Portal Chamar Táxi

ónibus espacial Endeavour está pronto para partir com laboratório japonês

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
O ónibus espacial americano Endeavour está pronto para descolar nesta terça-feira (11) com a missão de levar a primeira parte de um laboratório japonês para a ISS (Estação Espacial Internacional).

Relatórios meteorológicos indicam que há 90% de condições favoráveis para o lançamento do Endeavour, marcado para as 2h28 horário local de terça-feira no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Florida (sudeste).

A tripulação de sete astronautas, que inclui o japonês Takao Doi, já se encontra reunida no centro da Nasa (agência espacial americana) realizando os últimos preparativos para a missão, com duração prevista de 16 dias.

A principal tarefa na ISS desta vez será instalar a primeira etapa do laboratório japonês Kibo, onde serão feitos experimentos com microgravidade.

O Kibo --palavra que em japonês significa "esperança"-- será montado na ISS em três etapas. Uma vez pronto, integrará o núcleo de pesquisas da estação espacial junto com laboratórios dos EUA, da Rússia e da Europa.

Ao chegar no sábado ao Kennedy Space Center, o comandante Dominic Gorie afirmou que sua equipe estava preparada para a mais longa missão já realizada na ISS.

Após esta missão, a Nasa tem previstas outras dez idas ao espaço, quatro ainda este ano, com o objectivo de completar a montagem da ISS até 30 de Setembro de 2010, quando a frota de ónibus espaciais da agência americana será aposentada.


.
 
Topo