Portal Chamar Táxi

Notícias A ciência descobriu o método que afasta gaivotas: vai ter de gritar!

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
48,953
Gostos Recebidos
1,161
naom_69143e48dbd4d.webp


Ser atacado ou ameaçado por uma gaivota não é um momento desejado por ninguém, mas quem já presenciou uma situação destas sabe o que esperar deste animal.


Ainda assim, o comum mortal não parece saber como reagir no momento do ataque. Esperneia e chama alguns nomes à gaivota em questão, mas será esse aparato suficientemente forte enquanto tenta proteger um pedaço de um croquete do seu lanche?


Especialistas em comportamento animal da Universidade de Exeter, na Cornualha, testaram 61 gaivotas para encontrar o método mais eficaz de combate a este tipo de ameaças.


As principais conclusões deste estudo do Reino Unido sugerem que, afinal, vale a pena gritar. Não precisa de continuar a ofender a gaivota depois desta lhe ter furtado o que sobrava do seu croquete. O que se pretende é antecipar este problema. Durante a aproximação desta ave, não pense duas vezes e comece a gritar.





Algumas pessoas respondem aos olhares das gaivotas com um bater frenético de mãos, outras aplicam outros métodos, mas os que se demonstraram mais eficientes neste estudo para afastar as gaivotas foram os gritos.


Gritar para afastar gaivotas resulta?


Os investigadores descobriram que um grito sem sentido, mesmo que relativamente baixo, pode ser a melhor maneira de se livrar de uma gaivota.


Para comprovar esta teoria, os investigadores usaram diferentes tipos de estratégias sonoras. A primeira consistia numa voz masculina a gritar: "Não, fique longe, essa comida é minha!"


Apesar de se afastarem da comida, por sentirem algum tipo de perigo, apenas 15% das gaivotas expostas à voz masculina voaram definitivamente.


Posteriormente testaram o canto "neutro" de um tordo, que é um tipo de ave. E em contrapartida, 70% das gaivotas expostas ao canto do tordo ficaram paradas.


Neeltje Boogert, do Centro de Ecologia e Conservação do Campus Penryn de Exeter, contou ao The Guardian "que as gaivotas eram mais propensas a voar para longe com os gritos e mais propensas a afastarem-se quando alguém fala".


Desta forma, os especialistas sugerem que grite, se que quiser afugentar de forma eficaz esta espécie.

Estudo diz que gritar é a solução


O estudo referencia ainda que o volume da gravação das vozes em gritos e faladas era o mesmo, o que significa que "as gaivotas pareciam estar a responder às propriedades acústicas da mensagem e não ao volume".


Os especialistas concluem que "parece que as gaivotas prestam atenção à maneira como dizemos as coisas", o que não associam a nenhuma outra espécie selvagem. Fazem a associação destas características apenas a espécies domesticadas "que foram criadas por humanos, como cães, porcos e cavalos".

IN:NM
 
Topo