimentação, a board sem qualquer periférico ligado, só com o disco, fora da caixa sem qualquer contacto completamente isolada da caixa ou outros elementos possíveis de passagem de corrente.
Testei também com outro disco e outro SO.
Resultado foi como o anterior, continua só a reconhecer USB1.
Penso que com estes testes, a solução mais barata neste momento será adquirir uma placa PCI de 4 UBS para remediar a situação, até que o preço é cerca de 11 euros e resolvo o assunto.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Após fazer os seguintes testes:
Outra fonte de alimentação, a board sem qualquer periférico ligado, só com o disco, fora da caixa sem qualquer contacto completamente isolada da caixa ou outros elementos possíveis de passagem de corrente.
Testei também com outro disco e outro SO.
Resultado foi como o anterior, continua só a reconhecer USB1.
Penso que com estes testes, a solução mais barata neste momento será adquirir uma placa PCI de 4 UBS para remediar a situação, até que o preço é cerca de 11 euros e resolvo o assunto.

sendo assim concordo ctg AAJ uma pci 4+1 resolve o problema, mas nao deixa de ser estranho esse conflito de hardware :espi28:
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,591
Gostos Recebidos
85
sendo assim concordo ctg AAJ uma pci 4+1 resolve o problema, mas nao deixa de ser estranho esse conflito de hardware :espi28:

Resolvido com uma pci 4+1 ficando as da board com USB1.
Obrigado
 
Topo