• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Óleos e gasóleo como atractivos

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
É bastante corrente vermos utilizar-se óleos usados e gasóleo na preparação de manchas para montarias ou cevadouros para esperas ao javali. Este tipo de práticas tem sido encarado como inofensivo, mas na realidade não o é. Estamos a falar de resíduos perigosos com grande persistência no solo, em que a sua remoção é bastante difícil, se não impossível.

Os óleos usados e o gasóleo ao serem colocados na superfície do solo, facilmente penetram em profundidade, contaminando o lençol freático. O seu efeito poluidor é facilmente visível à superfície, isto é se observarmos cevadouros desactivados, podemos verificar que anos depois o solo permanece contaminado sem que se desenvolva sequer a vegetação.

Acresce ainda o facto de estamos a desrespeitar a propriedade alheia, uma vez que, normalmente, a entidade responsável pela gestão cinegética não é o proprietário do terreno.

Enquadramento Legal
O Decreto-Lei 239/97, de 9 de Setembro, que estabelece as regras a que fica sujeita a gestão de resíduos, nos n.os 1, 2 e 4 do artigo 7º., determina que é proibido o abandono, descarga e injecção de resíduos no solo.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Segundo a Portaria n.º 209/2004, de 3 de Março, que aprova a Lista Europeia de Resíduos, os óleos usados e os resíduos de combustíveis líquidos são classificados como resíduos perigosos.

De acordo com a alínea b) do Decreto-Lei nº 153/2003, de 11 de Julho, é expressamente proíbido qualquer depósito ou descarga de óleos usados no solo.

Como alternativa a estas substâncias, poderá utilizar-se na preparação de manchas alimento fornecido artificialmente.

As esperas deverão realizar-se em crenças naturais, como banhas naturais, terrenos de cultivo e passagens. Este tipo de esperas para além de não utilizarem atractivos poluentes, tem a vantagem de serem mais desportivas, por implicar por parte do caçador um melhor conhecimento do terreno e dos hábitos locais dos javalis.

É um dever nosso, Caçadores, zelarmos pela qualidade do meio ambiente para que não sejamos apontados por aqueles que falsamente se dizem defensores do património natural, mas que na realidade por ele nada fazem.


santohuberto
 
Topo