Nelson14
GF Platina
- Entrou
- Fev 16, 2007
- Mensagens
- 10,084
- Gostos Recebidos
- 10
A causa e cura para o diabetes podem estar no seu intestino
Segundo um novo estudo, ter o tipo errado de bactérias intestinais pode ajudar a causar diabetes tipo 1. Porém, uma forma geneticamente modificada de um micróbio encontrado em alguns produtos lácteos poderia induzir as células do intestino a produzir insulina.
A descoberta, feita por cientistas do Massachusetts General Hospital, em Boston, Estados Unidos, de que “as bactérias erradas” podem produzir diabetes tipo 1 vem de uma análise de 3 anos de 33 crianças finlandesas geneticamente consideradas mais propensas à doença.
Aos 3 anos, quatro dessas crianças tinham desenvolvido diabetes, em função da qual o corpo não consegue regular a glicose no sangue, já que não produz o hormônio insulina. O pesquisador Ramnik Xavier e sua equipe descobriram que elas tinham uma faixa mais estreita de bactérias em seus intestinos do que as outras crianças: normalmente em torno de 25% menos espécies.
As quatro crianças também tinham mais das espécies que são conhecidas por provocar inflamação do intestino, um possível prelúdio para diabetes tipo 1, em que o sistema imunológico do organismo produz erroneamente anticorpos que atacam e destroem as células beta do pâncreas, que normalmente fazem insulina.
Embora apenas quatro das crianças tenham desenvolvido diabetes durante o estudo, 11 tinham começado a produzir esses autoanticorpos. “Isso pode significar que, mesmo que os autoanticorpos estejam começando a ser feitos, é necessário um segundo fator ou sinal para levar os pacientes a desenvolverem a diabetes tipo 1, e a mudança no microbioma pode ser a culpada”, explica Xavier.
Isto significa que manter o microbioma estável pode ser uma forma de prevenir a doença. “Se você sabe o que os micróbios importantes fazem, você pode conseguir pensar em coquetéis de medicamentos contra esses micróbios ou seus metabólitos para manter a doença sob controle”, diz.
Fonte: hypescience