• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Notícias 26 traficantes de pessoas no Alentejo a cinco dias de serem libertados

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
16,851
Gostos Recebidos
706
26 traficantes de pessoas no Alentejo a cinco dias de serem libertados

img_900x509$2022_11_23_13_01_19_1212772.jpg


Rede, liderada por romenos e moldavos, explorava e agredia trabalhadores agrícolas.

Começou esta sexta-feira, no tribunal de Beja, o debate instrutório de um processo que julga 31 arguidos, presos na primeira operação realizada pela Polícia Judiciária (PJ), em 2022, de combate ao tráfico de seres humanos.

A juiz de instrução, vinda da comarca de Cuba, tem até terça-feira para proferir o despacho instrutório. Caso contrário, os arguidos em prisão preventiva (26), serão postos em liberdade.

A acusação, feita pela procuradora Felismina Franco, seguiu-se a uma investigação da Unidade Nacional de Contraterrorismo da PJ. A 23 de novembro de 2022 foram feitas dezenas de buscas, que desmantelaram uma rede, liderada por romenos e moldavos, que explorava e agredia trabalhadores agrícolas.

O Ministério Público (MP) acusou-os de centenas de crimes como tráfico de seres humanos, ofensas à integridade física qualificadas, branqueamento de capitais, entre outros. Na fase de inquérito, o MP recolheu os depoimentos de vítimas e agentes da autoridade para memória futura. Vários advogados requereram abertura de instrução, cujo debate começou apenas hoje.

Pressionada pelos prazos de prisão preventiva, a juiz de instrução proibiu a audição de testemunhas de defesa. Pedro Pestana é advogado de um arguido. Ao CM, admitiu "tratar-se de um megaprocesso, mas os advogados só foram notificados do debate instrutório na quarta-feira".

"A juiz de instrução recusou qualquer produção de prova extra", concluiu.

Correio da Manhã
 
Topo