Portal Chamar Táxi

Informação 6 bebidas que nunca deve tomar de estômago vazio, segundo especialistas

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
49,724
Gostos Recebidos
1,188
naom_693a805e5e5d6.webp


Ao acordar ou mesmo entre refeições é preciso estar atento às bebidas que se ingere. Segundo especialistas em nutrição revelaram ao website Real Simple, há seis tipos de bebidas que não deve tomar de estômago vazio. Ei-las.


1. Café simples​


Quem nunca acordou e a primeira coisa que fez foi beber um café, que atire a primeira pedra. Para algumas pessoas este é um hábito fundamental para melhorar o humor e a concentração.


No entanto, quando se está há algum tempo sem comer, beber café simples (sem leite), pode ser agressivo para o estômago.


"Como o café contém ácidos clorogénicos, é muito ácido e estimula o estômago a produzir ainda mais ácido", revelou a epidemiologista nutricional Jacqueline A. Vernarelli.


"O café pode aumentar a motilidade gástrica (velocidade da digestão), o que pode irritar a mucosa estomacal", alerta.


Para além disso, beber café de estômago vazio pode causar refluxo, azia, ansiedade, nervosismo, tremores e aumentar a frequência cardíaca.


Vernarelli sugere que se adicione um pouco de leite de vaca ou vegetal para diminuir a acidez do café e retardar a absorção da cafeína. "A melhor alternativa é beber água ou comer um pequeno lanche, como uma banana, iogurte ou uma fatia de torrada, antes do café", completa.


2. Chás com cafeína​


E se o café é desaconselhado, de nada valerá se o trocar por um chá que também contém cafeína.


"A cafeína do chá pode aumentar a produção de ácido gástrico", alerta a nutricionista Kristen Carli. Isto pode levar a sintomas de náusea, refluxo e cólicas estomacais.


Tal como o café, uma outra preocupação será a temperatura a que o bebe. Se o beber muito quente poderá provocar a irritação do revestimento do esôfago e do estômago.


A nutricionista aconselha a evitar-se chás muito fortes, daqueles que libertam sabor muito rapidamente. Antes de o beber, coma algo rico em gordura e proteína como um ovo cozido, iogurte, aveia ou pão integral.


3. Bebidas com gás​


Se os refrigerantes são desaconselhados mesmo às refeições, imagine-se de estômago vazio. Bebidas com gás, como é o caso de refrigerantes, ou mesmo água com gás expandem os níveis de gás no estômago.


"Esse gás continua a acumular e a subir, a menos que haja comida no estômago para impedi-lo", realça Carli. "Quando o gás sobe, traz consigo ácido estomacal, o que pode contribuir para o refluxo", alerta.


Assim, o melhor será evitar bebidas gaseificadas logo pela manhã.


4. Sumo de frutas cítricas​


Sumo de laranja, limão e toranja, apesar de ser um fonte de vitamina C, é rico em ácido cítrico e açúcar.


"A acidez do sumo de laranja pode irritar a mucosa estomacal, o que pode ser um problema para quem tem úlceras", realça a nutricionista Amanda Sauceda.


Para além de ser ácido, o sumo contém muito açúcar. "O açúcar presente nas frutas não é inerentemente mau, mas pode causar picos de glicemia, levando a desejos por doces ou quedas bruscas de energia", explica.


Se não comeu nada, beber apenas um sumo de fruta poderá causar cólicas, náuseas e a consequente queda de açúcar no sangue. Assim, o recomendado é beber o seu sumo de laranja acompanhado por outros alimentos ricos em proteína e fibra, como nozes, iogurte ou ovos.


5. Bebidas energéticas​


Para quem luta contra o sono, uma bebida energética logo pela manhã pode até parecer uma boa ideia. Contudo, engane-se.


"Essas bebidas geralmente têm níveis extremamente altos de cafeína e são repletas de açúcar, o que pode causar picos nos níveis de glicose no sangue", informa a epidemiologista nutricional Vernarelli.


Se sentir mesmo necessidade de as beber, então combine-as com um lanche rico em proteínas, como nozes, queijo, iogurte ou ovos.


6. Álcool​


Seja num brunch, seja numa festa à noite, o álcool não é uma boa ideia se tiverem passado muitas horas desde que comeu pela última vez.


"O álcool é absorvido muito rapidamente pela mucosa estomacal", realça Carli. "Sem comida no estômago para retardar esse processo, os níveis de álcool no sangue podem subir rapidamente", explica.


O resultado poderá ser uma intoxicação rápida e uma sensação de estômago a arder. Isto porque o álcool pode irritar a mucosa do estômago, uma vez que aumenta a secreção do ácido gástrico.

IN:NM
 
Topo