Portal Chamar Táxi

Notícias 48 horas depois do anúncio, já há fãs de Céline Dion a serem burlados

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Gostos Recebidos
1,270
naom_67e57297e112d.webp

O anúncio do regresso de Céline Dion aos palcos ainda não conta sequer com 48 horas… mas já há fãs que estão a ser burlados por sites online falsos.

Foi na noite de segunda-feira que a artista canadiana anunciou que voltar a palco, com dez espetáculos em Paris, França, de 12 de setembro a 14 de outubro ainda deste ano. Ao meio dia de terça-feira, segundo o Le Parisien, já havia mais de um milhão de inscritos, por todo o mundo, no sorteio que vai dar acesso à pré-venda dos bilhetes.

Contudo, houve quem se aproveitasse do desconhecimento de alguns dos fãs, para criar sites falsos onde alegavam estar a vender ingressos para os espetáculos. Cassandra, de 32 anos, caiu no engodo.

É fã de Céline Dion desde jovem e partilha o gosto pela música da artista com a sua melhor amiga. Por isso mesmo, decidiu que, para o aniversário da amiga, iria oferecer-lhe um bilhete para um dos concertos - ao qual a iria acompanhar.

Na altura, o possível retorno da cantora aos palcos ainda não passava de um rumor, mas Cassandra já percorria todas as notícias, à procura de uma confirmação e de um site onde pudesse comprar os ingressos. A oportunidade finalmente chegou quando uma outra amiga lhe enviou um link “onde se podia inscrever para uma pré-venda e garantir melhores ingressos”.

“Quando me inscrevi, começou uma contagem decrescente que ia até dia 30 de março, às 16h00”, contou, notando que, na altura, tudo lhe parecia legítimo.

E, de facto, naquele dia, àquela hora, quando acedeu ao site celinediontour.fr estava escrito: “Céline Dion em turné pela La Defénse Arena”, onde, efetivamente, a cantora vai atuar. “A bilheteira estava aberta, portanto, eu comprei imediatamente os dois ingressos que tanto queria”, recordou, confessando que sentiu um “momento repentino de pânico” porque sabia que os bilhetes iam esgotar rapidamente.

“Não pensei”, admitiu. “Olhando para trás é verdade que eu devia ter desconfiado de que se tratava de um site fraudulento”, acrescentou. Mas, na altura, tudo parecia mesmo legítimo. Assim que comprou os bilhetes recebeu um e-mail de confirmação, a dizer que os ingressos estavam reservados. Foi só mais abaixo na nota, ao ler que só iria receber os bilhetes “via código QR, sete dias antes da data do espetáculo” que começou a suspeitar”.

“Foi aí que achei um pouco estranho, porque eu não tinha a localização dos lugares e não conseguia clicar na aba de ‘gerenciar reservas’”, contou.

Mais tarde, já durante a noite, as suspeitas materializaram-se: surgiu um vídeo no feed das suas redes sociais onde um homem alertava para um site falso que alegava estar a vender ingressos para o concerto. Era o mesmo que Cassandra tinha usado.

“Quando voltei ao site apareceu: ‘Erro. O site não existe’”, recordou. Imediatamente, Cassandra contatou o banco para cancelar o seu cartão multibanco e contestar o pagamento. Mesmo assim “nem sei se conseguirei reaver os 180 euros que foram debitados da minha conta”.

Cassandra não foi a única a ser enganada. Aliás, o número de situações foi tanta que a página “The Red Heads” no Facebook, que reúne centenas de milhares de fãs de Céline Dion, fez uma publicação a alertar para a fraude.

O site em causa já não está acessível.

Apesar da burla de que foi alvo, Cassandra continua inscrita no site oficial da cantora para conseguir o acesso à pré-venda dos bilhetes. Ao fim e ao cabo, “continua a ser o meu sonho de vida vê-la em palco”.

Recorde-se de que esta vai ser a primeira vez em seis anos que a cantora vai subir aos palco, após ter anunciado uma pausa na carreira. Céline Dion foi, na altura, diagnosticada com Síndrome de pessoa rígida, uma rara doença neurológica e autoimune que afeta a mobilidade e capacidade vocal.

IN:NM