• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

maquina de loica fagor erro f8

rato666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 15, 2007
Mensagens
99
Gostos Recebidos
0
Boa noite.

Venho pedir ajuda e opiniao sobre uma maquina fagor innova lj-0255s que esta a dar o erro f8.
ja fis algumas pesquisas e o que encontrei e que o erro f8 ou 8 bips e Falta de pressão da água, mas nao sei qual e a valvula de pressao se assim podemos chamar ou o que da pressao a agua na maquina.
ou se podera ser outro problema que leve a dar esse erro.

se alguem me poder dar umas dicas ou informacao fico muito grato.
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,493
Gostos Recebidos
366
Bom dia, primeiro ver se a electrovalvula está obstruida com residuos e não deixa a água entrar no tempo certo, estando limpa o problema poderá estar na calota do motor e consequentemente o mesmo não conseguir produzir a pressão correcta para que os asperssores funcionem devidamente.

À distancia sem me aperceber correctamente do que a máquina faz, é a única coisa que posso sugerir.

Boa sorte
 
Última edição:

rato666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 15, 2007
Mensagens
99
Gostos Recebidos
0
Bom dia, primeiro ver se a electrovalvula está obstruida com residuos e não deixa a água entrar no tempo certo, estando limpa o problema poderá estar na calota do motor e consequentemente o mesmo não conseguir produzir a pressão correcta para que os asperssores funcionem devidamente.

À distancia sem me aperceber correctamente do que a máquina faz, é a única coisa que posso sugerir.

Boa sorte

Desde ja agradeco a sua resposta.

A eletrovalvula tinha pequena sujidade no filtro mas limpei bem limpo voltei a por e mesmo assim nao da.... a maquina trabalha bem durante os primeiros 10/12 min deita a agua fora e trabalha mais 2/3 min e da erro 8 bips.

Desculpe a minha ignorancia mas quando fala em calota de motor refere-se a que?
Nomes tecnicos nao e comigo porque tenho pouco conhecimentos nesta materia.

https://www.pigmento.pt/media/catal...33525d08d6e5fb8d27136e95/F/A/FA-LV0652900.jpg

e a esta peca que se refere certo?
 
Última edição:

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,493
Gostos Recebidos
366
Bom dia, sim a calota é isso, já desmontou a máquina e visualizou? quantos anos tem a máquina?normalmente quando o problema é da calota e pode muito bem ser, veem se vestígios de água escorrida junto ao motor onde a mesma encaixa, como deve calcular à distancia nem sempre é fácil ajudar, desmonte a máquina pela parte de baixo, verifique também a tubagem por vezes existe uma acumulação de detritos que faz com que a água não circule com a pressão necessária, por outro lado, isto são códigos identificativos que podem estar relacionados com várias coisas, pelo que descreve parece me que o erro se manifesta numa fase em que a máquina deveria começar a aquecer, dê também uma vista de olhos à resistencia e aos termostatos relacionados com a mesma, utilize um multimetro se tiver..
 

rato666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 15, 2007
Mensagens
99
Gostos Recebidos
0
Bom dia, sim a calota é isso, já desmontou a máquina e visualizou? quantos anos tem a máquina?normalmente quando o problema é da calota e pode muito bem ser, veem se vestígios de água escorrida junto ao motor onde a mesma encaixa, como deve calcular à distancia nem sempre é fácil ajudar, desmonte a máquina pela parte de baixo, verifique também a tubagem por vezes existe uma acumulação de detritos que faz com que a água não circule com a pressão necessária, por outro lado, isto são códigos identificativos que podem estar relacionados com várias coisas, pelo que descreve parece me que o erro se manifesta numa fase em que a máquina deveria começar a aquecer, dê também uma vista de olhos à resistencia e aos termostatos relacionados com a mesma, utilize um multimetro se tiver..

ola boa noite.
desde ja agradeco as suas dicas.
so hoje consegui terminar tudo na maquina verifiquei todas as pecas incluindo a calota e a mesma esta limpa e esta td a funcionar bem mas o problemas do erro presiste, o unico vestigio de agua ou melhor fuga de agua e na peça que deixo abaixo na imagem mas so quando mete agua e que sai agua durante os 15 min que trabalha, trabalha bem.
sera que podera ser disso?
a fuga de agua e na peça que esta na foto assinalada.

photo_2022-03-30_22-48-47.jpgInkedphoto_2022-03-30_22-48-33_LI.jpgphoto_2022-03-30_22-48-50.jpgphoto_2022-03-30_22-48-47.jpgInkedphoto_2022-03-30_22-48-33_LI.jpgphoto_2022-03-30_22-48-50.jpg
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,493
Gostos Recebidos
366
Boas, sai muita água? Se sair muita água pode acionar o sistema anti transbordo, nesse caso a máquina apresentaria o erro e ficaria com a bomba de esgoto a funcionar, não sei se será isso que acontece mas parece que não, já não sei que diga, se quiser retire essa parte plástica por onde circula a água e com uma mangueira enfie água para dentro para tentar limpar algumas impurezas que ao longo dos anos vão obstruindo o circuito e depois teste.
Boa sorte.
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,493
Gostos Recebidos
366
Boas, essa máquina não tem um distribuidor de água? como tudo, as máquinas estão constantemente a evoluir, a partir de uma determinada altura muitas passaram a incorporar um distribuidor de água o que faz com que em determinada fase do programa trabalhe apenas um aspersor ou dois, noutras fases do programa trabalham os três, isto nas máquinas que têm mais que dois, se for esse o caso verificar se o motor está bom ou se existe algum problema, a ter distribuidor, o mesmo fica na parte de baixo da máquina perto do motor.
 

rato666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 15, 2007
Mensagens
99
Gostos Recebidos
0
sim sai muita agua sim mas e so quando mete agua na maquina depois trabalha bem retira a primera vez a agua volta a meter agua e depois da erro.
 

rato666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 15, 2007
Mensagens
99
Gostos Recebidos
0
Boas, essa máquina não tem um distribuidor de água? como tudo, as máquinas estão constantemente a evoluir, a partir de uma determinada altura muitas passaram a incorporar um distribuidor de água o que faz com que em determinada fase do programa trabalhe apenas um aspersor ou dois, noutras fases do programa trabalham os três, isto nas máquinas que têm mais que dois, se for esse o caso verificar se o motor está bom ou se existe algum problema, a ter distribuidor, o mesmo fica na parte de baixo da máquina perto do motor.

tem isto na parte debaixo da maquina falta uma peca que nao tinha montado na altura da foto e tem algumas que nao estao encaixadas na totalida mas é so isso que tem.

photo_2022-04-01_00-26-12.jpg
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,493
Gostos Recebidos
366
Bom dia, para dissipar dúvidas, colocar a máquina a funcionar sem o tampo de baixo para ver o que acontece, chantar dois dos fios do sistema anti transbordo (boia anti- inundação), a máquina quando funciona sentem se os aspersores com pressão, se não, substituir o condensador do motor, peça barata.
 

rato666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 15, 2007
Mensagens
99
Gostos Recebidos
0
Bom dia, para dissipar dúvidas, colocar a máquina a funcionar sem o tampo de baixo para ver o que acontece, chantar dois dos fios do sistema anti transbordo (boia anti- inundação), a máquina quando funciona sentem se os aspersores com pressão, se não, substituir o condensador do motor, peça barata.

Boa noite.

Desde ja agradeco a sua ajuda.
Durante esta semana irei ver isso e depois deixo ficar ficar resposta com o resultado obrigado.
 
Topo