• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

33 países vão simular um tsunami

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,987
Gostos Recebidos
347


O simulacro de tsunami, denominado Caribe Wave 11, será realizado quarta-feira e visa testar a eficácia do sistema de alerta prévio de tsunamis. A iniciativa não pressupõe qualquer movimentação de população.

A medida surge na sequência do sismo e subsequente tsunami que assolaram a costa nordeste do Japão a 11 de Março.

De acordo com o diário El Mundo, o simulacro visa testar o Sistema de Alerta Prévio contra Tsunamis e outras Ameaças Costeiras nas Caraíbas e Regiões Adjacentes, criado em 2005.

Segundo a UNESCO, o simulacro não visa qualquer movimentação de pessoas, sendo apenas destinado a testar os dispositivos de alarme, vigilância e aviso dos mecanismos de gestão de situações de emergência.

A directora geral da UNESCO, Irina Bokova, afirmou que o simulacro visa «comprovar se todos os países das Caraíbas estão prontos para lidar com um tsunami».

A dirigente sublinhou que «a colocação a postos de um sistema coordenado nas Caraíbas é mais pertinente que nunca», face às «trágicas consequências» causadas pelo tsunami que afectou o Japão.

Os países que vão participar no simulacro são: Aruba; Antígua e Barbuda; Bahamas; Barbados; Belize; Brasil; Canadá; Colômbia; Costa Rica; Cuba; Dominica; Estados Unidos; as ilhas francesas de Martinica, Guadalupe, Guiana e San Martín; Granada; Guatemala; Guyana; Haiti; Honduras; Jamaica; México; Nicarágua; Países Baixos (Bonaire, Coração, Saba, San Eustáquio e San Martín); Panamá; Peru; República Dominicana; Reino Unido (Anguila, Bermudas, Ilhas Caimão, Ilhas Turcas e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas e Monserrate); Saint Kitts e Nevis; São Vicente e Granadinas; Santa Lúcia; Sri Lanka; Suriname; Trinidade e Tobago, e a República Boliviana de Venezuela.

Nos últimos 500 anos, as Caraíbas registaram a ocorrência de 75 tsunamis que causaram a morte de mais de 3.500 pessoas.

SOL
 
Topo