Portal Chamar Táxi

«Sérias divergências» entre Merkel e Putin

kokas

Banido
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,722
Gostos Recebidos
3
«Sérias divergências». Não é ninguém de fora que o diz. O alerta vem do próprio Kremlin, através de um porta-voz, que assegura que está longe de estar tudo bem, ou melhor, entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e a chanceler alemã, Angela Merkel. Mais uma vez, a Ucrânia no centro da discórdia.


«Ainda há sérias divergências relativamente à génese do conflito interno na Ucrânia e às causas de fundo do que está a acontecer atualmente», disse o porta-voz, segundo as agências noticiosas russas, que são citadas pela Lusa.


Uma declaração que surge depois de conversações entre os dois líderes, que se encontraram pessoalmente, em Milão, na quinta-feira à noite, à margem da cimeira Europa-Ásia (ASEM ), que se realiza esta sexta-feira de manhã.


Entre vários líderes europeus presentes estarão não só Putin e Merkel, mas também o primeiro-ministro ucrâniano, Poroshenko. Esta será a última oportunidade para evitar a continuação do conflito, com um eventual corte do fornecimento do gás russo à Ucrânia e países do leste europeu.


Da parte portuguesa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, entende que esta é, seguramente, uma oportunidade que deve ser agarrada. E o facto de os dois rivais Putin e Poroshenko estarem juntos na cimeira «é muito importante».


O Presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e os dirigentes da União Europeia, Herman Van Rompuy e Durão Barroso, também participam na mini-cimeira. Ambiciona-se alcançar uma solução pacífica para o conflito na Ucrânia.

550


tvi24
 
Topo