- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,066
- Gostos Recebidos
- 441

23 mil empresas ficam com IRS dos trabalhadores
O fisco analisou as declarações de remunerações que recebe mensalmente de cerca de 400 mil empresas e detectou irregularidades em cerca de 23 mil, noticia esta quinta-feira o Jornal de Notícias.
Em causa estão várias dezenas de milhões de euros que os trabalhadores descontaram mas que as empresas não entregaram às finanças.Entre as situações de incumprimento encontradas destaca-se a não entrega das retenções na fonte do IRS, que é considerada uma das fraudes fiscais mais agressivas, e a aplicação errada das tabelas de IRS, resultando numa menor retenção de impostos que o devido.
Os dados, que foram facultados ao JN pela Autoridade Tributária e Aduaneira, são relativos ao período de Janeiro a Março deste ano e mostram que 23 mil empresas encontravam-se, nesta altura, numa destas situações de incumprimento fiscal. Entretanto, cerca de um terço já terá procedido à reposição das quantias retidas e não entregues ou à correcção da aplicação das tabelas de IRS.
Os erros agravaram-se este ano em parte devido às novas tabelas sobre a remuneração mensal e à sobretaxa de 3,5% decretadas pelo Governo, sendo que ambas têm de incidir igualmente na parcela do duodécimo dos subsídios, explica o JN.
Estas irregularidades são puníveis por lei com coima que pode ir até quatro vezes o valor do imposto em falta, e os responsáveis pelas empresas em incumprimento arriscam mesmo uma pena de prisão até cinco anos.
Fonte: SOL