• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

«Caim» despertou 'ódios '

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
José Saramago admitiu que o livro suscitou incompreensões

«Caim» despertou 'ódios '

José Saramago referiu estranhar que «Caim» seja o livro em que 'mais se tem falado, embora não tenha sido lido',





O escritor José Saramago admitiu ontem, em Lisboa, que a publicação do livro «Caim» suscitou 'incompreensões', 'resistências', e 'ódios velhos',
'Há incompreensões, já sabemos que sim, resistências também sabemos que sim, ódios velhos também sabemos que sim', disse Saramago, que falava numa conferência de imprensa realizada em Lisboa na sede do Grupo Leya, juntamente com Zeferino Coelho, editor da Caminho, chancela que publica o Nobel português.
'Sou uma pessoa que desperta anticorpos em muitas pessoas, mas não me importo com isso, faço o meu trabalho', frisou o escritor, numa reacção às polémicas surgidas com o seu novo livro.
Saramago referiu estranhar que Caim seja o livro em que 'mais se tem falado, embora não tenha sido lido',
'É obra!', disse a propósito, sublinhando que é 'magia', e 'quase um milagre que certos sectores tenham conseguido dizer tanto em relação a um livro que não leram',
O escritor afirmou que não escreve para ser polémico e recusou as acusações da Conferência Episcopal Portuguesa de que as declarações que fez em Penafiel fazem parte de uma operação publicitária.
'Todo este alvoroço se levantou não por causa do livro mas por umas quantas palavras que eu disse em Penafiel. O curioso é que não disse nada que as pessoas não saibam', frisou.
Saramago reafirmou que na Bíblia há 'crueldade, há incestos, há violência de todo o tipo, há carnificinas. Isto é indesmentível', acrescentou.
Sobre a acusação de ter feito uma interpretação literal do texto bíblico, Saramago comentou: 'Aquilo que eles querem e não conseguem é colocar ao lado de cada leitor da Bíblia um teólogo que dissesse à pessoa que aquilo não é assim, que há que fazer uma interpretação simbólica, a isto chamam a exegese. (...) Eu sou suficientemente ingénuo para ler aquilo que esta lá e é sobre aquilo que está lá que eu trabalho', sublinhou.
Questionado sobre a reacção do eurodeputado do PSD Mário David que o incitou a abdicar da cidadania portuguesa, o escritor ironizou apenas: 'Imagina que eu vou fazer algum comentário sobre isso? É evidente que não. '
À pergunta sobre se tenciona escrever sobre o Corão, respondeu que não: 'Tenho mais que fazer, estou a escrever outro livro. Espero que para o próximo ano haja novo livro de José Saramago',
O livro «Caim» está nas livrarias desde segunda-feira. Edicções em castelhano e catalão foram postas à venda na mesma altura, tal como a edição brasileira.

José Saramago. Livro «Caim» está nas livrarias desde segunda-feira

DR


o primeiro de janeiro
 
Topo