• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

“Quanto mais turistas, mais dinheiro perco”

  • Criador do tópico RoterTeufel
  • Start date
R

RoterTeufel

Visitante
Reacção ao aumento do IMI
“Quanto mais turistas, mais dinheiro perco”


O presidente da Câmara de Albufeira afirmou esta terça-feira que quanto mais turistas tiver no concelho mais prejuízos terá, uma vez que as transferências do Estado para os municípios não têm em conta as "despesas brutais" com a população flutuante.

"Quanto mais pessoas eu tiver a dormir no meu concelho, mais perco dinheiro. É esta a contribuição do Estado para o Turismo", disse Desidério Silva à agência Lusa, responsável por uma das autarquias que terá de aumentar o Imposto Municipal sobre Imóveis para poderem aceder ao apoio do Estado, ao abrigo do contrato de saneamento financeiro recentemente negociado entre o Executivo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

O endividamento da autarquia, uma das mais deficitárias do país, deve-se "ao tremendo esforço" dos últimos anos, "para cumprir obrigações que deveriam caber ao Poder Central".

"Parece que agora, que somos obrigados a aumentar o IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] para a taxa máxima, isso é extraordinário, mas extraordinário é que durante todos estes anos não penalizámos os nossos munícipes, para fazer investimentos que deveriam ser feitos pelo Governo", disse Desidério Silva.

De acordo com o autarca, a maior parte das dificuldades da câmara deve-se à "enorme quantidade de serviços" que tem que prestar devido ao aumento substancial da população do concelho proporcionado pelo Turismo.


C. da Manha
 
Topo