- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,880
- Gostos Recebidos
- 1,232
Razões pelas quais está sempre com frio
1. Alguém que é naturalmente friorento
Muito provavelmente já ouviu alguém dizer que "está sempre com frio" e isto corresponde, de facto, à realidade.
Segundo a médica Aarti Agarwal, há pessoas que são, inerentemente, mais friorentas. "Na ausência de motivos médicos, algumas pessoas tendem a sentir mais frio do que outras", realçou.
Isto poderá dever-se ao facto de terem menos massa muscular quando compradas com outros. "Os músculos geram calor e, se se tem menos massa muscular, o corpo tende a conservar calor desviando o fluxo sanguíneo das extremidades", sublinhou. As mulheres e idosos fazem parte do grupo com menos massa muscular e, por isso, tendem a ser mais friorentos.
2. Falta de sono
Há pesquisas científicas que sugerem que a privação de sono poderá levar a que sinta frio com mais frequência.
O ciclo de sono é regulado pelo ritmo circadiano - também conhecido como relógio biológico. É um cronograma interno que ajuda o corpo a perceber quando dormir e quando acordar.
Quando o ritmo circadiano indica que é hora de dormir, o corpo entra em ação. Assim, o cérebro liberta melatonina, hormona que promove o sono, e a temperatura corporal interna diminui. Ora, se estiver acordado num horário em que o seu corpo acha que deveria estar a dormir, provavelmente sentirá mais frio do que o normal.
3. Má circulação
O sistema circulatório é responsável por levar o sangue para todo o corpo. Se tem má circulação, isto significa que o sangue não está a fluir como deveria.
"Os vasos sanguíneos podem se contrair (restringindo o fluxo sanguíneo) ou dilatar (aumentando o fluxo sanguíneo)", explica a médica. "Se o fluxo sanguíneo for restrito a certas partes do corpo — geralmente as mãos e os pés — essas áreas ficarão frias".
Há várias razões que explicam a má circulação, como o tabagismo e a obesidade.
4. Perda de peso rápida
Perder peso muito rapidamente poderá fazer com que sinta mais frio. Primeiro, porque a gordura subcutânea (que fica sob a pele) atua como isolante contra o frio, segundo a médica. Segundo, porque quando se diminui drasticamente a ingestão de calorias o metabolismo fica mais lento.
5. Deficiência de vitamina B12
A vitamina B12 desempenha um papel importante no funcionamento do organismo. Entre os sintomas de falta de vitamina b12 estão:
- Fadiga;
- Fraqueza;
- Constipação;
- Perda de apetite;
- Perda de peso;
- Anemia megaloblástica (que pode causar sensação de frio);
- Sensação de frio, formigamento ou dormência (especialmente nas mãos ou nos pés).
6. Hipotireoidismo
Se tem hipotireoidismo, tal significa que a sua tiroide está hipoativa. A tiroide, indica a médica, é uma pequena glândula que produz hormonas que afetam a forma como o corpo consome energia. Um dos sintomas associados a esta condição é a intolerância ao frio.
7. Anemia
A anemia é uma doença sanguínea que se manifesta quando não há glóbulos vermelhos saudáveis suficientes para transportar oxigénio ao corpo. Além da fadiga, falta de ar, dores de cabeça e outros sintomas, a anemia pode causar mãos e pés frios.
8. Distúrbios dos vasos sanguíneos
Há diversas doenças vasculares que foram associadas à intolerância ao frio. Entre elas está a doença arterial periférica.
A doença arterial periférica (DAP) ocorre quando os vasos sanguíneos tornam-se tão estreitos ou bloqueados que não conseguem transportar sangue do coração para os outros órgãos. Isso pode ser causado pela acumulação de placas de gordura nas artérias (uma condição que tem um nome específico: aterosclerose).
9. Diabetes
A diabetes é uma condição de saúde caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue. Sensação de frio, dormência ou formigueiro, especialmente nos pés ou nas mãos, estão associados a esta doença.
IN:NM
