- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,862
- Gostos Recebidos
- 1,129

São vários os motivos que podem fazer com que durma poucas horas durante a noite. Seja devido a alguma medicação, ao stress, ansiedade, a alguma vacina que tomou ou à básica insónia, pode acabar por não dormir as horas que deveria. Sabe o que pode acontecer quando dorme menos de seis horas durante a noite?
O jornal Metro falou com as médicas Sue Peacock e Katharina Lederle para perceber o que pode acontecer quando não descansa as horas suficientes que permitem o corpo recuperar da melhor forma.
Ficar com o sistema imunitário mais enfraquecido é um dos problemas a ter em conta. "Estudos mostram que existe uma ligação complexa entre os ciclos de sono e o nosso sistema imunitário", começa por dizer.
Quando dorme, o corpo produz substâncias protetoras que ajudam no combate a infeções. "Essas citocinas também ajudam a dormir, dando ao seu sistema imunitário mais energia para defender o corpo contra doenças." Desta forma, se não dorme as horas devidas, pode acabar por reduzir a resposta do corpo a infeções.
"Isto aumenta a vulnerabilidade a doenças e pode levar mais tempo para recuperar.” Deve ainda ter em conta que o aumento da ansiedade é outro dos problemas que pode estar associado à falta de horas de sono.
"A ansiedade pode ter um efeito negativo na capacidade do corpo adormecer, pois o cérebro fica no modo 'lutar ou fugir', pensando em todos os resultados potenciais do que quer que esteja a levar à ansiedade."
Falta de sono pode levar a problemas menstruais
Problemas menstruais, no caso das mulheres, é algo que também pode vir a acontecer.
"O nível das hormonas da tiroide aumenta durante a privação do sono e, em mulheres jovens e saudáveis nesta fase está associada um aumento significativo", diz a médica Katharina Lederle.
Revela que níveis altos desta hormona podem levar a irregularidades na menstruação, à não libertação do óvulo e até a não ocorrência de menstruação. Por outro lado, também pode vir a ganhar mais peso se não dormir mais do que seis horas por dia. Explicam que a falta de sono pode afetar as hormonas e levar a que coma mais durante o dia.
“A falta de sono prolongada aumenta o apetite, a compulsão alimentar e o aumento de peso”, revelam. Tenha ainda em conta que poderá vir a ter uma perda de produtividade.
“Um estudo nos Estados Unidos descobriu que trabalhadores que dormiam em média cinco horas por noite perdiam 2,22 dias de trabalho por ano, em comparação com 1,48 daqueles que dormiam oito horas.”
Desta forma, a falta de sono está ligada a um fraco desempenho cognitivo, à tomada de decisões, à memória e à capacidade de atenção. “Estudos sugerem que as pessoas correm maior risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão e ataque cardíaco.”
Também o risco de diabetes é outro dos motivos pelo qual deve dormir mais horas e pode igualmente aumentar o risco de Alzheimer.
IN:NM