• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Árvores caídas no temporal transformadas em mobiliário

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Árvores caídas no temporal transformadas em mobiliário

bussaco.jpg

No Buçaco, uma empresa de equipamento urbano desenvolveu uma linha de mobiliário inédita, feita a partir das árvores caídas no temporal que devastou o país no início deste ano. O objetivo é perpetuar a memória centenária que lhes é inerente, depois dos danos irreversíveis que sofreram com o mau tempo.

Pelo nome 'Bussaco', a iniciativa foi levada a cabo pela Larus, em parceria com a Fundação Mata do Buçaco, que quiseram dar um novo rumo ao ciclo de vida das árvores caídas, partidas e desenraizadas pela intempérie.

A nova linha de mobiliário está, neste momento, a ser lançada no mercado e pronta a ser comercializada, caracterizando-se pela rusticidade inerente à utilização de madeira maciça. Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a empresa refere que "o recurso aos componentes metálicos estruturantes garante uma maior consistência física às peças e minimiza a necessidade de manutenção futura".

O desenho, baseado na "verdade histórica da Mata do Buçaco", assenta em "linhas simples e rústicas, a par de um minimalismo que tenta manter a naturalidade dos materiais e, ao mesmo tempo, assumir a austeridade carmelita e os efeitos do passar do tempo enquanto elemento que vinca a identidade do objeto ou lugar, sem menosprezar a elegância e a durabilidade".

do7xpz.jpg

Agora disponível para aquisição por parte de "qualquer interessado público ou privado", a 'Bussaco' tem particular interesse para áreas verdes pela sua elevada naturalidade e inserção paisagística.

Uma vez que, atualmente, a Mata Nacional do Buçaco é a única floresta pública nacional com selo de certificação florestal, quem fizer linhas ou peças da mesma, vai estar a "contribuir para a reflorestação e conservação de um espaço com alto valor de conservação e cuja gestão respeita o ambiente, a biodiversidade e a sustentabilidade social".

Numa primeira fase, a 'Bussaco' constitui uma edição limitada, condicionada pela quantidade de madeira existente, nomeadamente de cedros-do-Buçaco, carvalhos, abetos, freixos, acácias e diversas espécies de pinheiros exóticos.


Boas Noticias
 
Topo